Dicas

Dicas incríveis de cuidado com carro para o trabalho

homem na frente de carro vermelho
Foto: Fonte / Freepik

30 de Julho de 2022

Ou seja, faz parte das ações que você pode (e deve) fazer pelo seu veículo para utilizá-lo com qualidade para ir ao trabalho e passeios. 

Um veículo que recebe manutenção regular contribui menos para a poluição, usa menos combustível, funciona com mais eficiência e dura mais, quando comparado com aqueles que não recebem os cuidado com o carro necessários.

Cabe ressaltar que os veículos modernos são projetados para durar mais, ​​em comparação aos carros fabricados até poucas décadas atrás. Apesar disso, ainda é crucial manter os cuidados com as estruturas.

Afinal, a chave para a longevidade é manter os cuidados, como os níveis de fluido e substituir os óleos e lubrificantes junto com os principais componentes de manutenção regularmente. 

VEJA TAMBÉM:

Dicas para melhorar o cuidado com o carro

proprietário limpando carro
Foto: Fonte / Freepik

Embora seu veículo possa parecer sempre um meio de transporte confiável para ir até uma loja comprar um aparelho de endoscopia, um carro está quase sempre em um estado consistente de degradação, devido ao uso e condições das vas percorridas. 

Assim, é importante ter atenção a alguns cuidados, revisões e práticas específicas, como:

  1. Lubrificação e fluídos;

A lubrificação do motor garante um funcionamento seguro e apropriado a diferentes sistemas, como freios e direção hidráulica, e a substituição de fluídos é importante porque eles queimam e podem contaminar.

  1. Troca de filtros;

Os filtros que impedem a entrada de contaminantes no motor com a entrada de ar e das linhas de combustível atingem a capacidade ao longo do tempo. Sem mencionar que as pastilhas de freio que fornecem poder de frenagem, se desgastam a cada desaceleração.

  1. Cronograma de manutenção;

Por essas razões, entre outras, os fabricantes de veículos fornecem um cronograma de manutenção com base na quilometragem. 

Este cronograma de serviço feito até mesmo com aventais descartáveis, é projetado para que os proprietários de veículos experimentem longevidade, confiabilidade, segurança e desempenho ideal do veículo. 

O cronograma de manutenção do seu veículo abrange a vida útil veicular e inclui uma ampla variedade de sistemas e componentes do veículo, incluindo:

  • Lubrificação dos componentes do motor;
  • Mudanças de fluido hidráulicos, freios e radiador;
  • Substituição da vela de ignição;
  • Substituição do filtro de ar do motor e combustível;
  • Trocas de óleo.

Esses tipos de itens de manutenção não devem ser negligenciados se você quiser experimentar uma vida útil prolongada do veículo. 

Outras dicas do manual do proprietário para cuidado com o carro

mecânico usando manual
Foto: Fonte / Freepik

Além da manutenção regular, há o cuidado com o carro que pode ser realizado com menor frequência, mas ainda assim são importantes para garantir o funcionamento do automóvel e para que tenha uma vida longa.

Assim como uma cirurgia de catarata preço funciona para as pessoas quanto ao cuidado com a visão.

Essas tarefas incluem substituição de fluidos de transmissão, a troca de óleo e o rodízio de pneus. 

Também é preciso ter atenção ao tempo em que essas atividades devem ser feitas e as orientações profissionais e de fabricantes, conforme as especificidades do carro.

Por exemplo, é comum que lojas e concessionárias recomendem a troca de óleo a cada 5 mil quilômetros. Contudo, de modo geral, mecânicos e fabricantes indicam uma variável entre cinco mil e 10 mil km. 

Por isso, é preciso identificar qual é o caso do veículo em questão junto a esses profissionais, bem como os impactos que sua rotina pode apresentar para a manutenção.

Assim, é importante avaliar a seção listada pela fabricantes para o cronograma de manutenção, que informa a frequência de processos como:

  • Rodízio dos pneus; 
  • Substituição de fluidos e peças;
  • Avaliação de pastilhas de freios.

Se não encontrar o manual do proprietário, uma rápida pesquisa em uma plataforma de busca, ou no próprio site do fabricante do veículo, pode disponibilizar as informações em forma de e-book. 

Ao seguir o cronograma de manutenção ideal para o seu veículo, você pode evitar inspeções, reparos e substituições de alto custo, e manter seu carro funcionando por muitos anos. 

A bateria é parte essencial de um veículo

bateria carro
Foto: Fonte / Freepik

Um profissional da área de medicina, especializado em prostatectomia radical, por exemplo, não pode sofrer com uma parada inesperada do veículo ao se direcionar para uma cirurgia, por exemplo.

Assim, este e outros diversos profissionais que utilizam o veículo para se locomover até o trabalho, devem saber que uma peça essencial para o funcionamento de qualquer veículo é a bateria. 

Durante os meses mais frios, a bateria é colocada sob maior pressão devido a partidas a frio e cargas mais pesadas devido às luzes do veículo, aquecimento e outros recursos que precisam aquecer adequadamente para serem ligados efetivamente a funcionar.

Quanto mais fria a temperatura fica, mais lentas as reações químicas dentro da bateria podem ocorrer, o que reduz o desempenho.

Mesmo quando um veículo não está sendo usado, itens elétricos continuam funcionando em segundo plano, como dispositivos de segurança, que podem descarregar a bateria. 

Para manter a bateria carregada, é preciso ligar o carro uma vez por semana e deixar funcionando por 15 minutos. 

