Notícias

Quais são os melhores e os piores carros japoneses à venda no Brasil?

carros japoneses: Honda Fit
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Augusto de Souza – 20h00 – 06/02/2023

Os carros de origem japonesa são extremamente confiáveis, e essa característica os fazem ser desejados. A confiabilidade mecânica dessas marcas vai muito além do mercado de 0km, aparecendo também nos carros seminovos e usados. 

As marcas japonesas são as mais procuradas por brasileiros, no que se refere a carros. E foi pensando nisso que separamos os 5 carros de marcas japonesas mais procurados pelos brasileiros e os 5 modelos que não fizeram tanto sucesso assim. 

Os 5 carros japoneses mais procurados por brasileiros

Os modelos da Honda e Toyota dominam sempre os primeiros lugares de todas as listas de modelos de carros japoneses mais procurados por brasileiros. A Nissan é outra marca que mostra presença positivamente, levando em consideração a procura e a qualidade dos veículos. 

VEJA TAMBÉM:

Conheça a seguir os 5 modelos de carros japoneses mais procurados do mercado.

Toyota Corolla

carros japoneses: Toyota Corolla
Foto: Fonte / Reprodução Internet

O Toyota Corolla é um carro muito prático para o dia a dia na cidade e apresenta excelentes resultados quando roda em estradas, tornando a dirigibilidade altamente satisfatória. O tamanho interno do carro também apresenta boas medidas, podendo armazenar até 470 litros no porta-malas. 

Não faltam pontos positivos a destacar, já que além de vender muito bem estando 0km, os seminovos e usados desse modelo de veículo também fazem muito sucesso e aumentam a reputação positiva entre os clientes. 

Honda Civic

Honda Civic
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Esse modelo vem oferecendo grande rivalidade ao Corolla, já que também mantém uma ótima reputação no mercado de venda de automóveis. O Honda Civic é elogiado por aqueles que adquirem o modelo e apresentam características muito parecidas com as do concorrente.

A fama positiva desse carro ajuda, e muito, com a facilidade de revenda. Além de todas as maravilhosas características que esse modelo carrega consigo, ele ainda possui o interior extremamente confortável, um excelente custo-benefício e um layout mais ousado. 

O Honda Civic foi descontinuado no Brasil e mesmo assim sua popularidade se mantém, o que mantém o mercado desse modelo sempre aberto. 

Honda Fit 

Honda Fit 
Foto: Fonte / Reprodução Internet

O Honda Fit também entra no pódio de modelos de carros de marcas japonesas que são mais procuradas no mercado de automóveis. 

Esse modelo é extremamente funcional e conta com um excelente aproveitamento do espaço interno e com uma mecânica robusta.

Sua versão mais recente foi lançada em 2022 e não sente nenhuma desvalorização do mercado. É um modelo com venda rápida e garantida. 

Toyota Hilux Cabine Dupla

carros japoneses: Toyota Hilux Cabine Dupla
Foto: Fonte / Reprodução Internet

A Hilux é uma um estilo de picape que tem muita procura entre as marcas japonesas. Ela possui características muito apreciadas entre seus usuários e uma ótima fama de pós-venda. 

Além disso, essa picape é considerada de luxo entre os amantes e admiradores de picapes. 

O layout da Toyota Hilux é espaçoso e chama atenção onde for. Conta com o banco do carona, logo ao lado do motorista, e mais dois lugares atrás do motorista, além da caçamba traseira que é extremamente espaçosa, podendo armazenar até 1580 litros.

Honda HR-V 

Honda HR-V 
Foto: Fonte / Reprodução Internet

O Honda HR-V chegou às lojas em 2015 atendendo aos pedidos dos consumidores da Honda para ter o seu Mini Jipe. Foi então que a Honda lançou esse modelo SUV que ficou no top de vendas durante vários meses após seu lançamento. 

Esse modelo é um SUV, ou seja, um veículo utilitário esportivo, que conta com um porte avantajado e espaço interno amplo. Possui afinidade com terreno desregular e com as estradas da cidade, possibilitando percorrer os dois ambientes. 

O porta-malas desse carro é feito para agradar famílias numerosas e conta com um espaço interno de fazer inveja. 

Mesmo com o lançamento da nova geração, o modelo não desvalorizou e continuou vendendo com muita rapidez e velocidade. 

Os 5 carros japoneses com as piores avaliações no Brasil

Como nem tudo são flores, não podemos tomar como padrão a robustez e qualidade dos carros japoneses. Isso porque alguns dos modelos lançados não tiveram muita aceitação do público, sendo um completo fracasso. 

E foi assim que montamos a lista dos 5 carros japoneses que tiveram avaliações ruins, acompanhamos com a gente. 

Nissan X-terra

Nissan X-terra
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Esse modelo foi colocado para venda com um valor bem alto e o tamanho é descomunal. A Nissan acreditou que esse modelo SUV teria aceitação para bater de frente com o Toyota Hilux SW4, Mitsubishi Pajero e Chevrolet Blazer, mas não aconteceu assim. 

Essa reprovação não significa que faltavam características ou que o XTERRA tivesse algum problema, ele apenas não recebeu a aceitação esperada. 

Mitsubishi Galant

Foto: Fonte / Reprodução Internet

Em 1998 a Mitsubishi lançou a 8° geração do Galant em terras brasileiras. A intenção desse lançamento foi concorrer com o Audi A4 e com o BMW Séries 3, porém não foi muito bem sucedido. 

