Atualidades

Rally dos Sertões: Tudo sobre o maior Rally do Brasil – Da cachoeira ao oceano uma aventura sem fim 

Rally dos Sertões: Hilux
Foto: [Divulgação]

Augusto de Souza – 19h32 – 16/03/2023

Existem inúmeras competições de Rally mundo afora, porém nenhuma tão grande e emocionante quanto o rally dos sertões. 

Sendo o maior rally do Brasil, em sua última edição que comemora os trinta anos do circuito, o Rally dos Sertões tomou o posto de maior rally do mundo.

Assim, durante sua última edição, os organizadores decidiram por estender o trajeto da competição tornando-o o maior percurso já realizado dentro da competição, com isso o Rally dos Sertões atravessou quatorze cidades brasileiras em oito estados diferentes. 

Assim a seguir vamos conhecer melhor esse evento esportivo que atravessa o país de um canto a outro levando adrenalina por onde passa. 

O que é o Rally dos Sertões?

moto no Rally dos Sertôes
Foto: [Divulgação]

O Rally dos Sertões é a competição de rally mais famosa do Brasil, sendo realizada uma vez a cada ano durante vários dias ininterruptos. 

Assim, essa se tornou a principal competição da América latina, onde o resultado das primeiras quatro etapas tem participação na etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. 

No ano de 2012, a competição completou vinte anos, e ficou marcada como uma das edições mais duras da história. 

VEJA TAMBÉM:

Durante a edição de 2012, o trajeto de mais de 4800 km teve seu percurso completado em apenas dez dias, onde onze cidades serviram como apoio para que os participantes pudessem descansar.

Porém no ano de 2022 a competição chegou ao seu ápice, sendo realizado o maior percurso da história do Rally dos Sertões, o que fez ele ganhar o posto de maior competição de rally do mundo. 

Para essa competição utilizaram-se diferentes tipos de veículos, como quadriciclos, caminhões, carros, motos e UTVs. 

Então além da emoção de competir, o Rally dos Sertões entrega ações ambientais e sociais nos locais onde as etapas da competição se realizam. 

Assim, uma competição do porte do Rally dos Sertões movimenta uma equipe de mais de duas mil pessoas, o que eleva a atividade econômica de qualquer cidade por onde ela passa.

Veja o vídeo da divulgação do rally de 2014:

Como surgiu o Rally dos Sertões – A história desde o início 

campeã do Rally dos Sertões
Foto: [Divulgação]

O Rally dos Sertões teve início no Rally São Francisco, no ano de 1991, que ocorreu entre a cidade de Ribeirão Preto no estado de São Paulo até Maceió no nordeste do Brasil. 

Portanto, a primeira edição oficial do Rally dos Sertões teve início no ano de 1993, onde ocorreu em Campos do Jordão e se estendeu até as lindas praias do Rio Grande do Norte.

Em sua primeira edição reuniu-se um total de trinta e quatro motos, única categoria até então, que percorreram cerca de três mil e quinhentos quilômetros durante o percurso. 

Assim, durante a segunda edição no ano de 1994 o circuito teve percorridos uma distância de quatro mil e quinhentos quilômetros de distância, tendo como linha de chegada a cidade de Natal. 

Mas essa edição teve um aumento no número de participantes que elevou-se para 44.

Com um resultado positivo das duas primeiras edições, a realização da terceira competição era inevitável. 

Assim, no ano de 1995 veio o status de grande evento, com a presença de grandes nomes do motociclismo internacional como Edi Orioli, Fernando Gil e Jordi Arcarons. Também foi durante a terceira edição que carros com tração 4×4 fizeram sua estreia na competição.

No ano seguinte, em 1996 o Rally dos Sertões passou a ter sua organização realizada por Márcia Ermírio de Moraes e sua empresa Dunas Race, com a intenção de transformar o Rally dos Sertões no maior rally do mundo, onde a competição ocorre em um único país.

Assim, em 2008 a competição passou a fazer parte de uma das etapas do Mundial Cross Country, organizado pela Federação Internacional de Automobilístico que engloba carros e caminhões.

