Técnica

O que é o óleo Militec, como usar e realmente funciona? Veja o que os especialistas disseram 

óleo Militec 1
Foto: Divulgação

Augusto de Souza – 16h05 – 11/03/2023

Conheça a importância de utilizar esse óleo e os benefícios para seu motor e também para o meio ambiente. 

Aprenda também as melhores dicas de como e quando usar, quando fazer a substituição e quanto tempo dura até a próxima troca de óleo. 

BANNER AMAZON MILITEC 1

O que é o Óleo Militec 1?

óleo Militec 1
Foto: Divulgação

O óleo Militec 1 é um dos melhores aditivos usados para lubrificar motores. As peças mecânicas normalmente se desgastam com o tempo, e é aí que entra a eficiência do Militec 1, que é usado principalmente para reduzir o desgaste e aumentar a durabilidade das peças.

Ele é composto por uma mistura de elementos químicos, que ajudam a reduzir a fricção entre as peças metálicas móveis dos veículos, dessa maneira reduz o atrito e o desgaste e ajuda a manter o motor funcionando perfeitamente por mais tempo.

VEJA TAMBÉM:

O uso do Óleo Militec 1 é principalmente para motores de veículos como: motos, barcos, aviões e carros. É muito usado também para cuidar do motor de outros tipos de máquinas que necessitam de ter um bom desempenho.

Pode ser usado diretamente junto com o óleo lubrificante, já que isso não altera suas propriedades de viscosidade ou densidade 

Para o que serve o Óleo Militec-1?

óleo Militec 1
Foto: Divulgação

São muitas as vantagens e durabilidade do Militec, além de proteger o motor contra o desgaste, baixa de óleo e ainda melhora seu desempenho, sem contar que ajuda também a reduzir o consumo de combustível já que aumenta a eficiência.

Se você optar por usar o óleo Militec 1, saiba que também será amigo do meio ambiente, já que além de seus benefícios citados acima, ele também mantém o motor mais limpo, o que acaba reduzindo a emissão de gases poluentes no meio ambiente. 

As vantagens deste lubrificante são muitas, pois até limpar os bico injetores, será reduzida se utilizado o óleo frequentemente.

Qual é a função do óleo Militec 1?

óleo no motor do carro
Foto: Divulgação

A principal função do Óleo Militec 1, é distribuir o calor das peças, dessa maneira evita que o motor tranque ou tenha um maior desgaste de peças no seu interior. 

Usuários do produto relatam que a luz do painel acender se tornou raro quando estão usando o Militec em seus veículos, o que quer dizer menos manutenção e mais dinheiro no bolso de proprietários de veículos.

Portanto, podemos dizer que sua principal função é proteger e melhorar o desempenho de equipamentos mecânicos e melhor desempenho dos motores.

Você pode usar esse tipo de óleo para muitas variedades de aplicações, como máquinas agrícolas, equipamentos industriais e motores de combustão interna em veículos.

Outra função do Óleo Militec 1 é reduzir o atrito entre peças metálicas de maneira que o desgaste seja menor e o tempo de durabilidade seja maior. 

Contribuindo também para manter a limpeza e proteção do sistema evitando a corrosão e prevenindo a formação de incrustações 

Dentre todas as funções do Militec, a principal delas é ajudar em melhorias de desempenho dos motores, ou seja, aumentando a eficiência energética e a potência e isso pode ajudar seu motor a economizar ao usar gasolina aditivada ou comum

Ele também pode ajudar a reduzir o consumo de óleo lubrificante, já que as peças ficam melhor protegidas e há menos desgaste.

Vale lembrar que, você não pode ficar sem substituir o óleo lubrificante do seu motor, mesmo usando o óleo Militec você precisa fazer as trocas regulares para manter um bom funcionamento. 

Portanto, seguindo as instruções do fabricante, você deve adicionar o Militec junto ao óleo quando for fazer a troca.

Como surgiu o Militec-1? (Tecnologia militar)

motor veículo
Foto: Divulgação

O Militec 1 foi criado nos Estados Unidos na década de 1980 por alguns engenheiros que procuravam por soluções para aumentar o desempenho de veículos militares e evitar problemas de desgaste e manutenção.

