Dicas

Uso diário do carro até trabalho: Saiba como economizar combustível

como economizar combustível: homem dirigindo
Foto: Fonte / Frepik

28 de julho de 2022

Na verdade, economizar combustível e dinheiro andam de mãos dadas. É por isso que os motoristas inteligentes usam várias técnicas para tirar proveito desse fato. 

Várias técnicas não significam que sejam difíceis de gerenciar. Na verdade, consistem até mesmo em dicas fáceis de incorporar na rotina, otimizando o custo do trajeto entre casa e trabalho, e do trabalho para casa.

Assim, ninguém precisa se preocupar em fazer mudanças significativas dentro das rotinas habituais. 

A seguir serão apresentadas algumas dicas que servem para trajetos curtos e longos, para todo tipo de motorista que deseja saber como economizar combustível e, consequentemente, poder salvar algum dinheiro em tempos de economia instável por diversos fatores.

VEJA TAMBÉM:

Pneus que economizam combustível

homem calibrando pneus
Foto: Fonte / Frepik

A manutenção regular do carro é uma economia de combustível subestimada. 

No entanto, manter o veículo funcionando sem problemas, como a troca de anéis de segmento do motor, se for necessário, garante que nenhuma gota de combustível seja desperdiçada em problemas fáceis de corrigir. 

Usar o óleo de motor errado pode ser um deles. Por isso é preciso descobrir qual óleo de motor deve ser utilizado no veículo, com uma simples leitura do manual. 

Ainda assim, há etapas em que o proprietário do veículo pode seguir sem envolver o serviço de terceiros, e custa apenas alguns minutos a cada poucas paradas.

Antes de sair para abastecer, é preciso verificar se os pneus ainda estão frios. Uma vez restabelecido, é preciso levar o carro no medidor de pressão e verificar se há ar nos pneus. 

Isso é benéfico para a segurança geral de condução e, além disso, pode transformar qualquer conjunto de pneus mais econômicos no próximo abastecimento.

Para realmente se beneficiar disso, é preciso calibrar os pneus dentro das especificações propostas pelo fabricante do veículo.

Como economizar combustível? Abasteça em um posto de gasolina de confiança

como economizar combustível: posto de gasolina
Foto: Fonte / Frepik

Assim como dirigir em velocidades sensatas, comparar os melhores preços de gasolina ou diesel pode parecer óbvio, mas é crucial. Mais ainda, é preciso identificar os melhores locais para o fornecimento do combustível.

Para se ter uma ideia, não é incomum que motoristas usem o mesmo posto de combustível só porque está convenientemente localizado, como no caminho de volta do trabalho. No entanto, isso não significa, necessariamente, o melhor preço ou mais qualidade do material adquirido.

Se a luz de combustível acender, o posto mais próximo é compreensível, mas na maioria das vezes, o melhor é comparar os preços dos combustíveis e verificar se há avaliação de conformidade de fiscalizadores do setor petrolífero e de energia.

De um modo geral, os postos de combustível dos supermercados oferecem o combustível mais barato, embora alguns postos independentes também ofereçam preços baixos. 

Vale recorrer a amigos e colegas sobre onde eles conseguem o combustível e tentar economizar dinheiro, avaliando também a confiança e qualidade do local.

Apenas dirigir alguns quilômetros extras pode economizar alguns centavos por litro, o que vale a pena no âmbito geral.

Desligue o motor sempre que possível

carros estacionados
Foto: Fonte / Frepik

Quando se trata de desligar o motor, se pretende apontar para momentos específicos, como quando está parado em um engarrafamento, no meio do trânsito, em que não há uma solução de saída imediata. 

Ou então, enquanto espera que alguém saia de uma vaga dentro de um estacionamento de um shopping, mas está levando mais tempo do que o necessário. 

Desligar o motor ajuda a reduzir os custos de combustível e evita problemas com os blocos intertravados da mecânica

Dependendo da tecnologia veicular, há alguns carros que possuem um recurso conhecido como “modo cidade”, que desliga automaticamente o motor se ficar parado por um tempo. 

A primeira vez que isso acontece, o motorista pode entrar em pânico, mas logo se acostuma. 

O modo cidade é um método de economia de combustível, portanto, quem pensa em comprar um carro novo, esse é um recurso a ser observado.

Para saber como economizar combustível livre-se da sobrecarga no porta-malas

como economizar combustível: porta malas com compras
Foto: Fonte / Frepik

Mais peso no carro significa maior uso de combustível. Portanto, se guarda muitos objetos no porta-malas do veículo, como desinfetantes hospitalares utilizados em períodos específicos, retirá-los pode ser a maneira mais rápida de ver uma melhor taxa de consumo de combustível.

Há acessórios externos presos, como suportes para bicicletas e caixas de teto, que podem ser facilmente removidos para reduzir os custos de combustível. 

É improvável que se use em todas as viagens para o trabalho, portanto, podem ser removidos e ser instalados apenas quando for fazer uma viagem a passeio com a família ou os amigos. 

