Curiosidades

Conheça o DeLorean: O famoso carro de “De volta para o Futuro”

DeLorean
Foto: Fonte / 4 Rodas

Apesar de ser um carro bonito, você sabia que o seu design foi muito polêmico na época? É sobre esta e outras curiosidades que preparamos neste artigo. Se você conheceu esta máquina que ficou conhecida na história e, por que não dizer na cultura Pop, prepare-se para o que está por vir. 

A história do DeLorean

Delorean do filme
Foto: Fonte / 4 Rodas

A história do DeLorean começa em 1975, quando o engenheiro e empresário John DeLorean fundou a DeLorean Motor Company.

A empresa se propunha a criar um carro inovador, eficiente e acessível para o mercado americano. Em 1981, o primeiro protótipo do DeLorean DMC-12 foi revelado ao público. O carro se tornou famoso por sua aparência futurista, que incluía janelas de vidro traseiras e um chassi de alumínio revestido de fibra de vidro.

VEJA TAMBÉM:

Infelizmente, a DeLorean Motor Company enfrentou muitos problemas financeiros e teve que fechar as portas em 1982. No entanto, o legado do DeLorean permanece na história dos veículos.

Em 1985, o DMC-12 ganhou fama mundial como o carro do filme “De volta para o Futuro”. Desde então, o carro tem sido um ícone cultural e continua a inspirar novas gerações.

O design do DeLorean

Delorean asa de gaivota
Foto: Fonte / 4 Rodas

O design do DeLorean é icônico, e é fácil entender o porquê. As linhas retas e o painel de instrumentos futurista fazem dele um carro que realmente parece ter vindo do futuro. Além disso, o fato de que as portas se abrem para cima torna-o ainda “mais especial”.

Porém, o design do DeLorean estava longe de ser original. Na verdade, era uma cópia praticamente exata do Lotus Esprit S2. A única diferença real é que a forma traseira da Lotus era um pouco mais tradicional com a presença da lanterna traseira tradicional e acessos laterais para os bancos traseiros.

Ao contrário do DeLorean, o Lotus continua sendo um carro muito procurado no mercado de segunda mão. Enquanto isso, há dúzias de DeLoreans à venda por preços astronômicos em qualquer país do mundo – e já imaginou como seria esse preço aqui no Brasil?

VEJA TAMBÉM: Volta ao mundo de Pop 100 CC

O DeLorean foi equipado com um motor V6 Peugeot Renault Volvo oferecendo apenas 130 cavalos de potência a 4500 rpm. Apesar disso, ele conseguia fazer de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e chegar aos 200 km/h.

Ainda em 1982, a produção do carro foi paralisada devido a um escândalo de lavagem de dinheiro da marca com o objetivo de sobreviver financeiramente até o lançamento do DMC-12. Apesar disso, nenhum exemplar do carro conseguiu ficar pronto para ser entregue.

Em 1983, John DeLorean foi preso acusado de tentativa de fraude e lavagem de dinheiro – e sua carreira nunca mais foi a mesma. A fábrica fechou as portas no mesmo ano, e pouco depois do final da produção já era possível encontrar diversos DeLoreans nas ruas pelo mundo todo.

O retorno do DeLorean DMC-12 com motor elétrico

carro modelo antigo de volta para o Futuro
Foto: Fonte / 4 Rodas

Depois dos anos 1980 e 1990, diversas empresas foram fundadas com a intenção de fazer um DeLorean com motor elétrico. A mais bem-sucedida foi a Hybrid Technologies, que criou um modelo chamado Propulsion 1.2.

Porém, a Hybrid Technologies decidiu fechar as portas em 2007 e vendeu o projeto para o seu parceiro da China – uma empresa chamada Epic EV. Nesse mesmo ano, a companhia abriu um escritório nos Estados Unidos e prometeu produzir Delorean com motor elétrico por lá.

No entanto, muitas dessas empresas enfrentaram diversos problemas financeiros até hoje, e nenhuma delas conseguiu chegar realmente perto de um carro produzido em grande escala para venda no mercado geral. Então, quando é que isso será possível?

Aparentemente ninguém sabe bem dizer, mas a Epic EV tem um contrato de exclusividade com a família DeLorean, o que significa que quando eles finalmente conseguirem lançar um carro, ele será chamado de Propulsão 1.2 – nome original da Hybrid Technologies.

Qual é o futuro do carro?

Delorean do futuro
Foto: Fonte / 4 Rodas

Apesar de todas as promessas feitas pela Epic EV, o progresso tem sido lento, mas não impossível.

De acordo com um representante da companhia, através de sua agência de marketing, a primeira cópia do novo DeLorean com motor elétrico será lançada para testes na Califórnia no ano que vem – mas é importante ressaltar que isso não quer dizer que a segunda produção em massa esteja programada.

Nos Estados Unidos, a Monster Motors LLC foi outra empresa que chegou perto de fazer uma versão do DeLorean com motor elétrico, e sua imagem de marketing era bem próxima à do original – inclusive com os faróis levantados. No entanto, a empresa teve que encerrar as atividades devido à falta de financiamento.

No ano passado, um carro chamado O’Neill EV2 foi exibido em um show de carros elétricos na Califórnia, dando a impressão de que finalmente teremos um DeLorean com motor elétrico. ONeill EV2 foi apresentado pelo engenheiro de sistemas do exército americano, Harold O’Neill, e tinha um visual muito parecido com o original.

Entretanto, não se sabe muita coisa sobre esse projeto – inclusive se ele já chegou a fazer um protótipo para testes em estradas reais – mas é provável que o design do O’Neill EV2 tenha sido apenas uma inspiração para a Epic EV. No entanto, não há nenhuma confirmação oficial disso vinda da China até agora.

Você está procurando por este veículo?

carro de luxo
Foto: Fonte / 4 Rodas

Hoje em dia, o DeLorean DMC-12 é considerado um clássico dos anos 80 e é um carro de colecionador. Apesar de não estar mais em produção, o carro continua sendo uma inspiração para os designers automotivos do mundo todo.

Embora o DeLorean seja um carro muito especial, infelizmente ele não é mais produzido. Se você quiser ter um, terá que comprar um usado – mas vale a pena, pois este carro realmente é uma relíquia!

Autor:

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Curiosidades