Curiosidades

A maior corrida de carros do planeta, conheça Le Mans

Le Mans

Mas em Le Mans é bem diferente disto. São 24 horas ininterruptas, onde dois pilotos de cada equipe se revezam durante dia e noite até o final da prova.

24 Horas de Le Mans é conhecida como uma das mais tradicionais corridas de carros do planeta e é a prova principal do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. 

corrida le mans
Foto: Divulgação/Velozes e Curiosos

Le Mans foi apontada como a mais longa corrida da terra pelo Livro dos Recordes. A corrida de resistência tem uma duração de 24 horas e é disputada todos os anos desde 1923, sua apresentação é realizada anualmente no Circuit de la Sarthe, na França.

Como tudo começou?

A criação das 24 horas de Le Mans, a princípio, foi para ajudar na contribuição e na e evolução do progresso técnico e aerodinâmico do automóvel. 

Sendo assim, no ano de 1922, fora anunciado o nascimento de uma nova modalidade de corrida e competição no Circuito Sarthe, que seria basicamente uma prova de resistência. 

carros correndo em Le Mans
Foto: Divulgação/Velozes e Curiosos

Hoje em dia Le Mans é considerada a mais antiga e prestigiada prova de resistência já realizada por máquinas de corrida e seus protótipos.

Veja também:

A corrida

O circuito onde Le Mans é realizada, possui uma extensão de 13.650 m e conta com parte do Autódromo Bugatti, mas em sua maioria é composto por estradas nacionais do país.

Le Mans é um pouco diferente das outras corridas, onde alguns padrões não existem e coisas que são comuns nas provas tradicionais, além disso, os pilotos devem passar mais vezes pelos boxes, para a equipe se assegurar que está tudo bem com ele.

carro em Le Mans
Foto: Divulgação/Velozes e Curiosos

A parte do circuito em que o carro pode desenvolver mais sua velocidade é a reta de Hunaudières. São 5km de reta, e os veículos chegam a velocidade máxima de até 400 km/h, em um período de 1 minuto.

O campeão de Le Mans?

Assim como na Fórmula 1 ou Indy, Le Mans também tem seus campeões. O recorde de pódios e de vitórias é quase imbatível, e pertence ao dinamarquês Tom Kristensem, que já levou nove corridas em sua carreira.

O recorde dos construtores e suas vitórias pertence a equipe Porsche, que acumulam um total de 17 vitórias. 

mapa circuito de Le Mans
Foto: Divulgação/Velozes e Curiosos

Para correr em Le Mans é preciso ter muito braço, habilidade e muita resistência. Os protótipos são muito desconfortáveis, e foram projetados excepcionalmente para velocidade, entretanto, o carro é baixo para auxiliar em sua aerodinâmica, e o piloto mal entra no cockpit, bem desconfortável por sinal.

Os pilotos de Le Mans arriscam suas vidas a mais de 300 km/h, e certamente um simples descuido pode ser fatal, como já aconteceu algumas vezes.

Os pneus se desfazem na pista, motores são expostos ao extremo e colocam o carro a prova.

O sucesso de Le Mans

Le Mans atrai muitos fãs todos os anos ao autódromo de Circuit de la Sarthe. E realmente deve ser espetacular, assistir tudo isso de perto, onde tudo é possível em um estilo de corrida, assim como nas corridas de Fórmula 1.

carro de corrida na chuva
Foto: Divulgação/Velozes e Curiosos

Modelos de carros das maiores e melhores marcas do mundo se apresentam em Le Mans, onde mostram do que seus carros são capazes, e além de tudo, qual será o mais resistente de todos. 

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Curiosidades