Técnica

Por que você deve fazer a limpeza de bicos injetores + Passo a passo completo de como limpá-los

Limpeza de bicos injetores
Foto: Fonte / Freepik

Para manter os bicos injetores em perfeitas condições, eles precisam ser limpos de tempos em tempos. 

Você pode até descobrir que, com algumas queixas, como luzes do motor de verificação acesas e problemas de manutenção, podem realmente ser resolvidos desobstruindo seus injetores antes de embarcar em um curso caro de substituição do injetor de combustível . 

Isso é um presságio da pergunta – qual é a melhor maneira de realizar a limpeza de bicos de forma correta?

Se preferir separamos um vídeo do canal do Rodolfo Condi Ribeiro para você aprender como fazer a limpeza na prática:

Por que você deve fazer a limpeza de bicos e como eles ficam entupidos?

Embora gostemos de pensar que o nosso combustível está sempre limpo e filtrado, a verdade é que a maior parte da gasolina e do óleo recolhem impurezas minúsculas em forma de partículas quando atingem o funcionamento interno do seu automóvel. 

Muitas vezes, eles virão de suas próprias linhas de combustível degradadas, filtros ou até mesmo ferrugem no interior do tanque de combustível . 

Com os bicos finos nos injetores, não demora muito para que essas partículas impeçam o fluxo de combustível.

VEJA TAMBÉM:

O que você precisa para limpar os bicos injetores do seu veículos?

motor veículo: realizando a limpeza de bicos
Foto: Fonte / Freepik

Para limpar bicos injetores, você precisará do seguinte:

  • Limpador de injetores de combustível;
  • Mangueira de borracha flexível;
  • braçadeiras de aço;
  • Uma bateria;
  • Óculos de segurança;
  • Luvas de borracha;
  • Uma bandeja de gotejamento;
  • Cabos elétricos cortados;
  • Novos anéis do injetor de combustível.

Passo a passo completo de limpeza bicos injetores do automóvel

profissional de mecânica consertando motor
Foto: Fonte / Freepik

Adquira uma máquina de limpeza de bico ou um kit de limpeza de injetores de combustível

Certifique-se de que é adequado para o seu veículo, perguntando ao vendedor ou enviando um e-mail para o revendedor online. 

kit de limpeza de injetores de combustível
Foto: Fonte / Freepik

O ideal é procurar um pacote que venha com um fluido à base de PEA (polieteramina), pois isso é muito eficaz para quebrar os depósitos de carbono e fuligem que tendem a entupir os bicos injetores.

Encontre seus bicos injetores de combustível

Sim, eles estão sob o capô do seu carro – mas com o motor moderno configurado, eles podem ser difíceis de localizar. Felizmente, nesta situação, o bom e velho manual do proprietário irá guiá-lo ao local certo para encontrar esta peça.

Desconecte a bomba de combustível

Primeiro você vai querer preparar a bomba de combustível antes de aplicar um pouco de força para remover os injetores de combustível. 

Depois de concluir o processo de desprendimento, conecte o tubo de retorno de combustível à bomba de combustível ou use um tubo em U para canalizar o combustível de volta para o tanque. 

Se você estiver preocupado com o procedimento de desconexão, consulte o YouTube para obter uma visão mais ilustrada se você tiver um modelo popular – ou tente o manual novamente.

Linhas de vácuo do regulador de pressão

Consulte o manual para saber se você tem uma linha de vácuo do regulador de pressão.

Neste caso, você precisará amarrar cuidadosamente a linha no ponto de conexão com o regulador e desconectá-lo suavemente.

Conecte o kit de limpeza de bicos injetores

Encontre a porta de combustível e conecte o kit de limpeza de bicos injetores. Siga as instruções do kit ao pé da letra e certifique-se de que o encaixe esteja confortável e seguro.

