Dicas

Saiba a importância de ter um cronograma de cuidados com frota de carros

cuidados com frota de carros
Foto: Fonte / Freepik

28 de Julho de 2022

De modo geral, gerenciamento de veículos que são utilizados dentro de uma empresa pode ser usado para a prestação de serviços ou até mesmo para o transporte de colaboradores.

Nos dias atuais, diversas empresas possuem frota para a realização de serviços, como é o caso de:

  • Empresas de logística e de transporte;
  • Serviços de urgência e emergência (hospitalar);
  • Gráficas e empresas com serviços de comunicação visual;
  • Indústrias;
  • Empresas públicas. 

Ter uma frota é muito importante porque faz com que a empresa tenha maior liberdade para deslocar seus produtos, serviços e funcionários. 

VEJA TAMBÉM:

Além disso, o veículo pode ser utilizado como um meio de publicidade gratuita e de armazenamento de produtos da sua empresa. Mas, ter uma frota envolve desafios, como é o caso de ter uma boa gestão veicular.

O processo de gestão ocorre por meio da manutenção veicular, análise do consumo de combustível, verificação das rotas e quilometragem automotiva e revisões veiculares. 

Para que esse trabalho seja feito de forma eficiente na empresa, é importante criar planos para que os veículos possam funcionar de forma eficiente e com maior redução de riscos e custos.

Por isso, se você tem uma empresa de cuidador de idosos, ou investe em outros segmentos e possui uma frota de veículos, traremos dicas de como realizar a gestão e cuidados com frota de carros de forma eficiente. Prossiga a leitura e acompanhe as orientações. 

Cuidados com frota de carros: entenda a importância 

vários modelos de carros estacionados
Foto: Fonte / Freepik

Antes de falarmos sobre como fazer uma boa gestão de frotas dentro da empresa, é essencial conhecer a importância desse investimento. 

De modo geral, podemos afirmar que a gestão de frotas feita de forma correta faz com que seu negócio seja ainda mais eficiente. 

Existem vários tipos de veículos que podem ser utilizados no ambiente empresarial, inclusive, veículos com tamanhos e estruturas diferentes, híbridos e elétricos

Nesse sentido, o bom gerenciamento traz um conhecimento essencial para a empresa sobre como tem funcionado o seu serviço.  

Isso porque fica muito mais fácil planejar as rotas, controlar as ações e processos e ter informações confiáveis e precisas sobre um negócio. Algumas dessas informações são:

Com essas informações, o gestor consegue ter uma tomada de decisão muito mais eficiente, levando em conta a análise e verificação de dados, além de ter novas oportunidades. 

Outro aspecto importante da gestão de frotas para sua empresa de conserto de equipamentos hospitalares é a economia obtida com a redução de custos desnecessários. 

Isso ocorre porque sua empresa realiza com frequência as manutenções que são exigidas, levando em conta o período correto para fazê-las de forma preventiva. 

Como fazer o gerenciamento de frota correto?

cuidados com frota de carros: vans estacionadas
Foto: Fonte / Freepik

Agora que você já sabe a importância de fazer um bom gerenciamento de frotas da sua empresa, é importante saber como essa gestão pode ser feita de uma maneira eficiente. 

O primeiro passo é fazer uma análise de como está sua frota e quais são os veículos da sua empresa.

Ou seja, sua frota é formada por caminhões, carros e ônibus? 

A partir dessa identificação, vale a pena analisar qual é o estado do automóvel e se existe a necessidade de fazer consertos e manutenções corretivas. Além disso, é importante saber também:

Com essas orientações, sua empresa de filtro de osmose reversa residencial consegue ter uma visão ampla e ao mesmo tempo específica do negócio, sabendo onde é possível investir. 

Quando falamos em cuidados com frota de carros é importante criar uma política de utilização

empresários impondo normas em contrato
Foto: Fonte / Freepik

Com essas orientações, é possível entender que vale a pena a sua empresa criar uma política de como os veículos devem ser utilizados, ou seja, explicar de que forma os motoristas devem conduzir levando em consideração:

  • Velocidade máxima;
  • Equipamentos de segurança;
  • Custos com multas;
  • Determinação de metas e prazos para atingir os objetivos. 

Isso é essencial para que sua empresa tenha um respaldo para exigir algo dos colaboradores, assim como para ter mais economia e redução de custos. 