Edições comemorativas 

Edições comemorativas do rally: palco 30 anos
Foto: [Divulgação]

O Rally dos Sertões 2017 comemorou vinte e cinco anos de competição. Essa edição do Rally dos Sertões levou os pilotos a percorrerem um trajeto que se estende de Goiânia GO até Bonito MS. 

O percurso foi de mais de dois mil e setecentos quilômetros, onde um mil e oitocentos quilômetros são cronometrados.

No ano de 2022 o Rally dos Sertões fez sua edição de comemoração de trinta anos de competição, um marco histórico para o esporte brasileiro. 

Assim desta forma, a equipe organizadora da competição realizou o maior percurso já feito até hoje, o que tornou o Rally dos Sertões a maior competição de rally do mundo atualmente. 

Quantos km é o Rally dos Sertões? 

mapa Rally dos Sertões
Foto: [Divulgação]

O Rally dos Sertões é a maior competição do Brasil e da América Latina. Assim, na edição de 2022, foram percorridos mais de sete mil e duzentos quilômetros, em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil. 

No entanto, dos sete mil e duzentos quilômetros, aproximadamente quatro mil e oitocentos quilômetros tiveram sua edição realizada de forma especial para a edição que ocorreu em 2022, tornando-se assim o maior rally do mundo.

Então, a equipe organizadora do evento preparou um percurso no qual os pilotos têm suas forças físicas e psicológicas elevadas ao extremo, devido aos grandes desafios enfrentados no percurso. 

Mas o trecho em que o grau de dificuldade mais se eleva, fica entre o Paraná e São Paulo, por isso o piloto deve fazer uma análise da embreagem para que não apresente problemas.

Durante o trajeto da competição, os pilotos terão de atingir velocidades altíssimas enquanto percorrem as estradas agrícolas atravessando oito estados brasileiros. 

Além disso, os navegadores terão maior dificuldade em encontrar trajetos mais adequados, para que não seja necessário trocar pneus de forma precoce devido ao tamanho ou características do percurso.

Qual o trajeto do Rally dos Sertões?

mapa percurso rally
Foto: [Divulgação]

A edição do Rally dos Sertões 2022 comemora trinta anos de realização do evento. Assim a trigésima edição do evento teve início no dia 27 de agosto e terminou em 10 de setembro, totalizando 14 dias de competição. 

A competição se iniciou no estado do Paraná se estendendo por mais sete estados.

Assim no Rally dos sertões 2022 trajeto percorrido pelos mais de trezentos competidores atravessa oito estados brasileiros. 

A competição se inicia no Paraná em Foz do Iguaçu, seguindo pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Maranhão, finalizando no estado do Pará. 

A competição do Rally dos Sertões de 2022 teve um total de quatorze provas, o que levou os pilotos a enfrentarem todo tipo de estrada. Os competidores passaram por estradas de terra batida, encascalhadas até estradas de areia.

Além da adição de oito estados que são inéditas na competição, este ano o Rally dos Sertões de 2022 teve dois trechos nos quais os participantes não tinham apoio de mecânicos. 

O primeiro trecho possui uma extensão de 666 km, enquanto o segundo trecho possui 832 km de extensão. 

Por conta disso, para ter um bom desempenho durante a competição é muito importante que os pilotos entendam de mecânica para quando o carro começar a engasgar, em caso de defeito, ele saiba como proceder e evitar ficar parado na estrada. 

Desta forma, antes mesmo de pegar a estrada é importante o revisar antes da viagem.

A edição de 2022 promoveu uma diversidade de quatro regiões geográficas brasileiras riquíssimas: Cataratas do Iguaçu PR, Ilha do Bananal TO, Deserto do Jalapão TO e Cânions do Viana PI. 

Assim a edição de 2022 tornou-se a maior e mais completa edição do Rally dos Sertões até agora. 

Como foi a edição de 2022 do Rally?

edição de 2022 do Rally
Foto: [Divulgação]

A edição do Rally dos Sertões de 2022 foi a edição comemorativa de 30 anos da competição. Por conta disso a equipe organizadora preparou o maior Rally da história da competição, tanto em percurso quanto em dificuldade.

