Técnica

Vazamento de água do motor: porque está vazando água do meu carro?

Vazamento de água do motor
Foto: Fonte [Reprodução Internet]

Augusto de Souza – Publicado 13/06/2023 – 21h42

Às vezes é um problema menor, enquanto outras vezes pode ser um sinal de grandes problemas. E em outros casos, é inofensivo e completamente normal, como é o caso do vazamento de água do motor do seu carro.

Um vazamento de água fora do carro geralmente não é motivo de preocupação, mas outros fluidos também podem ser claros ou parecer água. A chave é primeiro identificar o fluido corretamente e, em seguida, determinar se há um problema que precisa ser resolvido.

VEJA TAMBÉM:

O que significa quando você vê uma poça de fluido sob seu carro?

carro vazando água do motor
Foto: Fonte [Reprodução Internet]

Os fluidos que seu carro usa como lubrificantes devem ser contidos. Óleo do motor e fluido de transmissão, juntamente com outros fluidos de transmissão, fluido de direção hidráulica, fluido de freio e líquido de arrefecimento do motor devem permanecer dentro de seus respectivos sistemas. 

A única exceção é o combustível, mas ele nunca deve vazar – ele é consumido pelo motor.  

A água, por outro lado, é quase sempre um subproduto de algum outro sistema que está funcionando como deveria. 

Por exemplo, o sistema de ar condicionado condensa o vapor de água do ar na cabine do seu carro para torná-lo mais frio, e as gotas de água saem da carcaça do HVAC por um dreno e saem pelo firewall. ou, o processo de combustão cria vapores no escapamento que são convertidos em vapor de água pelo conversor catalítico e a água é drenada por pequenos orifícios no silencioso ou no tubo de escape.   

Se você vir uma poça debaixo do seu carro, o primeiro passo é identificar o fluido e determinar se é normal ou se precisa ser corrigido.  

Como identificar o vazamento de água do motor do seu carro?

vazamento de água do motor: mecânico identificando vazamento em carro
Foto: Fonte [Reprodução Internet]

Então você disse: “Meu carro está vazando água por baixo”. Pode haver vários tipos diferentes de fluido que vazam sob seu carro, e identificar o fluido é o ponto de partida para resolvê-lo. Veja como determinar qual é o fluido. 

  • Água. Se a poça sob o seu carro for água, ela ficará clara e incolor como você espera que a água seja. Pode haver um resíduo levemente oleoso brilhando no topo, que é apenas um vestígio que ele coletou quando desceu ou pegou do chão. Ao tocá-lo e esfregá-lo entre os dedos, ele parecerá água, não viscoso como óleo. E quando seca, você não vê onde estava antes. 
  • Óleo de motor. No solo, o óleo do motor parece marrom escuro ou enegrecido. Pode cheirar um pouco queimado também. Quando você o esfrega entre os dedos, fica escorregadio e não sai sem limpá-lo. Se ficar por algum tempo, ele penetra na superfície e deixa uma mancha escura. 
  • Fluído de transmissão. Se o fluido tiver uma aparência avermelhada e tiver um odor forte, provavelmente é fluido de transmissão . Como o óleo do motor, ele tem uma sensação viscosa entre os dedos e parece quase o mesmo quando é absorvido pelo solo. 
  • Fluido de freio. Uma poça de fluido de freio pode parecer óleo de motor ou água no chão. Você será capaz de perceber a diferença se tocá-lo, pois parece mais óleo do que água. Se for limpo imediatamente, o fluido de freio raramente mancha o concreto. 
  • Fluido de direção hidráulica. Ele compartilha propriedades com fluido de transmissão e alguns sistemas usam ATF para seus sistemas de direção hidráulica.  
  • Líquido de arrefecimento/anticongelante do motor. Esse fluido geralmente é tingido de verde, amarelo ou laranja, embora outras cores sejam possíveis. Parece água quando esfregada entre os dedos, mas tem um cheiro notavelmente doce. A exceção é se o refrigerante foi drenado e preenchido apenas com água – o que não é uma boa ideia – mas é possível. 

Como corrigir o vazamento de água do motor?

homem consertando carro
Foto: Fonte [Reprodução Internet]

Como estamos preocupados em identificar um vazamento de água do motor em um carro, vamos nos concentrar nesses possíveis problemas.  

Primeiro, determine se a água é do seu carro. 

É possível que você tenha estacionado sobre o vazamento de outra pessoa? Se estiver em um estacionamento ou outro local compartilhado, pode não ser sua preocupação lidar com isso. Se for um local designado ou sua entrada ou garagem pessoal, isso é um assunto diferente. 

Em seguida, identifique o sistema acima do vazamento de água do motor.  

  • É perto do firewall? Pode ser que o AC esteja normalmente descarregando água do tubo de drenagem. Não há com o que se preocupar. Em clima quente e úmido ou chuvoso, mais vapor de água é condensado e drenado, portanto, normalmente há volumes maiores pingando nessas horas.  
  • Fica embaixo do silenciador ou do escapamento? O vapor de água é formado à medida que o conversor catalítico superaquece produtos químicos nocivos no escapamento. Pequenos orifícios de drenagem no sistema de exaustão permitem que a água escorra em pontos baixos, evitando que a ferrugem se acumule e corra de dentro para fora. 
  • Fica embaixo do motor ou do radiador? Verifique se o refrigerante é forte o suficiente e misturado corretamente.  

Além disso, lembre-se de que os motoristas em climas frios podem acumular gelo ou neve em locais inesperados. 

Quando começa a derreter, pode parecer que há um vazamento, mas não é o caso. Se for possível, estacione em uma garagem aquecida por um dia para deixar seu carro derreter e verifique novamente. 

vazamento de água do motor: mecânico analisando vazamento do carro
Foto: Fonte [Reprodução Internet]

Leia mais: Como imprimir o CRLV? Passo a passo completo para emitir o licenciamento 

Se o seu carro estiver vazando, exceto água, obtenha as peças necessárias para consertá-lo. Obtenha conselhos confiáveis ​​de profissionais e encontre todas as peças, ferramentas e equipamentos para recuperar seu carro rapidamente. 

As pessoas também perguntam:

Por que há água pingando debaixo do meu carro?  

Em quase todos os casos, um vazamento de água sob o carro é normal. Pode ser o dreno do AC, ou a condensação do escapamento que está pingando.

É normal vazar muita água do carro? 

Pode ser uma quantidade surpreendente de água que pinga do tubo de drenagem do AC. Quanto maior a umidade e quanto mais frio estiver, mais água pode drenar do seu veículo.

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Técnica