Atualidades

Passo a passo de como ser um motorista Uber no Brasil atualizado (2022)

como ser um motorista Uber
Foto / Divulgação - Uber

Como ser um motorista Uber e por que você deve trabalhar com a Uber?

Se você quer ser motorista de aplicativo e ter isso como profissão, provavelmente também está pensando em como começar a trabalhar como motorista Uber.

motorista Uber com celular
Foto / Divulgação – Uber

A razão é que a Uber é de longe a maior operadora de carros de aplicativos no Brasil atualmente – e tem milhões de passageiros em todo o país. Ser um motorista Uber permite que você obtenha imediatamente um fluxo constante de serviços e demandas em seu aplicativo.

Além disso, mudanças recentes na plataforma, significam que os motoristas da Uber agora se qualificam para benefícios extras. Estes incluem benefícios e descontos em postos de combustíveis, promoções da plataforma, etc…

Veja também:

O Uber tem vários rivais e você pode compará-los e ver qual é o melhor para trabalhar e oferecer seus serviços, ou melhor ainda, pode trabalhar em todos eles.

Mesmo assim, o Uber é o único aplicativo de carona paga que oferece suporte prático aos novos motoristas para ajudá-los a obter uma licença para ingressar na plataforma – e é tão popular que você só deve experimentar esses novos rivais se continuar a trabalhar como motorista Uber, para não perder dinheiro.

Quer saber como começar a trabalhar como motorista o mais rápido possível? Veja como começar…

1. Verifique se você é elegível

Carro Uber
Foto / Divulgação – Uber

Primeiro, você precisa saber se pode atender aos requisitos básicos do motorista Uber:

  • Carteira de habilitação do Nacional (é necessário que venha com a descrição EAR, que exerce atividade remunerada como motorista);
  • Pelo menos 2 anos de habilitação;
  • Sem histórico de infrações graves de direção;
  • Veículo e seguro adequados (você pode iniciar o registro Uber sem isso);
  • Não pode constar antecedentes criminais;
  • Conta bancária em seu nome (isso também pode ser para uma empresa que você possui).

2. Inscreva-se no Uber

como ser um motorista Uber: Aplicativo
Foto / Divulgação – Uber

O primeiro passo é registrar seu interesse em se tornar um motorista Uber no site da plataforma.

Para fazer isso, você só precisa de um endereço de e-mail e um smartphone. Você não pode começar a dirigir Uber até obter toda a documentação correta, mas este formulário fará com que as coisas se movam. A Uber poderá pedir uma selfie e todos os documentos necessários.

Você pode fazer upload de documentos pessoais simples (por exemplo, extratos bancários) neste momento ou esperar até mais tarde.

3. Baixe o aplicativo 

Baixar o aplicativo da Uber tornará as coisas mais fáceis, pois você será notificado quando alguma atualização acontecer.

Veja abaixo mais recomendações que a Uber solicita:

  • Verificação de antecedentes criminais no site do Governo;
  • Recomenda-se pagar seu MEI ou previdência privada, para se resguardar em caso de acidentes e aposentadoria.

Fique tranquilo, a Uber não é tão exigente quanto parece.

4. Entre a bordo do Uber

Depois de ter sua licença liberada pelo aplicativo, você precisa carregar seus documentos pessoais no aplicativo Uber. É possível que antes que você possa fazer isso, o Uber solicitará que você conclua uma confirmação online.

Aqui está uma lista de verificação dos documentos pessoais que você precisa:

  • CNH;
  • EAR descrita na habilitação;
  • Código de verificação por SMS;
  • Foto do perfil com fundo branco;
  • Conta bancária válida.

Geralmente, leva cerca de uma semana para que seus dados pessoais apareçam no aplicativo Uber como um novo motorista. Vale a pena esperar que isso aconteça antes de começar.

5. Encontre um carro que seja aprovado pela Uber

carro aplicativo
Foto / Divulgação – Uber

Você provavelmente está se perguntando que tipo de carro você precisa para se tornar um motorista Uber? Aqui você consegue ver quais carros são aceitos pela plataforma.

Existem regras rígidas sobre quais veículos podem usar o aplicativo do motorista Uber. Alguns desses requisitos de veículo são decididos pela Uber (por exemplo, sem marcas comerciais ou danos estéticos), mas a maioria das regras é definida pela autoridade de licenciamento da cidade em que você trabalha.

A Uber informa que pick-ups, e carros com mais de 10 anos de uso não podem ser aceitos para trabalhar, por questões de segurança, os veículos também devem ter ar condicionado, 4 portas e estar em bom estado.

Você precisa de um carro de aplicativo que atenda às regras e no qual possa confiar para fazer o trabalho corretamente. Este veículo também deve ser acessível o suficiente para você ganhar um bom dinheiro – e um que você goste de dirigir. Afinal, é aqui que você trabalhará todos os dias.

6. Carregue os documentos do seu carro

A etapa final para abrir sua conta de motorista é compartilhar os documentos do veículo com a Uber. Se você adquiriu seu próprio carro de aplicativo, pode realizar esta etapa diretamente com a Uber ao mesmo tempo em que fornece os documentos pessoais.

Observe que, devido às restrições do COVID-19, algumas etapas podem estar sujeitas a alterações.

7. Como ser um motorista Uber: ative a conta e comece a dirigir

Dentro de algumas horas após a aprovação dos documentos finais, seu status mudará de ‘inscrito’ para ‘ativo’ e você se tornará oficialmente um motorista Uber. 

Este é o ponto em que você pode começar a ganhar dinheiro extra com o Uber como motorista de aplicativo.

A equipe da Uber explicará como tirar o máximo proveito de seu aplicativo de motorista. Depois de baixar isso em um smartphone, basta deslizar ‘sim’ para aceitar viagens, dirigir até cada local de retirada e levar os passageiros do Uber para o local de entrega escolhido. É tão muito fácil.

Como ser um motorista Uber: quanto ganha um motorista Uber?

aplicativo e ganhos
Foto / Divulgação – Aplicativo Uber

Saber quanto ganha um motorista Uber, vai depender de quanto, como e onde você trabalha, pois cada cidade tem sua demanda e custos. Por exemplo, o custo de combustível no Rio de Janeiro é bem maior do que em São Paulo, dentre outras coisas.

A quantidade de horas trabalhadas também impactam nos seus ganhos, quem trabalha mais ganha mais.

Na cidade de Belo Horizonte para um motorista que dirige em média 8 horas por dia, menos os custos, é possível dizer que um motorista de aplicativo pode ganhar até R $4,000.00.

Não é tão ruim se comparado a outros empregos de mercado, né?

Há quem diga que em outras cidades como São Paulo e Rio um motorista pode ganhar até R $6.000,00.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e agora que você já sabe como ser um motorista Uber, comece a dirigir e ganhar dinheiro.

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.