Segundo informações dos fabricantes, o surgimento do Militec 1 teve como principal motivo problemas específicos encontrados no sistema de transmissão de um veículo blindado M1 Abrams.

Esse veículo era usado pelo exército americano que se encontrava com problemas envolvendo desgaste prematuro de seus componentes de transmissão. Portanto, o veículo tinha o uso reduzido no combate e alto discurso de manutenção.

O principal problema do blindado M1 Abrams,  era o calor excessivo que gerava desgaste das peças, foi aí então que os engenheiros após descobrir o problema criaram o óleo Militec.

Sendo assim, surgiu a necessidade de resolver o problema para ter o veículo mais tempo em batalha, criando então o aditivo lubrificante de base sintética, quem era capaz de reduzir significativamente a temperatura e o atrito de todos os componentes do motor, de maneira a aumentar a durabilidade das peças e reduzir o número de manutenções.

Depois de ter lições bem sucedidas no veículo M1 Abrams,  o óleo Militec passou a ser usado também em outros equipamentos militares , por exemplo motores de veículos, equipamentos militares, armas de fogo e equipamentos de pesca. 

Atualmente, o Militec é um dos óleos mais comercializados no mundo inteiro, pois possui uma alta performance de lubrificação e qualidade para proteção dos equipamentos internos dos motores.

Na guerra do Vietnã, veículos que usavam o óleo que precedeu o Militec, criado pelo exército, perceberem que Jeeps, aviões e helicópteros ainda tinham mais de 30 minutos de autonomia após serem alvejados e ter todo o lubrificante do motor esvaziado.

É possível ver vídeos e testemunhos de motoristas, que realizaram o teste, eliminando todo o óleo do motor, e percorrendo vários quilômetros com o motor seco, e espantosamente, nada aconteceu ao veículo, a não ser apenas a luz do óleo acesa.

Atenção: Não recomendamos fazer isso com seu carro, pois estes veículos citados acima, usam o produto desde sua fabricação, e não há nada que garanta que nada vai acontecer, conforme especialistas em lubrificantes.

Quais são os benefícios do óleo Militec para o meu veículo?

interior do motor do carro
Foto: Divulgação

Independentemente da troca de óleo, se você passar a usar o Militec 1 seu equipamento terá mais proteção por até 20.000 km rodados. 

Já que o óleo reduz o atrito entre as peças, o produto também fixa na superfície de maneira que evita bastante o prejuízo ao deixar o carro parado. Sem contar que seu motor também terá o melhor desempenho na partida mesmo estando frio. 

Um dos principais benefícios a usar o óleo Militec 1, é que seu motor terá o melhor rendimento, o que também acaba ajudando a economizar mais combustível e emitir menos gases poluentes no meio ambiente.

Então, para você entender melhor os benefícios do óleo Militec, criamos uma lista abaixo com os principais benefícios que o produto pode trazer:

  • Aumenta a resistência dos metais;
  • Suas peças terão menos atrito;
  • Como desgaste é reduzido, podemos dizer que outro benefício também é o aumento da durabilidade das peças metálicas;
  • Mais estabilidade térmica;
  • Não deixe que as peças sejam contaminadas por provenientes do óleo ou de quaisquer outros tipos de elementos;
  • Proteção de antioxidante proveniente de umidade;
  • Qual é a eficiência do motor o combustível também terá um consumo reduzido;
  • Seu motor ficará mais potente;
  • Ajuda o meio ambiente com a redução de gases poluentes;
  • Mais proteção por até 20 mil quilômetros rodados.

Quanto tempo leva para o óleo Militec 1 fazer efeito no motor do meu carro?

óleo Militec 1 frasco novo
Foto: Divulgação

É preciso esperar algum tempo para que o Militec 1 faça efeito no motor do seu carro, mas depois que for usado e estiver em alta temperatura, o óleo Militec se transforma de óleo para um produto que se adere ao metal. 

Uma vez que o óleo encontra o metal e se adere a ele, uma das suas principais vantagens é que ele dura mais tempo. Portanto, deixe o óleo Militec agir com mais qualidade, espere e deixe que ele haja devagar. 