Use de forma inteligente o ar condicionado

usando ar condicionado do carro
Foto: Fonte / Frepik

Outra maneira simples de reduzir os custos de combustível é usar menos ar condicionado. Os proprietários de veículos podem não perceber que esse equipamento usa combustível, mas o compressor em que a unidade funciona é alimentado por ele. 

De fato, pesquisas mostraram que, se o ar condicionado for usado regularmente para controlar a climatização do seu carro, inclusive concentrador de oxigênio preço pode haver um aumento de consumo de combustível entre 8% e 10%.

Conforme a região em que se encontra, e se estiver muito calor, talvez abrir as janelas do veículo seja uma solução mais apropriada quando se trata de economizar combustível. 

Mantenha o giro do motor estável para economizar combustível

ligando carro Star stop
Foto: Fonte / Frepik

Acelerar demais ou de menos pode ser muito prejudicial para quem pretende gastar menos combustível.

A condução com eficiência de combustível inclui a mudança para a marcha correta dentro da velocidade em que o veículo se encontra. 

Isso significa que o ideal é manter as rotações baixas. Altas rotações significam mais rotações do motor, o que, consequentemente, resulta em um maior consumo de combustível.

Dessa forma, em um trajeto entre a residência e o local de trabalho, principalmente em áreas urbanas, o melhor a se fazer é mudar para a marcha mais alta possível, havendo a possibilidade de ampliar a velocidade, pois isso mantém as rotações baixas e não exige tanto do motor.

Ainda assim, é preciso respeitar os limites de velocidade das vias, tanto as avenidas principais quanto as ruas menos movimentadas.

Ao dirigir com baixas rotações enquanto pensa no futuro, o motorista certamente economiza combustível.

Planejamento de viagens é uma necessidade

como economizar combustível: casal indo viajar de carro
Foto: Fonte / Frepik

Como última sugestão, que não deve ser subestimada, quando se pensa em como economizar combustível, é reduzir a quilometragem, mesmo em trajetos curtos como de profissionais que utilizam o veículo apenas para ir até o trabalho. 

A ideia, aqui, é planejar com antecedência todo o dia. Se houver reuniões, o ideal é fazer um roteiro que possibilite ir de um ponto a outro, mas em sentido para a casa, no final do dia. 

Isso também vale para quando for colocar o veículo na estrada. Caso o motorista tenha tarefas para fazer, pode verificar se é possível combinar as viagens com uma reunião de negócios.

Com uma viagem mais longa, o motor pode atingir a temperatura ideal de trabalho. Dessa forma, consome menos combustível do que quando se faz várias viagens mais curtas. 

Ainda assim, vale reforçar algumas sugestões apresentadas, para garantir a economia de combustível. São elas:

  • Desligar o ar condicionado; 
  • Desligar o motor quente nos semáforos demorados;
  • Dirigir na marcha correta;
  • Manter a pressão recomendada dos pneus;
  • Pensar à frente enquanto dirige;
  • Reduzir o peso desnecessário;
  • Reduzir a resistência do ar;
  • Usar o óleo de motor correto.

Várias viagens mais curtas significam várias partidas a frio para o motor. No final, o proprietário do veículo pode realmente estar usando tanto combustível em várias viagens curtas quanto em uma longa.

Como economizar combustível leva a benefícios ao seu dia a dia?

amigos sobre carro na praia
Foto: Fonte / Frepik

A partir do momento que um motorista pratica algumas das dicas de direção corretas mencionadas acima, provavelmente já está economizando dinheiro e ajudando a reduzir as emissões nocivas de combustível, o que são benefícios valiosos.

De maneira apropriada, em muitos casos, é difícil mudar hábitos de direção arraigados da noite para o dia, mas manter um registro do consumo de combustível nos próximos meses pode mostrar os diversos benefícios além da economia de gasolina. 

Levar a uma oficina para guindaste giratório e verificar as condições do escapamento também são medidas que ajudam na economia de combustível, e em menor emissão de gás carbônico.

Conclusão

Para saber como economizar combustível, seja no dia a dia na rotina de trabalho, ou em uma viagem a passeio, tudo vai depender de cada situação individual e a atenção constante a várias práticas.

No entanto, quando se combina as dicas e sugestões de uma maneira que funcione para cada motorista, as chances de se reduzir os custos de combustível aumentam de forma considerável.

Por fim, cabe ressaltar que a manutenção de máquinas industriais regular vale também para um veículo, além de ajudar a manter a eficiência de combustível do motor. 

As peças do motor trabalham em conjunto. Se a manutenção for mal feita, o lodo e a corrosão se acumularão entre as peças, dificultando o funcionamento suave de todas as engrenagens. 

É também por isso que os óleos de motor são importantes. Afinal, um bom material, de alto desempenho, pode reduzir o atrito no motor, combater o lodo e melhorar a economia de combustível.

Deste modo, passar em uma oficina especializada, para fazer a manutenção correta do veículo, e verificar a substituição de peças, ou mesmo a necessidade de uma junta de vedação também deixa tudo ajustado, sem que seja necessário pensar muito em como economizar combustível, pois tudo estará devidamente regulado, demandando menos esforço do motor para a locomoção do carro.

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Dicas