A rejeição foi tamanha que em 2003 os carros desse modelo foram retirados de circulação e a 9° geração que teria acabado de ser lançada no exterior não foi trazida pro Brasil. 

Esse modelo foi a menor venda da marca japonesa no Brasil. 

Subaru Alcyone SVX

carros japoneses: Subaru Alcyone SVX
Foto: Fonte / Reprodução Internet

A Subaru cativou, no Brasil, um grupo muito pequeno de consumidores. O grupo de apreciadores desse modelo é pequeno, porém entusiasta de direção e não abre mão de uma boa navegação com tração integral e motores tipo boxer. 

Em 1992 o Alcyone SVX, que por aqui ficou conhecido como SVX, desembarcou no país e pouquíssimas unidades foram adquiridas. 

Ironicamente, devido a sua raridade, já que pouquíssimas unidades se mantiveram em solo brasileiro, esse modelo é considerado colecionável. 

Suzuki Wagon R+

Suzuki Wagon R+
Foto: Fonte / Reprodução Internet

É possível que você nunca tenha visto um Wagon R + ou que nem tenha ouvido falar a respeito desse modelo, então já deve ter entendido por que ele entrou na lista de modelos de carros japoneses rejeitados, certo?

O Wagon R + passou como um meteoro pelo país, sendo vendido em 1999, mas aquele ano foi especialmente difícil para os importados. Os mais afetados pela desvalorização da moeda nacional foram os modelos mais comuns. 

Por conta de seu design com linhas retas, não encantou o público alvo desse modelo e acabou não sobrevivendo até a virada do século. 

Linha de carros japoneses da Mazda

Mazda
Foto: Fonte / Reprodução Internet

Essa linha de carros foi um completo fracasso, você pode escolher qualquer modelo fabricado dessa linha ou começar a listá-los a partir dessa posição. 

Isso porque a marca foi tirada de mercado e essa linha marca o final da história em território nacional. O desastre da linha de carros da Mazda não se deu pela baixa qualidade ou pelos designers, na verdade os carros esportivos foram sucessos internacionais. 

O grande problema da Mazda é que ela não conseguiu se firmar e declarou falência em 1990, deixando os usuários dos modelos já fabricados sem peças para trocas ou reparos. 

Por que os carros japoneses são mais confiáveis?

Os carros japoneses geralmente são mais confiáveis e isso acaba impactando o mercado como um todo. Para entender como os carros japoneses são melhores é necessário examinar com cuidado alguns aspectos de sua produção. 

  • O processo de fabricação dos carros japoneses costuma envolver processos e procedimentos voltados a funcionar com materiais e recursos limitados, isso porque desde a segunda guerra mundial a indústria japonesa foi forçada a se adaptar e se reconstruir. 
  • O processo de fabricação de carros no Japão visa consertar os erros conforme eles vão aparecendo, antes mesmo de ser comercializado, enquanto outras indústrias, como a americana e europeia, preferem fazer a produção em massa e consertar os erros depois que os usuários os apontam. 
  • O americano W. Edwards Deming, quando foi morar no Japão, estudou os processos de manufatura e manejo para reduzir o desperdício e melhorar a produção, refinando todos os passos para melhorar ainda mais o resultado final. 
  • Existe uma diferença cultural muito grande na fabricação dos carros japoneses. Isso porque a lealdade à empresa e o orgulho em produção são componentes essenciais da cultura japonesa. No Japão há orgulho no que se produz. 
  • Os carros japoneses são extremamente conservadores no que diz respeito ao design e desenvolvimento dos carros, o que permite a captação e implementação de novas tecnologias. Dessa forma, as tecnologias implementadas costumam ter rigoroso controle de qualidade. 
  • Os fabricantes de automóveis japoneses tendem a se concentrar no design e criação de tipos mais confiáveis de veículos. Cada marca acaba investindo em um ponto específico e o aperfeiçoando durante o tempo de produção para que possam atingir a perfeição. 

Quais são as potências de fabricantes de veículos?

carros japoneses
Foto: Fonte / Reprodução Internet

No mundo automobilístico existem 3 grandes países que fabricam carros: a Itália, que possui grande amor pelo universo automobilístico no geral, a Alemanha, que é reconhecida pela precisão e o Japão que é conhecido pela dirigibilidade, velocidade e design dos veículos. 

Mas não se deixe enganar, diferente das comidas japonesas, o “cardápio” de automóveis japoneses não é muito variado, já que os fabricantes japoneses investem em tecnologias que eles já conhecem, testam e aprovam. 

Leia mais: Quanto custa uma carreta? Veja como escolher o modelo ideal

Dessa forma, os fabricantes podem garantir que os erros sejam reparados antes mesmo dos veículos serem apresentados aos consumidores, garantindo a confiabilidade de seus modelos. 

É importante lembrar que o Japão evolui suas tecnologias muito lentamente, estudando cada processo para garantir o melhor resultado final sem ter grandes perdas ou atrasos de produção. 

E então, já sabe quais carros japoneses seriam ideais para você? 

Lembre-se de buscar fotos e mais informações sobre cada modelo para garantir que ele atende às suas necessidades cotidianas, assim você vai se certificar de gostar do design e de buscar um carro com todas as características que você precisa.

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Notícias