Você certamente notará alguma diferença no seu motor após usar o óleo Militec 1, em mais ou menos 5.000 km rodados ou 150 horas após o uso do mesmo. 

E como dito acima, você terá mais proteção por até 20 mil quilômetros, depois dessa quilometragem, você certamente já começará a notar a necessidade de repor o óleo Militec. 

Especialistas aconselham a você repor o óleo a cada 20 mil quilômetros para que consiga uma melhor eficiência do uso do óleo e também do seu motor. 

Ele demora um pouco para começar a agir, pois não possui ação instantânea, então ao usar esse tipo de óleo ele vai procurar as partes com maior atrito, ou seja, aquelas mais quentes para começar a sair do óleo para se agregar ao metal. 

Porém, você terá mais qualidade e resistência no seu motor, logo vale a pena esperar que ele faça o efeito como deve ser feito.

Militec foi reprovado nos Estados Unidos?

Esse é um dos maiores mitos que já circularam sobre a ANP ter reprovado a Militec 1. As informações que você pode ter certeza de confiança é que a ANP nunca reprovou o produto. 

O que aconteceu no passado, foi uma vistoria relacionada à conformidade em uma informação exposta no frasco da Militec, e assim a ANP abriu um processo administrativo contra o fabricante, porém alegava apenas em conformidade naquela informação que estava sendo exposta. 

Porém, muitas pessoas já condenam o uso do Militec, sem nem mesmo a empresa ter a oportunidade de se defender formalmente. Mas, essa já é uma discussão que já está muito no passado, visto que a ANP não é mais o órgão que fiscaliza e regulariza esse mercado.

Portanto, esse é um grande mito que algumas pessoas desinformadas podem acreditar e ficar sem se beneficiar do uso do Óleo Militec 1.

Militec tem cloro? Militec é corrosivo para o seu motor? 

mecânico analisando motor do carro
Foto: Divulgação

Esse é um produto que já é vendido a décadas, não tem como o Militec ser um produto corrosivo para ser o motor. Esse também é um dos mitos que rolam por aí sobre esse tipo de óleo. 

Em relação  ao cloro, alguns testes foram feitos secretamente com a fórmula da Militec 1, o que acusou supostamente um pouco de cloro no produto, porém, esse cloro não cria os chamados cloretos ácidos, que são cloretos que causam corrosão. 

Qualquer dúvida relacionada a esse tipo os engenheiros deveriam saber.

Em conclusão, os testes revelaram que esse cloro não vai causar dano algum ao motor do veículo.

O Militec 1 é um produto que já é vendido há muito tempo, e tem sua qualidade garantida, por especialistas e montadoras em geral.

Como o óleo Militec age no motor de um veículo?

óleo Militec dentro do motor
Foto: Divulgação

O óleo age usando seu lubrificante para chegar a todas superfícies metálicas, pois é lá que está as maiores partes com calor e também com mais atrito, que precisam de lubrificação para manter um bom funcionamento.

Ao chegar nesses pontos críticos que realmente precisam dos do óleo, o produto vai se transformar em pequenas moléculas se prendendo aos metais, em outras palavras fazendo uma camada protetora para evitar o desgaste e o atrito. 

Lembrando que a proteção só terá eficiência se você fizer a troca do óleo a cada 20.000 km, assim como recomendado pelo fabricante.

Usando o óleo Militec 1, você também terá o melhor proveito da energia do seu motor, ou seja, melhor potência, fazendo a troca recomendada para estar sempre usando da melhor performance do óleo Militec, você também terá maior economia de combustível.

Lembrando que o óleo Militec 1 não age fazendo bem apenas para o seu motor, nem só dando a ele melhor potência e economia de combustível, mas também ajuda o meio ambiente, já que reduz a distribuição de gás de carbono.

Posso usar o óleo Militec no ar condicionado do meu veículo?

ar condicionado carro
Foto: Divulgação

Sim, atualmente o uso do Óleo Militec também vem sendo muito procurado por pessoas que querem aplicar no ar condicionado do veículo, já que seus resultados são realmente surpreendentes. 

A aplicação ocorre por meio de uma peça feita exclusivamente para adicionar o produto ao ar condicionado, onde é encaixado um fio de baixa pressão para que o produto possa ser transferido para o ar condicionado. 