Evite ligar e desligar o veículo em rápida sucessão, pois o motor de partida usa energia da bateria a cada vez, mesmo que esteja integrado a torres de resfriamento de água.

Garantir que a bateria do seu veículo tenha um bom nível de carga é importante para um funcionamento ideal. 

Por isso, marque uma verificação de integridade com uma oficina especializada para verificar sua bateria e outros componentes para evitar qualquer tipo de problema.

Quais são os benefícios da manutenção do seu veículo?

mecânico consertando motor
Foto: Fonte / Freepik

Ao ter mais cuidado com o carro, você pode aumentar a segurança, reduzir despesas, aumentar o desempenho do veículo e até economizar tempo e dinheiro. 

Vários recursos do seu veículo, do motor aos pneus, precisam de um pouco de manutenção de tempos em tempos. Se eles não tiverem, seu veículo, e o bolso, podem sofrer.

  1. Longevidade;

Um dos benefícios mais importantes de uma boa manutenção do carro é que você dará a ele uma vida útil mais longa. Da mesma forma que um médico indica uma cirurgia de vesícula para os cuidados do corpo humano.

De maneira ideal, a manutenção do seu carro não exige tantos reparos em suas peças. Assim, você deve verificar regularmente os níveis de fluido, pressão dos pneus, luzes, freios e bateria. 

Se você mantiver essas peças em boa forma, elas provavelmente durarão mais. Um bônus adicional é que um carro bem conservado terá um valor de venda mais alto, caso você decida trocá-lo.

  1. Segurança;

Outro benefício da manutenção do seu veículo é que, ao fazê-lo, você aumenta a segurança geral. Na maioria dos casos, a condução segura está relacionada ao estado do seu carro. 

Se a capacidade do seu carro de operar corretamente for prejudicada, há riscos de segurança não apenas para você e seus passageiros, mas também para qualquer pessoa que compartilhe a estrada com você. 

Por exemplo, se seus pneus não estiverem com ar suficiente, e de acordo com a recomendação do fabricante, você aumenta a chance de furar ou estourar, causando acidentes.

Certifique-se de que a pressão dos pneus esteja no nível adequado e que a banda de rodagem seja grossa o suficiente.

Além disso, faça o rodízio dos pneus a cada duas trocas de óleo. Fazer todas essas ações pode aumentar sua quilometragem, mantê-lo seguro e evitar que seus pneus fiquem carecas. 

homem abraçando seu carro
Foto: Fonte / Freepik
  1. Vai poupar dinheiro a longo prazo;

Naturalmente, a manutenção do seu carro também economiza dinheiro, e de várias maneiras. 

Primeiro, um carro bem conservado funciona melhor e, portanto, resulta em melhor economia de combustível, bem como reduz a necessidade de manutenções mais invasivas para troca de peças com problema, por exemplo.

Se o motor do seu veículo estiver mal ajustado, por exemplo, pode fazer com que seu carro use até 50% mais combustível no trajeto para o trabalho ou a caminho de uma clínica para realizar a varicocele tratamento.

Além disso, a pressão adequada dos pneus, trocas regulares de óleo e filtros limpos podem melhorar sua economia de combustível, portanto, verifique o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante.

A manutenção do seu veículo também lhe poupará dinheiro, evitando o trabalho extensivo, ou mesmo a substituição, das peças do seu carro. 

Reforçando, uma bateria normalmente dura de dois a três anos, mas você pode prolongar a vida útil de outros recursos em seu veículo verificando-os rotineiramente, em vez de esperar até que eles não possam ser consertados e precisem ser substituídos.

  1. Desempenho e economia de combustível;

A manutenção regular do motor aumenta o desempenho do seu veículo. Com isso ele vai rodar mais suave e silencioso.

Melhor desempenho significa que precisa de menos combustível para funcionar. Isso contribui para uma melhor economia de álcool, gasolina ou diesel.

Trocas de óleo pouco frequentes, ou óleo de baixa qualidade, podem causar um aumento no consumo do combustível.

Os injetores de combustível permitem que o combustível entre no motor e pode causar inundações quando estiver ruim.

As velas de ignição criam energia de combustão e, quando não funcionam corretamente, o veículo usa mais combustível para compensar a energia. 

Problemas com o alinhamento também criam uma rotação mais alta, pois o carro usa mais gasolina enquanto desenvolve velocidade.

  1. Proteção ao meio ambiente;

Quando você não faz a manutenção do seu veículo regularmente, aumenta o número de emissões nocivas liberadas no ar. 

Isso contribui para a poluição atmosférica, as mudanças climáticas e outros resultados negativos. Quem trabalha em um hospital veterinário 24 horas sabe o quanto é importante cuidar da natureza, e o cuidado com o carro faz parte de uma consciência tranquila.

Cuidado com o carro: conclusão

lanterna carro branco

Não é nenhum segredo que um veículo com melhor manutenção opera com mais eficiência, mas manter-se em dia com o cronograma de manutenção do seu veículo economiza dinheiro a longo tempo. 

Juntamente com um mecânico confiável, a manutenção de rotina garante que seu carro seja inspecionado regularmente, o que pode detectar problemas antes que eles se tornem uma despesa maior para reparos como resultado de negligência. 

Outro fator a considerar é que, se o seu veículo estiver coberto pela garantia do fabricante, seguir o cronograma de manutenção recomendado pela fábrica garante que seu veículo esteja em conformidade e seja coberto em caso de reclamação.

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Dicas