Esse processo também deve envolver muito planejamento, assim como a delimitação de ferramentas e dos processos que são mais recomendados para a realização dos serviços. 

Por exemplo, digamos que sua empresa trabalhe com serviço de remoção de pacientes e precisa definir um planejamento de ações. 

O ideal é ter um rastreamento veicular, assim como treinar os motoristas sobre como eles devem agir. Isso é essencial para garantir a segurança de todos. 

Tudo isso pode ser bem administrado por meio de relatórios com informações precisas sobre o desempenho veicular e do condutor, de modo que o gestor tenha uma análise correta e boas decisões. 

Isso faz com que todo o processo veicular seja muito mais ágil e que os clientes consigam ficar contentes com a realização dos serviços prestados. 

A nossa próxima dica diz respeito ao processo do gestor ter um controle sobre a política que foi estabelecida na empresa.

Isso contribui para a identificação de um diagnóstico de gastos, além da verificação sobre os investimentos que são necessários.

Tecnologia e gestão de frotas 

rua
Foto: Fonte / Freepik

A partir das dicas que já apontamos para sua empresa de home care em SP, vale a pena pensar em formas de oferecer ao cliente cada vez mais uma boa experiência no contato com sua marca, assim como a realização de um bom serviço. 

Isso envolve também a questão como o transporte é realizado dentro da empresa, e para favorecer a realização do processo de gestão, existem cada vez mais equipamentos digitais, como os sistemas de monitoramento dos processos. 

Com a inserção de ferramentas tecnológicas, a empresa começa a vivenciar diversos benefícios, independentemente de qual é sua área de atuação.

Podemos ressaltar um aumento da produção ligada à área operacional da empresa, além de:

  • Reduzir os custos com combustível;
  • Atuar na manutenção preventiva do automóvel;
  • Evitar que infrações de trânsito ocorram;
  • Verificar uma jornada de trabalho para os condutores que seja eficiente;
  • Analisar de forma rápida quais são os problemas que a gestão de frotas está enfrentando.

Hoje em dia, a tecnologia está em todos os locais, seja para realizar o aluguel consultório médico ou para conduzir um automóvel. 

Por isso, vale a pena fazer o investimento assertivo, planejando e programando todas as etapas dentro da empresa. Esse controle de atividades e obtenção de relatórios é essencial para que a rotina de trabalho seja avaliada de forma correta. 

A tecnologia também contribui do ponto de vista de tornar o negócio mais ágil, por exemplo, com o uso de GPS, que fornece a localização correta do condutor e que permite um planejamento de rota que seja mais seguro, curto e livre do congestionamento. 

Com isso, a empresa consegue ganhar tempo, o que é fundamental quando falamos sobre o deslocamento de produtos ou pessoas.  

Outras considerações importantes sobre os cuidados com frota de carros

cuidados com frota de carros: frota de caminhões
Foto: Fonte / Freepik

Outro ponto importante que a tecnologia pode contribuir diz respeito ao processo de formação do condutor e de sua conscientização sobre como conduzir o automóvel. 

O treinamento do colaborador sobre a conservação do veículo é essencial para a empresa. Isso envolve aulas sobre direção defensiva, mecânica do automóvel, cuidado com o meio ambiente e impacto social. 

Existem alguns softwares de aulas e materiais digitais que podem trazer orientações para o condutor de um veículo que presta serviço de cuidadora de idosos ou outros serviços para setores diferentes de atuação. 

Vale ressaltar que o processo de treinamento e orientação também deve ser feito pelo gestor de frotas, para que ele consiga entender como funciona o sistema e assim, tomar decisões corretas dentro da empresa. 

A partir das dicas que apresentamos aqui, não importa se sua empresa trabalha com automóveis de pequeno porte ou até mesmo, de grande porte para fornecer o serviço de aluguel de andadores

O que importa é que sua empresa precisa ter uma boa gestão das frotas, pois isso melhora o serviço que é entregue ao cliente, aumenta a eficiência e agilidade da empresa e ainda reduz gastos desnecessários. 

Dessa forma, os cuidados com frota de carros garantem a satisfação do cliente em relação ao seu negócio ficará ainda maior e isso também contribui para a divulgação positiva da sua marca diante dos concorrentes.

Por isso, não deixe seu negócio de fora da gestão eficiente de frotas e do uso da tecnologia.

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Dicas