Curiosidades

Por que os brasileiros amam carros rebaixados? Saiba o motivo

carros rebaixados
Imagem: Fonte Jetpack [Divulgação]

Augusto de Souza – 12h50 – 11/02/2023

Por que os brasileiros amam carros rebaixados?

Polo rebaixado
Imagem: Fonte Jetpack [Divulgação]

Assim como metaleiros gostam de calças rasgadas, como os punks gostam de estilos agressivos e diferentes, como mulheres gostam de maquiagem e roupas caras, muitas pessoas gostam de carros rebaixados, quanto mais baixo melhor, alguns centímetros do chão, em alguns modelos até placas de aço são utilizadas sob a carroceria para proteger o veículo rebaixado de possíveis arranhões no asfalto.

VEJA TAMBÉM:

De qualquer forma, este tipo de customização, é um estilo que se tornou muito comum entre jovens e chama a atenção por onde passa, mas ainda existem algumas dúvidas; não é proibido rodar com um carro rebaixado? Causará danos e encurtará a vida útil do veículo? Isso muda o conforto e a dirigibilidade do veículo?

O que muda nos carros rebaixados?

Como sabemos, a modificação da suspensão é um trabalho delicado que afeta diretamente a segurança e o conforto do veículo.

Portanto, uma inspeção deve ser realizada por uma oficina homologada pelo Inmetro e posteriormente autorizada pelo órgão de trânsito local.

Andar em carros rebaixados é proibido no Brasil?

A respeito da proibição, há muitos anos há uma polêmica no Brasil, e os departamentos de trânsito de várias cidades adotaram medidas de proibição, mas são temporárias, pois encontraram brechas legais que permitem a pessoa possuir um carro rebaixado. 

Mas isso só é possível desde que o Conselho Nacional de Trânsito inspecione e normalize, o que nem sempre acontece.

Vejamos o que diz a lei:

“Através da Resolução nº 479 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no DOU, em 26 de março de 2014, autorizou-se, novamente, a circulação de veículos com suspensões modificadas, ou seja, carros rebaixados ou com suspensões elevadas.” Fonte.

Isso significa que você pode modificar seu carro desde que o Detran e o Contran autorizem a modificação, mas esta modificação deve constar no documento do carro.

Leia mais: Vale a pena comprar carros de leilão de financeira? Saiba como funciona leilão de carros

Como é dirigir um carro rebaixado?

Além de comprometer a segurança das pessoas, rebaixar um veículo altera completamente sua dirigibilidade, perdendo conforto e estabilidade, além de gerar maiores desgastes de pneus e peças do veículo.

Os carros atuais são construídos com engenharia moderna, por montadoras especializadas, mas para manter suas características de fábrica, qualquer alteração pode afetar completamente seu desempenho e durabilidade.

Mas pessoas apaixonadas, são pessoas apaixonadas, e não querem saber de blá blá blá, querem desfilar na rua em carro rebaixado com estilos diferentes, gosto é gosto, afinal cada um tem o seu, mesmo que seja se tratando do seu carro.

O motivo dos brasileiros amarem carros rebaixados é basicamente paixão, estilo, gosto e design.

Para uma paixão não há limites não é verdade?

Veja alguns modelos que rodam por ai no nosso país:

Autor:

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Curiosidades