Curiosidades

Descobrimos o que aconteceu com o Ford Explorer de Jurassic Park

Ford Explorer de Jurassic Park
Foto: [Reprodução Internet]

Augusto de Souza – 17h35 – 26/02/2023

Do icônico filme de Steven Spielberg, Jurassic Park (1993) e da cena inesquecível do T-Rex, vem um carro de filme desconhecido, o Ford Explorer de Jurassic Park.

Steven Spielberg 

Nas décadas de 1970 a 1990, Steven Spielberg estava em seu auge com blockbuster. De  Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977) a  Indiana Jones: Caçadores da Arca Perdida  (1981), sem mencionar o clássico  ET O Extraterrestre (1982).  

Steven Spielberg 
Foto: [Reprodução Internet]

Dentro de cada filme, Spielberg nos trata com seu estilo e coração habituais dentro da história e de seus personagens; fazendo-nos reviver nossas infâncias por meio de qualquer aventura que ele nos leve. 

VEJA TAMBÉM:

No entanto, nem é preciso dizer, seus filmes mais intensos e comoventes, como A  Lista de Schindler  (1993) ou O Resgate do Soldado Ryan (1998). Não são fáceis de assistir como a maioria de seus outros filmes.

Durante seu reinado como o maior e melhor nome de Hollywood, Spielberg continuou lançando sucessos. Filme após filme saindo com sucesso instantâneo, não foi diferente com  Jurassic Park em 1993.

Ford Explorer de Jurassic Park

Ford Explorer de Jurassic Park
Foto: [Reprodução Internet]

Descobrir onde está o Ford Explorer de Jurassic Park é bastante difícil, pois durante a produção eles usaram vários modelos. 

O que torna difícil encontrar  o Explorer usado nas cenas icônicas. No entanto, acreditamos ter encontrado alguns dos modelos da produção original. 

Que tal relembrar um pouco desta cena? Confira:

Seria muito mais fácil se os estúdios de cinema apenas mantivessem um itinerário publicamente disponível, onde acabaria nossos problemas e poderíamos colocar nossas mãos neles facilmente.

Mas isso pode ser pedir demais quando eles fornecem filmes brilhantes como Jurassic Park em nossos cinemas locais. Algo que todos deveriam estar fazendo, apoie seus teatros locais!

Jurassic Park 

Ford Explorer de Jurassic Park: filme Jurassic Park
Foto: [Reprodução Internet]

Jurassic Park é uma exibição essencial para qualquer um que esteja vagamente interessado em filmes, é uma história sobre um parque temático que encontrou uma maneira de trazer de volta os dinossauros à vida a partir de um mosquito cristalizado. 

No parque, os turistas circulavam em vários veículos off-road, um Ford Explorer ou um Jeep Wrangler junto com um sistema rodoviário parecido com trilhos de trem.

O Ford Explorer fez sua aparição na cena principal em que o T-Rex se liberta de seu compartimento e começa a atacar o carro e as pessoas dentro dele. 

Isso pode ser um spoiler, mas você já deveria ter visto este filme. Na série de livros original, os carros eram um conjunto de Toyota Land Cruiser elétrico, mas Spielberg tinha um acordo com a Ford Motor Company para fornecer carros para o filme. 

Os próprios Explorer pareciam não ter motorista, mas a Industrial Light and Magic (ILM), os modificou para que pudessem ser conduzidos pelo porta-malas – um pouco da magia de Hollywood ali!

A ILM retirou um grande pedaço do teto e colocou um teto solar completo, que forneceu a cena icônica do T-Rex olhando para dentro do carro enquanto os dois personagens começavam a gritar de medo. 

É uma pena que este tipo de teto solar não seja uma opção comum em todos os modelos de carros, pois proporciona tantas maravilhas quando você está viajando com sua família por qualquer estrada em que se encontre.

Onde está o Ford Explorer de Jurassic Park?

Explorer de Jurassic Park?
Foto: [Reprodução Internet]

Devido à popularidade do filme e à relativa facilidade de obter um Ford Explorer 1993, existem muitas réplicas por aí. De réplicas muito detalhadas ao seu fã comum, mas dedicado, fazendo uma pintura simples a modelos inimagináveis.

Como o Explorer estava em um sistema de trilhos, sua velocidade máxima era limitada a míseros 20 km/h. O que não é exatamente útil quando você precisa fugir de um T-Rex faminto perseguindo você. 

A produção do filme teve várias unidades do Explorer; 02, 04, 05, 06, 07. Cada um é usado ou, infelizmente, destruído em suas respectivas cenas. O Ford Explorer de Jurassic Park também aparece nos jogos Jurassic Park.

No entanto, o Ford Explorer original usado na produção do filme foi mantido em propriedade privada pelos estúdios de cinema e só apareceu nas vitrines do museu. 

Foto: [Reprodução Internet]

Mais recentemente, um Ford Explorer de Jurassic Park original foi exibido no Petersen Automotive Museum: Hollywood Dream Machines: Vehicles of Science Fiction and Fantasy. 

Leia mais: Por que o ar condicionado do carro não está esfriando? 6 principais causas

Esta exposição do museu é uma mina de ouro para quem gosta de veículos relacionados ao cinema; eles recentemente tiveram o Batmóvel original da década de 1960.

Quanto onde algumas das unidades estão hoje. Bem, aqui está o que podemos descobrir pesquisando em manifestos e relatórios. 

Ford Explorer Unit 5 está nas boas mãos da Universal Studios: Orlando; Ilha das Aventuras. 

O Ford Explorer Unit 4, que foi destruído durante uma das cenas, está em exibição no Universal Studios na Califórnia.

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Curiosidades