Dicas

Customização automotiva: como deixar seu carro com a sua cara

customização automotiva
Foto: Fonte / Freepik

28 de Julho de 2022

Então, quando falamos de customização automotiva, não nos limitamos ao conhecido tuning, com modificações na configuração dos componentes e rebaixamento, entre outras práticas muito populares.

Embora esse tipo de ajuste esportivo seja muito popular, também vemos – cada vez mais – popularidade na personalização do carro por outros motivos.

Continue lendo e saiba mais sobre personalização de carros para deixar seu carro com a sua cara!

VEJA TAMBÉM:

O que é a customização automotiva de carros?

customização automotiva: Mustang
Foto: Fonte / Freepik

A customização automotiva, ou tuning, é o processo de fazer alterações nos veículos do centro de usinagem para que eles tenham mais potência, melhor economia de combustível, ou uma condução mais confortável.

A maioria dos carros sai de fábrica com especificações que visam atender às condições de um determinado país e de um determinado público, considerando aspectos e normas padrões.

Neste contexto, o Tuning é uma forma de personalizar o veículo, inserindo recursos de acordo com os gostos, preferências e necessidades do motorista de forma mais específica.

Essa personalização é feita para trazer a satisfação de possuir um carro diferente e modificações podem ser feitas em quase todas as partes do veículo.

Os exemplos mais comuns de modificações externas são aquelas que restauram as características aerodinâmicas do veículo por meio da adição de detalhes laterais, para-choque traseiro e rodas dianteiras.

Exemplos de customização automotiva

Um carro possui muitas partes e peças que podem ser modificadas. A seguir, mostramos os tipos de customização mais populares.

Kits de suspensão

suspensão de carro
Foto: Fonte / Freepik

Trocar a suspensão e embreagem de um carro é uma prática muito comum nos centros urbanos. O kit de suspensão da picape, além de proteger a parte de baixo, também contribui para a estética do estilo.

Com o kit de suspensão, por exemplo, todo o caminhão é levantado, facilitando a colocação de pneus maiores e liberando o veículo de obstruções durante o transporte de cordoalha de aço.

Sistema multimídia

Sistema multimídia
Foto: Fonte / Freepik

Alguns veículos já saíram de fábrica com sistemas multimídia. Em outros modelos, esse recurso é removido para reduzir custos.

De qualquer forma, esse recurso pode ser muito útil. Não é à toa que se trata de um dos acessórios mais populares na customização de carros.

Nesse sentido, para uma experiência musical ainda mais imersiva, é bastante comum trocar os alto-falantes originais por modelos de maior potência ou até alto-falantes personalizados.

O áudio do carro é definitivamente uma das personalizações mais populares. Afinal, é raro encontrar alguém que não goste de ouvir sua música enquanto dirige.

Claro que não é necessário instalar uma “parede de som” que toda a vizinhança possa ouvir, mas substituir os alto-falantes de fábrica por modelos com mais graves, por exemplo, já pode te proporcionar uma experiência completamente diferente.

Bancos

customização automotiva: bancos
Foto: Fonte / Freepik

Os assentos são essenciais para o carro e podem ser modificados de várias maneiras.

Há quem goste de colocar os bancos em formato de concha, típico dos carros de competição, ou aplicar uma camada de couro neles, deixando o automóvel mais luxuoso e confortável.

Ambas as opções tendem a demandar um investimento mais significativo, mas existem maneiras de dar um toque pessoal aos bancos, agregando mais conforto, segurança e/ou identidade sem ultrapassar o orçamento do aluguel de empilhadeira.

Em versões mais acessíveis, é possível recorrer às capas personalizáveis.

Elas permitem que o proprietário personalize os assentos do carro de acordo com suas preferências.

Para se ter uma ideia, há estofados que parecem assentos esportivos e também há aqueles que dão um toque mais feminino.

Envelopamento

Envelopamento carro
Foto: Fonte / Freepik

Muitas pessoas preferem o envelopamento à pintura. De fato, nos últimos anos, adesivos com diferentes estampas e cores se tornaram uma tendência na customização de carros.

Em muitos casos, as estampas representam elementos muito pessoais para o motorista, como motivos étnicos ou relacionados à tatuagens.

Claro, o tradicional preto fosco ou cor de assinatura ainda é relevante. A impressão tradicional que imita a fibra de carbono, especialmente no capô e porta traseira, também é popular.

No caso de carros empresariais, é sempre interessante envelopar para facilitar a identificação da empresa de placa de ACM preço, podendo aplicar a logo e informações da marca, ou para criar uma frota mais uniforme.

Em ambos os caso, o acessório deve conter:

  • Logotipo;
  • Endereço da empresa;
  • Telefone de contato;
  • Slogan.

Pode parecer um detalhe pequeno, mas isso traz mais credibilidade ao negócio e serve até mesmo como publicidade.