Remova a tampa do tanque de combustível e impeça o acúmulo de pressão dentro do sistema de combustível removendo a tampa do tanque de combustível. Como o kit usa um sistema pressurizado para soprar a sujeira, é vital ter um lugar para a pressão escapar.

VEJA TAMBÉM:

Pneus novos na frente ou atrás? Por que o rodízio dos pneus é tão importante?

Verifique se a bomba de combustível está desligada antes de fazer a limpeza de bicos injetores

bomba de combustível de carro
Foto: Fonte / Freepik

Depois de verificar se a bomba de combustível está desligada, ligue o carro para que o fluido de limpeza seja bombeado pelo sistema. Seu motor irá parar de funcionar quando todo o fluido de limpeza for colocado no sistema.

Reinstalando

Reconecte a linha de vácuo do regulador de pressão, se houver, reconecte os injetores de combustível e coloque a tampa de volta no tanque de combustível.

Teste o sistema

Chame um amigo ao volante e verifique se os injetores de combustível do carro estão funcionando como esperado. Algum problema ou barulho estranho? Leve seu veículo ao mecânico para fazer uma revisão completa.

Mantendo a limpeza de bico injetor

mecânico realizando a limpeza de bicos de motor
Foto: Fonte / Freepik

Naturalmente, você desejará fazer a limpeza de bicos injetores para evitar o acúmulo de depósitos de carbono, manter a eficiência do motor e reduzir a quantidade de limpeza e manutenção necessária para um funcionamento suave e eficiente. 

Qual o melhor aditivo para limpeza de bicos injetores?

Foto: Fonte / Freepik

Existem vários produtos que limpam bicos disponíveis no mercado, mas é preciso tomar cuidado ao fazer sua escolha, mas sempre opte por marcas tradicionais e fuja da pirataria, mas para deixar seu carro com um bom funcionamento, as dicas a seguir irão ajudá-lo:

Use combustível de boa qualidade – combustível barato ou de baixo custo pode conter impurezas que obstruem os bicos injetores. Fique atento aos aditivos e à falta de detergentes no combustível, que podem causar problemas para o seu motor.

Substitua o filtro de combustível regularmente – esta peça deve ser substituída após o veículo ter percorrido um determinado número de quilômetros. 

Depois de exceder esse número, a eficiência é reduzida e é mais provável que a sujeira entre no sistema de combustível.

Limpeza de aditivos de combustível – considere colocar algum aditivo especializado em seu combustível. Verifique qualquer produto para se certificar de que é adequado para o seu carro e, se possível, obtenha aconselhamento profissional.

Chame os profissionais – se você não puder fazer a limpeza dos bicos injetores com seu próprio vapor – agende um orçamento em uma oficina local e obtenha ajuda adequada. 

A maioria dos mecânicos é capaz de realizar o trabalho com um alto padrão para você.

Problemas após a limpeza dos bicos injetores?

homem preocupado com carro estragado na estrada
Foto: Fonte / Freepik

Você pode descobrir que o processo de limpeza de bicos injetores descrito não melhora a eficiência de seus injetores. 

Isso pode ser devido ao entupimento grave e ao acúmulo de sujeira nos bicos, o que afetará a eficácia da solução de limpeza. Infelizmente, se o entupimento for muito ruim, você precisará procurar substituir a peça.

Você está enfrentando problemas regulares no motor, como falha de ignição dos cilindros, verificação das luzes do motor e travamento? Pode ser que você precise substituir seus injetores completamente. Faça o check-up do sistema corretamente, isto vai lhe ajudar a manter a durabilidade do carro por mais tempo.

Também esteja ciente de que outros problemas no motor podem estar afetando o desempenho. 

Se você fez corretamente a limpeza de bicos e seu carro ainda está engasgando e falhando ou não funciona, leve-o ao centro de serviço, onde o pessoal especializado irá realizar uma série completa de testes de diagnóstico e identificar quaisquer problemas adicionais com seu carro.

Autor:

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Técnica