Muitas pessoas estão usando, depois que vários testes foram feitos e chegaram a uma conclusão satisfatória, o Militec 1 melhora o compressor do ar condicionado e faz com que ele trabalhe melhor, diminuindo consideravelmente a temperatura em até 1°C no seu carro.

A quem disse que esse não é o número muito significativo, porém levem em consideração essas informações abaixo:

Usando esse tipo de óleo no motor, você nota uma melhor potência do ar condicionado, sem contar que o desgaste e a força do motor será menor.

Por consumir menos energia ao usar o Militec, as peças e o combustível terão um desgaste menor, ou seja, você vai conseguir um efeito positivo para ter mais vida útil para seu carro.

Como utilizar o Militec da forma correta? 

aplicando óleo MIlitec no motor do carro
Foto: Divulgação

Com tantos benefícios, você deve estar se perguntando, mas como utilizar o Militec da forma correta? 

Quando for revisar o carro, lembre-se de escolher o óleo Militec.

Abaixo, deixamos as melhores dicas para que você entenda como usar o produto da maneira correta.

Verifique a compatibilidade

Antes de utilizar o Militec, é aconselhável que você verifique se o tipo de óleo lubrificante que você está usando. É indispensável que você verifique o manual do proprietário ou o fabricante para ter certeza.

Escolha a dose certa

Use um frasco de 200 ml para cada 4 litros de óleo, porém isso pode variar dependendo do equipamento ou tipo de motor. Aí está a importância de consultar o manual para entender melhor.

Adicione o Militec

Não é preciso retirar todo o óleo existente para adicionar o novo Militec, você pode adicioná-lo diretamente ao óleo lubrificante. 

Agite ou misture bem

Para garantir que o produto se misture uniformemente, lembra-se de agitar ou misturar bem o Militec 1. 

Do que é feito o óleo Militec?

óleo Militec
Foto: Divulgação

Em sua composição estão presentes componentes sintéticos de hidrocarbonetos, antidesgaste e aditivos anticorrosivos, além disso, é isento de metais pesados.

Não temos como saber a fórmula completa, já que ela é um segurado da fabricante.

Mas, contudo, o óleo é conhecido mundialmente por sua mistura de compostos sintéticos, que são usados para reduzir o atrito e combater o desgaste de qualquer superfície metálica que esteja em contato. 

Por isso, esse é um dos óleos mais usados para prolongar ainda mais a vida útil de equipamentos mecânicos. 

É verdade que Militec destrói retentores e juntas e pode gerar vazamento de óleo?

banner óleo militec
Foto: Divulgação

Certamente não, com mais de cinco milhões de consumidores em todo território brasileiro que simplesmente estão satisfeitos com o uso do Militec, podemos confirmar que essa informação é falsa.

De forma alguma o Militec 1 vai destruir retentores e juntas, muito menos gerar vazamento de óleo. O principal objetivo do produto é, de forma eficiente, aumentar a vida útil dos componentes metálicos. 

Com sua fórmula estável e não corrosiva, essa certamente é uma de suas melhores opções de óleos para cuidar do seu veículo. 

Como dito anteriormente, ele é comumente usado em motores de automóveis, motos, barcos e carros, entre outros, onde reclamações posteriores raramente são registradas pelo uso do lubrificante.

5 principais benefícios ao usar Militec-1 no meu carro

motor do carro
Foto: Divulgação

Quer conhecer mais alguns dos principais benefícios ao usar o Militec-1 no seu carro? Listamos aqui, cinco benefícios que vão ajudá-lo a começar a utilizar o Militec-1, confira:

1 – Redução do desgaste das peças 

Esse tipo de óleo é feito para criar uma camada protetora em peças de motor, dessa maneira, o atrito é reduzido e o desgaste minimizado. Isso pode ajudar a prolongar a vida útil do motor e reduzir os custos de manutenção.

2 – Melhora a eficiência do combustível

Com as peças protegidas pelo Militec, faz com que o motor funcione da melhor maneira possível, e assim seu motor pode ficar mais potente produzindo mais energia com menos combustível.

Isso pode resultar em uma melhoria na eficiência do combustível e redução no consumo.

