Atualidades

Vale a pena comprar carros de leilão de financeira? Saiba como funciona leilão de carros

Veículos de leilão no pátio
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Fabio Marinho Cunha – 18h52- 08/02/2023

No Brasil e em vários outros países é oferecido essa forma de adquirir veículos. Nos pátios espalhados pelo país, concentram-se uma infinidade de opções, várias marcas modelos e categorias, vai de quadriciclo a caminhões pesados.

Confira agora as diversas situações do estado em que se encontram esses carros de leilão financeira.

Como funciona o leilão de carros?

carros de leilão de financeira
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Nesta opção são oferecidos veículos tomados de financiamento, por algum motivo circunstancial, o antigo proprietário deixou de efetuar o pagamento das parcelas e após negociação com o banco ou por busca e apreensão o bem é entregue à instituição.

Em alguns casos ocorrem:

A entrega amigável na qual o devedor realiza uma entrega espontânea, com isso quem ganha é o comprador,  o novo proprietário, pois os veículos são entregues com uma certa dignidade: eles vêm normalmente com chave, manual de instruções e boa conservação.

VEJA TAMBÉM:

Carros de leilão de financeira tendem a não constar no documento por isso é interessante realizar um laudo cautelar, uma análise mais profunda, assim você saberá todos os detalhes do veículo.

Em qual estado os carros de leilão de financiamentos são encontrados?

carros de leilão de financeira
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Pequena monta

carro amassado
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Nesta opção, são oferecidos veículos com pequenas avarias, nas quais os reparos são mais em conta, são pequenos amassados, talvez um farol, uma lanterna quebrada, danos superficiais; que não alteram a estrutura do veículo, mas neste caso consta no histórico.

Média monta

carro batido
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Nesta opção, é necessário um olhar bem mais criterioso, talvez um auxílio de um profissional, um especialista, um mecânico, um lanterneiro, pois trata-se de veículos com avarias mais profundas, reparos com altos valores, veículos com estruturas comprometidas, sendo assim, todo cuidado é pouco, fique atento nesse tipo de negócio, entretanto, lembrando também que consta no documento: sinistro, o que gera depreciação do valor do mesmo.

Chassi remarcado

carros de leilão: Chassi remarcado
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Nesta opção, o veículo pode ter sido fruto de roubo/furto, usado como veículo “clonado”, ou também alguma avaria na numeração do chassi, números raspados, adulterados, ou até mesmo ferrugem.

No documento consta REM 

marcação chassi nos vidros
Foto: Fonte / Reprodução Internet

É obrigatório a troca também de todos os vidros do veículo: Com o novo número do chassi. Veículos neste estado tem valor abaixo da tabela Fipe.

Grande monta

Grande monta leilão, carro em perda total
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Estes veículos de leilão, estão impossibilitados de rodar; são os famosos (PT) Perda total. Estão direcionados ao ramo de autopeças. Apenas pessoas jurídicas podem arrematá-los.

Na teoria a revendedora de peças usadas (ferro velho) tem de realizar um inventário, peça por peça antes de colocá-las à venda ao público. Ao comprar peças usadas certifique-se da procedência das peças. Não alimente o crime!

As instituições governamentais também realizam leilões

Foto: Fonte / Reprodução Internet

Prefeituras, Governo do Estado, Governo Federal

Estes são veículos apreendidos em blitz com débitos de IPVA, multa etc. 

Os proprietários têm o direito de regularizar os veículos em determinado prazo, caso contrário vão a leilão. 

São recorrentes também em leilão: Renovação de frota, veículos fruto de estelionato ou quaisquer outros crimes.

Quem é entusiasta automotivo se surpreende ao ver as super máquinas leiloadas pela polícia federal, entre elas podemos citar, Porsche, Mercedes, BMW, Land Rover, e até Ferrari. 

Vale a pena comprar carros de leilão de financeira?

carros de leilão: carros de luxo em leilão
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Outra curiosidade são os carros 0 km que por sua vez não podem ser comercializados em concessionária autorizada caso tenha avarias, isso pode ocasionar em acidentes com transporte ou até mesmo em agências de veículos.

Leia mais: Características encontradas nas melhores motocicletas de trilha

Alguns com minúsculas avarias são ótimas oportunidades de negócio.

Em todos os leilões, fiquem atentos no EDITAL, neles constam todos os detalhes, características, observações dos veículos em questão burocrática (débitos e custos adicionais), e o estado que os veículos se encontram.

Ainda existe muito preconceito no mercado de comércio de carros de leilão, mas para quem tem interesse, é um nicho que traz muitas oportunidades de negócios, seja para o comprador final (uso próprio) ou revenda.

Espero ter ajudado a esclarecer dúvidas. Obrigado

Fábio Marinho
Tem como profissão motorista e redator para blogs de veículos. Sempre foi apaixonado por carros, é um exímio conhecedor de tudo que envolva o mundo automotivo, seja na parte de lançamentos, mecânica, motores e tem muitas histórias para contar. Frequentador de eventos de carros e motos em todo o país, traz informações para agregar a experiência dos leitores do blog.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Atualidades