Notícias

Este Mercedes-Benz 300 SLR de 115 milhões de libras é o carro mais caro do mundo 

mercedes-benz-300 slr
Fonte: Mercedes-Benz/RM Sotheby’s/Divulgação

27 de Julho de 2022

Tendo completado os test drives em Nürburgring em 1955, o lendário campeão de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio pensou que seu Mercedes não havia sido configurado corretamente. 

Com um almoço ‘opulento’ na barriga, Rudolf Uhlenhaut – o engenheiro premiado da Mercedes-Benz na época – decidiu verificar por si mesmo. Mobilado de terno e gravata, o anglo-alemão simplesmente entrou no carro e testou em torno do temível Inferno Verde. 

Mercedes-Benz 300 SLR de 115 milhões
Fonte: Mercedes-Benz/RM Sotheby’s/Divulgação

Ele foi três segundos mais rápido que Fangio no ‘Ring’. Fangio é pentacampeão mundial de F1. Os comentários educados de Rudy após o teste? Que Fangio – Fangio – deve ‘praticar’. Então são os números que importam. 

VEJA TAMBÉM:

O carro mais caro do mundo

O carro mais caro do mundo
Fonte: Mercedes-Benz/RM Sotheby’s/Divulgação

Essa humilde anedota explica de alguma forma por que o antigo carro da empresa de Rudy, um dos apenas dois já construídos, se tornou o carro mais caro já vendido. 

O 1955 Mercedes-Benz 300 SLR ‘Uhlenhaut’ Coupe acima foi vendido em leilão pela bagatela de 135 milhões de euros. Cerca de £ 115.000.000, mais ou menos. 

Pertencendo à Mercedes-Benz desde 1955, o lance vencedor veio de um colecionador particular que acaba de embolsar não apenas um dos carros mais bonitos já construídos, mas uma das “grandes jóias da história do automobilismo”. 

O Mercedes-Benz 300 SLR

Mercedes-Benz 300 SLR
Fonte: Mercedes-Benz/RM Sotheby’s/Divulgação

O 300 SLR foi baseado no carro W196 GP da Merc que levou Fangio a dois títulos mundiais de F1; era também o carro da empresa de Rudy. 

Seu motor de oito cilindros de 3,0 litros impulsionou o SLR a uma velocidade máxima de 180 mph, tornando-o um dos carros de rua mais rápidos já construídos. 

Na verdade, é um dos primeiros ‘supercarros’ do mundo. A RM Sotheby’s sediou a venda privada no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart, onde o SLR descansou, com apenas clientes selecionados da Merc e colecionadores internacionais de carros, parte de um público muito exclusivo. 

Por que o modelo Mercedes-Benz 300 SLR é o carro mais caro do mundo? 

Mercedes-Benz 300
Fonte: Mercedes-Benz/RM Sotheby’s/Divulgação

E não é apenas o carro mais caro já vendido em leilão, mas uma das coisas mais caras já vendidas em leilão. O produto da venda ajudará a estabelecer um Fundo Merc para bolsas de estudo e pesquisa em ciências ambientais e descarbonização para jovens. 

“Estamos orgulhosos de poder contribuir com nossa coleção histórica para esta iniciativa conectando o passado com o futuro da tecnologia de engenharia e descarbonização”, disse Marcus Breitschwerdt, chefe da Heritage da Merc. 

“Seu comprador concordou que a Mercedes 300 SLR Coupe permanecerá disponível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR Coupe original permanece sob propriedade de uma empresa e irá continuar a ser exibido no histórico Museu Mercedes-Benz em Stuttgart, disse ele. adicionado. 

“As palavras não podem realmente fazer justiça à importância e significado desta venda”, disse o presidente da RM Sotheby’s, Peter Wallman. “É razoável dizer que ninguém jamais imaginou que este carro seria colocado à venda.”

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Notícias