O Rally do ano de 2022 teve mais de sete mil e duzentos quilômetros de distância percorrido durante quatorze dias, levando os pilotos ao extremo. 

Essa edição da competição cruzou oito estados brasileiros passando pelos mais variados tipos de estrada. 

Assim o nível da competição teve o patamar elevado para níveis nunca antes vistos dentro da competição, se tornando o maior Rally do mundo atualmente.

Quem ganhou o Rally do Sertão 2022?

campeão Rally
Foto: [Divulgação]

O Rally dos Sertões de 2022 foi a edição mais difícil da história da competição. O desgaste físico e psicológico suportado pelos pilotos, ainda tendo de manter a alta velocidade no decorrer da competição não é uma tarefa fácil. Por isso os vencedores desta edição 2022 merecem os parabéns.

Na categoria de carros, a dupla vencedora é formada por Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio, que das 14 etapas, venceram 10. O carro que a dupla utilizou na competição foi um Toyota Hilux DKR T1+/MEM, produzido na Bélgica. 

Durante a décima primeira etapa da competição a picape apresentou problema em sua direção hidráulica, forçando o piloto a conduzir sem a direção hidráulica por duzentos km.  

A dupla que conseguiu o segundo lugar é formada por Marcos Baumgart e Kleber Cincea. A dupla se despediu da competição vencendo a última etapa do Rally dos Sertões pilotando um Toyota Hilux V8 IMA/X Rally.

Na categoria de UTVs a dupla vencedora foi Rodrigo Varela e Matheus Mazzei que apresentaram resultados consistentes, estando presentes em todas as etapas nas primeiras posições.

Na segunda posição está a dupla formada Rodrigo Luppi e Maykel Justo, que conseguiu vencer em cinco dias quatorze etapas realizadas no Rally dos Sertões.

Já na categoria das motos o vencedor foi Bissinho Zavatti, que a bordo de uma Honda CRF 450RX fez uma participação no Rally invejável, onde sua moto não apresentou nenhum problema durante todas as 14 etapas. 

O segundo colocado da categoria foi o argentino Martin Duplessis que também estava a bordo de uma Honda CRF 450RX. 

Quais modelos de carros participam do rally? 

Hilux de rally
Foto: [Divulgação]

Uma competição tão grande como o Rally dos Sertões atrai competidores dos mais variados locais, assim uma grande variedade de carros chegam a competição para participarem. Os modelos principais que mais se destacaram durante a competição foram:

  • Toyota Hilux DKR T1+/MEM;
  • Toyota Hilux V8 IMA/X;
  • Toyota Hilux Overdrive T1+;
  • Buggys Century CR6.

Assim esses modelos de carros, foram os que mais resistentes no percurso, enfrentando todo tipo de dificuldade, onde muitas vezes é necessário trocar a correia por exemplo, em plena competição para não ficar para trás.

Quais modelos de motos participam do Rally?

moto de rally
Foto: [Divulgação]

Por ser uma competição gigante, o Rally dos Sertões apresenta com boa variedade de veículos competindo, seja em modelos ou em tipos. Assim as principais motos utilizadas na competição são:

  • Honda CRF 450RX;
  • Yamaha WR 450F;
  • KTM 450EXC.

As características das moto de trilhas do rally mais marcantes são a sua suspensão mais elevada adaptada para estradas mais acidentadas e um motor de maior potência.  Assim, essas foram as motos que mais se destacaram durante a competição.

Curiosidades sobre o Rally dos Sertões 

campeões Rally do Sertão 2022
Foto: [Divulgação]

O Rally é uma competição que em 2022 completou três décadas de existência. Assim, com tantos anos de competição, sempre surgem algumas curiosidades através dos anos.

A competição possui uma tradição por assim dizer que sempre termina em uma cidade que encontra o mar. De todas as edições realizadas até hoje, somente seis delas não terminaram de chegar ao oceano.

O Rally dos Sertões é o maior da América?

Rally dos Sertões
Foto: [Divulgação]

Com o passar dos anos, a competição foi crescendo até se tornar o maior rally do Brasil e consequentemente da América Latina. 