Rodas esportivas

carro com rodas esportivas
Foto: Fonte / Freepik

Muitas pessoas querem dar um visual mais esportivo ao seu carro e uma boa forma de mudar o design e alcançar isso é trocando as rodas.

A instalação delas depende do tamanho do aro, dos furos no original, do modelo e do ano de fabricação do automóvel do vendedor de corrimão de inox para escada.

É importante que você faça uma boa pesquisa antes de decidir comprar uma nova roda compatível com seu veículo.

A lei não permite alterar o diâmetro externo de todos os pneus e rodas. Portanto, esta é a primeira observação que deve ser feita antes de qualquer modificação.

Pintura

customização automotiva: Pintura de carro
Foto: Fonte / Freepik

Proprietários mais discretos também optam por cores mais discretas, como o fosco em tons neutros.

Por outro lado, há quem queira chamar a atenção e optar por tons mais claros, além de quem opta por desenhos, como chamas e grafites.

A lei permite a modificação da pintura de um veículo. No entanto, se a mudança for superior a 50%, a documentação do veículo terá que ser alterada no Detran da cidade onde o veículo está registrado.

Luzes

customização automotiva: luzes
Foto: Fonte / Freepik

Faróis de LED, xenônio ou neon e até as luzes do painel: seja qual for o seu estilo, existe a tecnologia perfeita para você.

Quem quer sair do carro com um visual diferente pode investir em anéis de LED, colocados próximos às lâmpadas dos faróis, garantindo uma luz distinta ao mesmo tempo em que consegue-se economizar com a personalização.

Quem optar por algo mais chamativo pode recorrer ao filamento neon, que pode ser colocado em vários locais do veículo.

Por que a customização automotiva é interessante?

customização automotiva: BMW
Foto: Fonte / Freepik

Vamos continuar desenvolvendo o assunto, agora focando nos pontos positivos da customização – seja para carros de uso pessoal ou de empresas.

Adapta-se às necessidades do negócio

A customização automotiva envolve a personalização do veículo às necessidades da empresa.

Por exemplo, refrigerar um veículo utilitário ou colocar giroflex em veículos de segurança particular deixa sua frota mais preparada e sua marca mais competitiva.

Por isso, é importante levar em conta as reais necessidades da loja de churrasqueira pré moldada a fim de atender cada vez melhor a todos os clientes.

Apoio à manutenção da frota

A customização automotiva da frota também ajuda a manter os veículos profissionais bem conservados.

Com o envelopamento, você pode evitar possíveis arranhões no carro. Além disso, o material personalizado que envolve o veículo o protege das influências externas da natureza, como sol, chuva, poeira e até desgaste natural.

Mais segurança

Ainda em relação ao envelopamento, essa customização muitas vezes também limita as ações criminosas. Quase nenhum carro com identificação facilitada será prioridade para quem pratica roubo e furto.

Afinal, é um carro muito mais chamativo que possui todas as informações de identificação da empresa de laudos técnicos, facilitando a localização do carro em situações como essas.

Perceba como a customização não diz respeito só a preferências estéticas; também é uma questão de segurança!

Publicidade lucrativa

Com a marca gravada no veículo, é possível divulgar seu negócio nas rotas de serviço.

Isso significa que os custos relacionados à atividade também são usados ​​para anunciar por quilômetro percorrido.

Como já citamos antes, no adesivo você pode carimbar a identidade da empresa, colocar o nome e a logomarca dela, além dos serviços oferecidos, produtos vendidos e contatos.

Quais são as restrições para customização automotiva?

BMW customizada
Foto: Fonte / Freepik

A personalização do veículo vai além da estética. É necessário seguir algumas regras estabelecidas pelo CONTRAN (Código Nacional de Trânsito) sobre o que pode ou não ser alterado.

O sistema de som, por exemplo, não pode ser muito poderoso: apenas dispositivos que produzem sons de até 10 decibéis são permitidos.

Assim, se o motorista for parado e o volume do som estiver acima do limite legal, ele terá de arcar com uma multa.

Outra modificação que também é muito comum na customização de carros é o rebaixamento da suspensão. Essa mudança estrutural está sujeita a determinadas regras impostas pelo DENATRAN.

Por exemplo, a altura mínima do chão deve ser de pelo menos 10 cm.

Além disso, outras restrições devem ser observadas, como não aumentar ou diminuir o diâmetro externo do conjunto pneu e roda, bem como o uso de pneus cujas dimensões ultrapassem os limites externos dos para-lamas.

Customização automotiva: conclusão

customização automotiva: AMG
Foto: Fonte / Freepik

Neste artigo contemplamos a customização estética, mas também falamos sobre soluções interessantes para a frota de banho de prata, de modo a proteger os veículos e profissionais das empresas.

Em todo caso, fique atento às restrições do Código Nacional de Trânsito para não cometer infrações e tomar multas.

Customizar é, acima de tudo, tornar o automóvel mais seu – desde que respeitando a lei.

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Dicas