Dicas

Diferença gasolina comum e aditivada: qual a ideal para o seu veículo?

gasolina comum e aditivada: bomba de comustível
Foto: Fonte / Freepik

Augusto de Souza – 18h55 – 14/02/2023

Se você não tem certeza com o que deve encher o tanque do seu carro, continue lendo. Sua carteira pode agradecer.

Então, qual é a diferença gasolina comum e aditivada?

diferença gasolina comum e aditivada
Foto: Fonte / Freepik

A gasolina comum é classificada em 87 octanas na maioria dos estados, enquanto a gasolina premium geralmente é classificada em 91 ou 93. 

O combustível com uma classificação de octanagem mais alta pode suportar uma compressão mais alta antes de detonar. 

VEJA TAMBÉM:

Essencialmente, quanto maior a octanagem, menor a probabilidade de que a detonação ocorra na hora errada. Ocasionalmente, essa ocorrência provavelmente não prejudicará seu veículo. No entanto, se isso acontecer com frequência, pode acelerar o declínio do desempenho do seu motor. 

Motores com altas taxas de compressão ou turbocompressores geralmente requerem combustível de alta octanagem encontrado em combustível premium para desempenho ideal e eficiência de combustível. 

No entanto, a maioria dos carros na estrada hoje é otimizada para rodar com gasolina comum.

Se o seu carro não requer premium, abasteça com comum

painel carro
Foto: Fonte / Freepik

Por que pagar um bom dinheiro por algo que você não precisa? 

A gasolina premium custa cerca de cinquenta centavos a mais do que a gasolina comum e não tem efeito positivo ou negativo em veículos que não podem aproveitá-la. 

Na maioria dos casos, usar uma gasolina de octanagem mais alta do que o recomendado pelo manual do proprietário não oferece absolutamente nenhum benefício. 

Não fará seu carro funcionar melhor, andar mais rápido, obter melhor quilometragem ou rodar mais limpo.

Leia mais: Por que os brasileiros amam carros rebaixados? Saiba o motivo

Os aditivos detergentes na gasolina são muito mais importantes do que o nível de octanagem, pois ajudam a limpar o motor e otimizar o desempenho. Cada varejista oferece uma mistura diferente de aditivos, usados ​​em todos os graus. 

Quando se trata de aditivos, alguns mantêm um padrão mais alto. BMW , General Motors, Honda, Toyota , Volkswagen e  Audi ajudaram a criar o  padrão Top Tier Gasoline , que exige uma porcentagem mais alta de aditivo detergente do que os requisitos mínimos.

Eles afirmam que concentrações mais baixas de aditivo detergente podem deixar mais depósitos nos componentes do motor, incluindo injetores de combustível e válvulas de admissão. 

Isso, por sua vez, pode diminuir o desempenho do motor e aumentar as emissões. 

Se o seu carro exigir premium, abasteça com premium

diferença gasolina comum e aditivada: odômetro
Foto: Fonte / Freepik

Motores com alta taxa de compressão geralmente requerem combustível com octanagem mais alta para atingir o nível pretendido de desempenho, eficiência de combustível e emissões. Se o seu carro requer gasolina premium, não economize. 

Embora você possa economizar dinheiro com gasolina, seu carro será menos potente e econômico. Isso pode fazer uma enorme diferença em veículos com motores turbo disponíveis.

E se o seu carro exigir gasolina premium e não estiver disponível? 

Embora os veículos mais antigos possam ser suscetíveis a explosões do motor ao operar com combustível de baixa octanagem, os modernos são equipados com sensores monitorados pelo computador do motor para ajudar a evitar detonações e, por extensão, danos ao motor. 

Seu carro provavelmente funcionará bem de vez em quando, pois o computador do motor pode ajustar o tempo de ignição, mas não sugerimos testá-lo regularmente.

Quando você usa um grau de combustível inferior ao recomendado ou exigido, a UCE (Unidade de Controle Eletrônico) de um veículo moderno pode considerar diferentes níveis de octanagem e ajustar de acordo. 

Há uma boa chance de que sua potência diminua enquanto as emissões de CO2 aumentam. Você pode economizar dinheiro com gasolina, mas, nessa situação, recebe o que paga.

Diferença gasolina comum e aditivada: Se o seu carro for apenas premium, a escolha é sua

bomba de combustível
Foto: Fonte / Freepik

Em certos veículos como o Ford F-150, Mercedes e o Mazda MX-5 Miata, as montadoras recomendam gasolina premium, mas não a exigem. 

Uma pesquisa descobriu que esses veículos tiveram um ligeiro aumento no desempenho e na economia de combustível usando gasolina premium. 

Para aqueles que dirigem um veículo de luxo ou de alto desempenho, a gasolina premium pode ajudar a enfatizar as características pretendidas do seu veículo. 

Mas se o manual do proprietário disser “combustível premium recomendado”, você pode operar com segurança com a comum. 

Dependendo de como você dirige, os passageiros que procuram ir do ponto A ao ponto B podem não notar a diferença ou cuidado. No final do dia, tudo se resume à sua preferência. Seu carro, suas regras.

Precisa de algumas opções de veículos que economizam combustível?

diferença gasolina comum e aditivada: bocal de combustível
Foto: Fonte / Freepik

Agora que você sabe a diferença gasolina comum e aditivada e com os preços da gasolina em alta, pode ser difícil pesquisar todos os veículos atualmente à venda. 

Para facilitar as coisas, confira essas opções de veículos que gastam menos gasolina ou não usam gasolina ! Certifique-se também de verificar essas dicas de economia de combustível.

Veja o que diz o nosso amigo Boris Feldman sobre este assunto:

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    1 Comentário

    1. […] o consumo do seu veículo e sempre opte por carros mais econômicos, além de saber escolher entre gasolina aditivada e comum e qual é mais econômica para o seu […]

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Dicas