No entanto com a competição realizada em 2022 celebrando os trinta anos do Rally, ele se tornou o maior rally do mundo, sendo percorrido mais de sete mil e duzentos quilômetros de distância. 

Por isso os carros precisam estar com a parte mecânica em dias, mandando limpar os bicos de maneira que possam aguentar percorrer todo o trajeto, para evitarem possíveis problemas no motor.

Já morreu algum piloto desde sua inauguração?

piloto falecido no rally
Foto: [Divulgação]

Mesmo sendo uma competição tão grandiosa como o Rally dos Sertões, infelizmente, fatalidades acontecem. Durante as inúmeras competições já realizadas algumas vidas se perderam tentando realizar seus sonhos de serem campeões do Rally.

Um dos casos mais marcantes foi a morte do piloto Tunico Maciel. Ele morreu aos 26 anos após sofrer um grave acidente durante a realização de uma das etapas do percurso do rally dos sertões. 

Tunico ainda foi encaminhado para o hospital, porém não resistiu devido a gravidade dos seus ferimentos.

De acordo com as informações divulgadas, Tunico teria sofrido uma queda a cerca de 62 km/h após o início da etapa. O acidente ocorreu entre a cidade de Bacabal e a cidade de Barreirinhas no estado do Maranhão.

Como os pilotos se classificam para a modalidade?

carro de rally
Foto: [Divulgação]

Antes de iniciar a competição os pilotos precisam se classificar para cada modalidade, assim antes do início da competição para decidir a ordem da largada. 

Assim os oito pilotos que fizerem os melhores tempos de cada categoria designa-se para o super prime, onde farão parte das primeiras posições. 

A competição é aberta para pilotos que possuem a carteira da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) ou a Confederação Brasileira de Automobilística (CBA). 

Assim, caso você possua uma dessas carteirinhas e tenha interesse em competir, basta realizar seu cadastro no site e escolher a categoria que deseja participar. 

Para a competição do ano de 2022 a expectativa era atingir cerca de 300 pilotos, marca alcançada com sucesso na edição. 

Opções de categorias

motos de competição
Foto: [Divulgação]

Uma competição tão grande como o Rally dos Sertões possui várias modalidades como carro, moto e UTVs. Assim a competição dispõe de diversas categorias, as quais vamos conhecer agora.

Carros – T1-FIA, Protótipo-T1, Pró Brasil, Super Production e Production-T2;

Motos – Super Production, Production Aberta, Marathon, Over 45, 230, Self;

UTV – Pró Elite, Pro, Super Production, Over 45, Over Pro;

Essas são as categorias disponíveis para a décima terceira edição do Rally dos Sertões.

Roteiro dos Sertões

Roteiro 2022
Foto: [Divulgação]

Competições como essa costumam ter roteiros bem longos e difíceis, o que aumenta a emoção e os desafios enfrentados pelos pilotos que se disponibilizam a enfrentar o Rally dos Sertões. 

A seguir vamos conferir como foi o roteiro da competição de 2022:

Primeira parte da competição 

1ª etapa – a primeira etapa da competição foi realizada no dia 27-08-2022 saindo de Foz do Iguaçu, PR até Umuarama, PR.

2ª etapa – o segundo dia de competição foi realizado no dia 28-08-2022 saindo de Umuarama, PR até Presidente Prudente, SP.

3ª etapa – o terceiro dia de competição foi realizado no dia 29-08-2022 saindo de Presidente Prudente, SP até Campo Grande, MS.

4ª etapa – o quarto dia de competição foi realizado no dia 30-08-2022 saindo de Campo Grande, MS até Costa Rica, MS.

5ª etapa – o quinto dia de competição foi realizado no dia 31-08-2022 saindo de Costa Rica, MS até Barra do Garças, MT.

6ª etapa – o sexto dia de competição foi realizado no dia 01-09-2022 saindo de Barra do Garças, MT até S. Félix do Araguaia, MT.

7ª etapa – o sétimo dia de competição foi realizado no dia 02-09-2022 saindo de S. Félix do Araguaia, MT até Palmas, TO.

