Dicas

10 dicas de segurança para motoristas

dicas de segurança para motoristas
Foto: [Reprodução]

Jordana – 12h31 – 25/02/2023

1. Esteja alerta

Se considerarmos as leis como diretrizes em vez de ordens estritas, saberemos onde elas se aplicam. Sempre dê a si mesmo a flexibilidade de escolher a resposta mais apropriada para qualquer desafio que surja.

2. Esteja no comando da situação

Lembre-se que a sua segurança na estrada não depende apenas do seu veículo, mas também, e talvez acima de tudo, de você. Sempre leve em consideração tudo o que está acontecendo em seu ambiente, o tipo de carro que você dirige e as habilidades que podem ser úteis na estrada.

VEJA TAMBÉM:

Certifique-se de praticar seu foco e atenção quando estiver ao volante, e as habilidades virão naturalmente em seu auxílio nos momentos certos. Direção defensiva sempre!

3. Supere seu medo

Quando nos deparamos com uma situação difícil na estrada, instintivamente deixamos o medo tomar conta. No entanto, se você trabalhar sua confiança na estrada, a lógica e os bons hábitos assumirão automaticamente o controle, mesmo diante de um desafio.

4. Segurança é uma habilidade

Existem 3 tipos de condutores: os que provocaram um acidente, os que se envolveram em acidentes provocados por outras pessoas da estrada e os que não sofreram acidentes.

Um “bom” motorista não é aquele que nunca sofreu um acidente, mas aquele que lembra que a segurança é o mais importante na estrada, independente da situação.

5. Não se distraia

Considere tudo ao seu redor. Não se concentre apenas em ouvir o rádio e procurar por mais radares de velocidade. Esteja ciente dos perigos potenciais e esteja preparado para eles.

Muitas vezes pensamos que uma olhadinha no Celular novo pode não dar nenhuma diferença, mas só em desviar o olho da direção, já pode causar um acidente.

De preferência deixe o celular no silencioso para não chamar a sua atenção enquanto dirige, ou estacione o carro para responder aquela mensagem de texto.

6. Espere o inesperado

O melhor conhecimento da estrada e a compreensão dos eventos que nela ocorrem permitem-lhe perceber os primeiros sinais de situações que podem conduzir a um acidente. Lembre-se de que nem todo acidente é inevitável.

7. Dirija devagar

O lugar certo para ir rápido é a pista de corrida. Viajar em um ritmo relaxado e razoável lhe dará bastante tempo e espaço para reagir se algo acontecer na estrada.

8. Controle o volante

A maioria dos motoristas não presta atenção suficiente ao que está acontecendo com o volante enquanto dirige. Se você começar a perder o controle do veículo, o volante será o primeiro ponto onde você notará e também o primeiro lugar onde poderá reagir e remediar a situação.

9. Dirija seu carro sem problemas

Manuseie o volante e os freios com cuidado. Vire com firmeza, mas gradualmente, evitando movimentos bruscos. Um nível mais alto de consciência significa que você pode frear mais cedo e com mais suavidade.

10. Conheça suas capacidades e limitações

Se você não concluir um curso avançado de direção, o escopo de seus conhecimentos e habilidades sempre será limitado até certo ponto.

Leia mais: O maior som automotivo do planeta

Por isso é importante estar atento ao que você sabe como motorista e não se gabar tentando ultrapassar os limites seguros do seu conhecimento.

Dica bônus

Além de todas essas dicas de segurança para motoristas, é importante lembrar de manter o seu veículo em boas condições. Faça revisões periódicas, avalie o estado dos pneus e fique atento a qualquer sinal ou luz diferente no painel.

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Dicas