3 – Redução da emissão de poluentes

A emissão de poluentes também pode ser reduzida, já que o motor vai funcionar de maneira mais eficiente, o que é bom para o meio ambiente.

Em outras palavras, além de cuidar adequadamente do seu motor, com vida útil mais prolongada, você ainda pode ajudar o meio ambiente com o Militec-1.

4 – Melhora a performance

Com menos atrito no motor, você pode melhorar toda performance do veículo, utilizando o Militec. Então você poderá ter uma melhor aceleração, ou seja, mais suave e também uma resposta mais rápida do acelerador.

5 – Redução do ruído e vibração

Dentre os benefícios do Militec-1, está também a redução do ruído e a vibração do motor, tornando a condução do veículo mais suave e confortável.

Vale lembrar que o uso de Militec-1 deve ser feito de acordo com as instruções do fabricante e que outros fatores também podem afetar a vida útil e a eficiência do motor, como a qualidade do óleo lubrificante, o uso adequado do veículo e a manutenção regular.

Quais os riscos e como identificar o produto Militec falsificado?

Militec Falsificado
Foto: Divulgação

O uso de um produto falsificado pode levar a danos no motor e reduzir a eficiência do produto original. Por isso a importância de entender como identificar o produto falso. 

E para isso, separamos alguns passos a serem observados para que você não caia em golpes. 

Para identificar um produto Militec falsificado, você deve prestar atenção aos seguintes sinais:

Preço muito baixo

Preço Militec pode variar de um tamanho de embalagem para outros, porém se você encontrar um produto muito mais barato do que o preço normal, pode ser um sinal de que ele é falsificado. 

Atente-se a essa dica para não comprar produtos falsificados, nem só esse tipo de óleo, mas também diversos outros produtos.

Embalagem diferente 

Se a embalagem do produto que você está comprando parecer diferente ou mal impressa, pode ser um sinal de que é falsificado.

Lembre-se que o Militec original vem em uma embalagem com design específico, com a logo da marca e informações técnicas claras e precisas. É indispensável que você leia a embalagem para entender os benefícios e evitar problemas como, carro falhar ou engasgar.

Consistência diferente

Outro fator importante para identificar se o produto é verdadeiro ou não é o líquido do produto.

O Militec possui uma consistência clara e homogênea. Se o produto que você comprou tiver uma consistência diferente, como espessa ou com sedimentos, pode ser falsificado.

Ausência de selo de segurança 

O produto original vem com um selo de segurança que garante a autenticidade do produto. Se o produto que você comprou não tiver esse selo, é provável que seja falsificado. Ou já foi aberto por terceiros.

Além disso, ao abrir o lacre, note uma cor rosada na parte debaixo do lacre, este é o lacre original da Militec, caso não seja dessa cor, o produto é falsificado.

É importante lembrar que a melhor maneira de evitar a compra de produtos falsificados é comprá-los em revendedores autorizados e de confiança.

Conclusão: o óleo Militec-1 funciona realmente?

óleo Militec
Foto: Divulgação

Podemos dizer que sim, são diversos benefícios que você pode conseguir com o óleo Militec, dentre eles estão prolongar a vida útil das peças internas do motor, trazer uma maior potência e ainda economizar combustível, já que seu motor vai funcionar de maneira mais eficiente. 

Dirija seu carro com uma maior segurança e conforto, o Militec-1 por ser um óleo lubrificante, também deixa seu carro menos suscetível a um defeito. 

Leia mais: Moto elétrica precisa de CNH? Confira 7 modelos de motos que não precisam de CNH

Lembrando que é sempre recomendável seguir as orientações do fabricante e manter a manutenção regular dos seus equipamentos e veículos, utilizando produtos de qualidade e seguindo as recomendações do fabricante do equipamento.

Essas foram nossas dicas sobre o famoso óleo Militec 1, entre na conversa, deixe um comentário em nosso post e compartilhe nas redes sociais, muitas pessoas por aí podem estar precisando de informações parecidas.

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    1 Comentário

    1. […] boa dica é usar o óleo militec no ar condicionado, ele auxilia bastante no desgaste do sistema, minimizando o atrito dos componentes do […]

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Técnica