Segunda parte da competição 

8ª etapa – o oitavo dia de competição foi realizado no dia 03-09-2022 saindo de Palmas, TO até Mateiros, TO.

9ª etapa – o nono dia de competição foi realizado no dia 04-09-2022 saindo de Mateiros, TO até Bom Jesus, PI.

10ª etapa – o décimo dia de competição foi realizado no dia 05-09-2022 saindo de Bom Jesus, PI até Bom Jesus, PI.

11ª etapa – o décimo primeiro dia de competição foi realizado no dia 06-09-2022 saindo de Bom Jesus, PI até Balsas, MA.

12ª etapa – o décimo segundo dia de competição foi realizado no dia 07-09-2022 saindo de Balsas, MA até Imperatriz, MA.

13ª etapa – o décimo terceiro dia de competição foi realizado no dia 08-09-2022 saindo de Imperatriz, MA até Paragominas, PA.

14ª etapa – o décimo quarto e último dia de competição foi realizado no dia 10-09-2022 saindo de Paragominas, PA até Salinópolis, PA.

Assim, esse é o roteiro apresentado pela equipe de organização do evento, que conseguiu cumprir sem contratempos todo o trajeto, fazendo dessa competição um sucesso. 

O Rally dos Sertões 2022 cidades, receberam um grande movimento de mais de três mil pessoas incluindo a equipe responsável pelo evento, o que movimentou a economia como um todo. 

Qual foi o maior percurso do Rally dos Sertões? 30 anos de Rally

Hilux
Foto: [Divulgação]

Durante os seus trinta anos de competição no Brasil o Rally dos Sertões já realizou os mais variados percursos, com várias distâncias diferentes. Mas você sabe qual foi o maior percurso que o rally dos sertões já organizou? 

Assim, entre as dezenas de competições do rally dos sertões que já aconteceram nesses trinta anos de rally o maior percurso já realizado pela competição foi a do ano de 2022 sendo mais de sete mil e duzentos quilômetros de distância. 

Desta forma, com a edição de 2022 o Rally dos Sertões se tornou o maior do mundo. Assim o piloto geralmente deve estar sempre atento às luzes do painel e outros indicativos que podem indicar algum problema no carro que impeça-o de terminar a prova.

Onde assistir a transmissão do Rally dos Sertões

carro de corrida
Foto: [Divulgação]

Apesar de ser uma competição bastante conhecida no brasil, muitas pessoas ainda não sabem onde assistir o Rally dos Sertões. 

A competição não está disponível na transmissão de canais abertos de TV, assim para acompanhar a transmissão é preciso recorrer a outros meios.

Com a internet a todo vapor, acompanhar a cobertura do evento tornou-se muito mais fácil devido às redes sociais. Desta forma, a maneira mais fácil de você conseguir assistir a transmissão é pela internet nos canais oficiais do evento. 

Conclusão

moto de trilha
Foto: [Divulgação]

A competição de Rally mais famosa do Brasil e da América Latina completa trinta anos  de existência em grande estilo. 

O Rally dos Sertões tem uma longa trajetória, proporcionando desafio e emoção aos pilotos que decidem enfrentar a estrada em busca do troféu de campeão do rally.

Assim, a cada ano que passa o trajeto tem ficado maior e mais desafiador, nesse ano de 2022 o percurso chegou a mais de sete mil quilômetros. 

Isso faz com que os pilotos e seus navegadores tenham seus limites forçados ao extremo, chegando ao final apenas aqueles que melhor se prepararam para a competição. 

A cada edição do Rally precisa-se ter mais cuidado com o carro ou a moto para que ele possa chegar até o fim sem maiores problemas.

Esta sim é uma competição de respeito, não é verdade? Provavelmente a próxima edição do Rally dos Sertões também não vai deixar a desejar.

Leia mais: O que é Militec, como usar e realmente funciona? Veja o que os especialistas disseram 

Sendo assim, se você quer ficar por dentro de todas as novidades que acontecem no Rally dos Sertões e acompanhar de perto as novidades do automobilismo, continue acompanhando o Velozes e Curiosos para sempre sair na frente.

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Atualidades