Técnica

Por que o ar condicionado do carro não está esfriando? 6 principais causas

Por que o ar condicionado do carro não está esfriando
Foto: [Reprodução]

Augusto de Souza – 18h11 – 18/02/2023

Alguns ar-condicionados simplesmente param de resfriar. Existem muitas razões para essa situação. 

Pode ser pelo fato do dono do carro ter usado de forma inadequada, causando falhas no sistema. Mas se funcionar mais fraco do que o normal, pode ser que o ar condicionado esteja realmente com defeito.

Recentemente, muitas cidades em todo o país têm experimentado um clima quente. A temperatura mais alta aqui geralmente fica perto de 33 graus. 

VEJA TAMBÉM:

Eu gostaria de poder ficar em uma sala com ar-condicionado o dia todo. Normalmente, o ar-condicionado é ligado quando saio de carro para ir pra casa ou dirigir pela cidade, seja lá qual for o motivo.

Ar condicionado do carro não está esfriando: Falta de uso do ar condicionado

pessoa usando ar condicionado do carro
Foto: [Reprodução]

No entanto, ao procurar saber porque o ar condicionado do carro não está esfriando, alguns amigos me relataram que ao ligarem o ar-condicionado do carro depois de muito tempo sem usá-lo descobriram que o efeito de resfriamento era muito fraco. 

Alguns ar-condicionados simplesmente param de resfriar. Mas afinal, o que está acontecendo?

A razão por que o ar condicionado do carro não está esfriando

Existem muitas razões para esta situação. Pode ser que o ar condicionado não funcione normalmente devido ao uso indevido do proprietário do carro, sempre é bom revisar o carro, ou pode ser que o ar condicionado tenha realmente quebrado. 

Vamos dar uma olhada em várias situações e verificá-las uma por uma. Eu acredito que você sempre gostaria de encontrar a razão pela qual o ar condicionado do seu carro tem um efeito de resfriamento ruim ou nenhum resfriamento!

Ligar o ar condicionado diretamente 

Carros de muitas pessoas ficam estacionados ao ar livre e expostos a altas temperaturas.

Neste momento, se o ar condicionado for ligado imediatamente após entrar no carro, é normal que o efeito de resfriamento seja fraco. 

A maneira correta é abrir as portas e janelas para ajudar o veículo a dissipar o calor antes de entrar no carro, em seguida, ligar a circulação interna do ar condicionado depois de entrar no carro e depois ligar a circulação externa quando a temperatura dentro do carro cair significativamente.

6 principais causas do ar condicionado do carro não resfriar

ar condicionado do carro não está esfriando
Foto: [Reprodução]

1 – Filtro de ar condicionado sujo 

Se o ar condicionado de casa não estiver regularmente limpo, o efeito de resfriamento será muito reduzido, pois sujidades na tela do filtro dificultam a circulação do ar. 

Filtro de ar condicionado sujo 
Foto: [Reprodução]

O uso a longo prazo não só terá um efeito de resfriamento ruim, mas também afetará nossa saúde. O mesmo vale para o ar condicionado do carro: se não for limpo regularmente, o efeito de resfriamento falhará naturalmente.

2 – Falta de freon (gás do ar condicionado)

Como os condicionadores de ar domésticos, se o ar condicionado do carro não tiver Freon, o efeito de resfriamento será bastante reduzido. Geralmente, precisamos adicioná-lo uma vez a cada 2 ou 3 anos. 

equipamento
Foto: [Reprodução]

Porém, se for constatado que a frequência de adição é muito menor que esse tempo, pode ser um problema na tubulação, e você pode testar ao adicionar flúor.

3 – Falha do compressor

Muitos motoristas cometem erros ao desligar o ar condicionado. Frequentemente desligam o ar condicionado após desligar o carro. Isso causa danos ao motor e afeta a vida útil do compressor. 

pessoa usando sistema de refrigeramento
Foto: [Reprodução]

Se fizermos sempre desta forma, o compressor do ar condicionado será danificado.

4 – Correia do compressor

Além disso, a diminuição da capacidade de refrigeração também pode ser causada pela correia solta do compressor do ar condicionado. 

Resumindo, o que quer que esteja errado com o compressor do ar condicionado significa que ele precisa ser verificado por uma oficina especializada.

5 – Motor de flap danificado

Se o motor da tampa do ar condicionado do veículo estiver quebrado, ele deve ser substituído para permitir que o sistema funcione normalmente. 

saída de ar carro
Foto: [Reprodução]

Assim como o compressor citado acima, ele deve ser verificado e substituído em uma oficina. No entanto, a probabilidade desse dano é muito pequena. Se houver algum problema com o ar condicionado neste sentido, geralmente você pode ignorá-lo.

6 – Falha do dessecante

Quando o dessecante do sistema de ar condicionado do veículo está saturado, ele não pode continuar a absorver a umidade no refrigerante, de modo que o refrigerante não pode circular normalmente, fazendo com que o sistema de ar condicionado não esfrie ou o efeito de resfriamento se deteriora significativamente.

Leia mais: Carros do Real Madrid! Jogadores ganham carros BMW GRATUITOS – no valor de até £ 109.000, saiba quais eles escolheram

Acredite, este problemas ocorrem em qualquer veículo, até nos carros mais caros do mundo.

Estas são as principais causas porque o ar condicionado do carro não está esfriando, mas sempre é bom consultar um profissional, até mesmo, pois só ele saberá realizar o reparo.

Espero ter ajudado, se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com mais pessoas que enfrentam este problema, nossa missão é ajudar o máximo de pessoas possível.

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Técnica