Técnica

Como saber se a embreagem está no fim? 4 principais sinais que ela está acabando

Mecânico segurando disco de embreagem
Foto: Fonte -Divulgação/Pixabay

A embreagem é muitas vezes algo em que damos pouca atenção; no entanto, quando isso acontece, pode ser extremamente problemático, e dependendo do local que você parar, pode até ser rebocado ou multado pela autoridade policial da sua cidade. 

Como saber se a embreagem está no fim?
Foto: Fonte -Divulgação/Pixabay

Em vez de esperar até que esse dia chegue, separamos os principais motivos de uma embreagem estar no fim, sendo assim, fique atento aos seguintes sinais para saber se sua embreagem está acabando.

Veja também:

Como saber se a embreagem está no fim? Confira estes 4 principais sinais

homem com capo do carro aberto
Foto: Fonte -Divulgação/Pixabay

1 – Cheiro de queimado

O cheiro de queimado vindo do seu veículo é um motivo definitivo de preocupações, seja vindo da embreagem ou de qualquer outra área. 

Um cheiro de queimado pode ser de cabos danificados ou vazamento de óleo, no entanto, se o cheiro se tornar mais perceptível quando você estiver trocando de marcha, pode ser um problema com sua embreagem. 

Geralmente o cheiro só não ocorre quando o carro está em ponto morto. 

Este cheiro forte e ruim pode ser causado pelo atrito de uma embreagem patinando, ou escorregando. Se você também ouvir um som de chocalho, verifique a substituição da embreagem o mais rápido possível. 

carro quebrado na estrada
Foto: Fonte -Divulgação/Freepik

2 – Dificuldade para mudar de marcha

Quando você compra um carro pela primeira vez, pisar na embreagem e alternar entre as marchas precisa ser fácil e suave. 

Se, depois de um tempo, você perceber que a troca de marchas se torna mais difícil e sentir um desgaste ao mudar de marcha ou colocar o veículo em marcha ré, isso pode ser um sinal de que sua embreagem precisa ser substituída. 

Uma embreagem velha e desgastada pode ser desagradável de usar e perigosa. 

3 – Embreagem muito macia

A embreagem deve ter um pouco de pressão para se mover e, quando você pressiona, deve encontrar alguma resistência. 

Como saber se a embreagem está no fim?: homem pisando na embreagem
Foto: Fonte -Divulgação/Freepik

Se o pedal da embreagem parecer ‘esponjoso’ ou parecer que você o está empurrando em um bloco de manteiga quente, sua embreagem provavelmente precisará ser substituída em breve. Em raros casos, quando isto acontece o carro pode ficar engasgado.

Como tudo, as embreagens têm uma vida útil, e este é o primeiro sinal de que sua embreagem está no fim. 

4 – Embreagem patinando

Se, ao tentar engatar a embreagem, você sentir que ela está escorregando ou patinando, este é outro sinal de alerta de que a embreagem está chegando ao fim de sua vida útil. 

Seu veículo pode parecer que está escorregando entre as trocas de marcha e não se move facilmente para cima ou para baixo nas trocas. 

Você também pode descobrir que seu motor irá acelerar, mas seu veículo não responderá. Se este for o caso, sua embreagem deverá ser substituída. Vale lembrar que um carro que patina consome mais álcool ou gasolina do que um carro com embreagem nova.

Verificar os sinais é a melhor orientação sobre como saber se a embreagem está no fim?

Viu como saber se a embreagem está no fim é bem simples? 

É interessante percebermos estes sinais, mas todavia, um mecânico sempre deve ser consultado, pois muitas vezes, pode ser apenas uma peça da embreagem que está danificada ou desgastada, e o reparo será mais fácil e barato.

Entretanto, andar com o carro com sinais de defeito é altamente perigoso, então ao perceber estas anomalias, pare o carro e só volte a rodar após um diagnóstico de um profissional.

Gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos, para que mais pessoas tenham acesso curiosidades do mundo automotivo e boas práticas sobre veículos.

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.