É primordial que você tenha a consciência de antes de decidir qual Resort, praia, cidade turística ou casa de familiares você vai, é preciso checar se o seu automóvel possui condições de realizar o trajeto com segurança para não ter problemas posteriores.
O que revisar antes de viajar?
Correia dentada
Não é tão complicado! Mas saber o que revisar antes de viajar é importante.
Se o seu carro possui sistema de correia dentada, certifique-se se é a hora de trocá-la, normalmente a troca é feita de 30 em 30 mil km, se houver negligência você corre um sério risco de “ficar na mão”, e o prejuízo pode ser grande pois se a correia arrebentar há chances de empenar as válvulas e danificar o “cabeçote” (parte acoplada em cima do bloco do motor).
O carro irá parar e só irá sair do local em cima de um caminhão guincho, por isso fiquei atento! Outro iten que é muito importante para uma viagem seguir com tranquilidade e segurança é a embreagem.
VEJA TAMBÉM:
- Qual carro tem o melhor câmbio automático: Opções mais recomendadas
- Tem Black Friday na Fiat? Saiba se a marca participa
- Viagem para Pernambuco: dicas imperdíveis e roteiros
- Lavagem automotiva: técnicas para um carro sempre limpo
- Como comprar uma carreta?
Embreagem
Se você sentir que o pedal está pesado, mais alto que os demais pedais ou que o carro está “patinando” (você solta a embreagem e o carro demora a reagir), faça a troca imediatamente, pois esse item também pode te dar problemas. Se a embreagem chegar ao fim mais uma vez, só um reboque para te tirar dessa situação.
Filtros
Para saber o que revisar antes de viajar, recomenda-se também checar o filtro de ar pois como o nome já diz, ele filtra as impurezas do ar impedindo que as mesmas não entrem em contato com o interior do motor e comprometa a “saúde” do mesmo.
Lembrando também que o filtro de ar novo e de boa qualidade ajuda na economia de combustível, então vale a pena essa manutenção preventiva.
Saiba o que revisar antes de viajar: Velas
Velas de ignição: Por sua vez também são peças indispensáveis para o funcionamento do motor, se estiverem ruins fazem o carro gastar muito combustível, podendo causar falhas nos cilindros, e em casos extremos o veículo pode até parar totalmente, ou seja, fique de olho também nelas.
Líquido refrigerante
A maioria dos motores atuais são refrigerados a água, consequentemente existem nesses veículos um recipiente onde é colocado um líquido de arrefecimento.
Observe bem o nível do líquido refrigerante do radiador, pesquise no manual de instrução do seu carro ou na internet qual aditivo é o melhor para aplicação certa em seu motor.
É importante lembrar que não é recomendado água potável (de consumo humano), e sim a água desmineralizada, dessa forma você evita um super aquecimento do motor que pode causar danos seríssimos ao motor, podendo até ter uma perda total, necessitando por fim uma retífica completa, atente-se a isso!
Óleo
Sintéticos, Semi sintéticos, 20w30, 50w30, 50w40, esses são alguns tipos de óleo do motor. Sempre confira o nível do óleo, existe no motor uma vareta onde é possível checar se está no mínimo, na medida certa, ou em excesso. Se a aparência for muito escura, significa que está na hora de trocar.
Seja atencioso, perspicaz com o óleo do motor pois caso haja o mau uso desse elemento você corre o risco de perder o seu motor. Fique esperto meu amigo!
Sei que pode parecer chato e pouco atrativo, não estamos aqui para “vomitar” regras, dizer o que você deve ou não fazer. São apenas dicas, alguns toques para quem não sabe ou tenha deixado cair no esquecimento.
Não queremos nem imaginar nenhum de nossos amigos leitores/seguidores com o carro quebrado no acostamento, em apuros e sem saber o que fazer. Por isso resolvemos falar sobre isso.
Continuem agora com o nosso raciocínio, seguimos agora para um item fundamental do carro, os pneus, que são responsáveis pelo atrito com o solo. Na hora de viajar, verifique a condição dos mesmos.
Pneus são ítens importantes sobre o que revisar antes de viajar
Existe uma sigla, a TWI, ela nos informa se os pneus ainda estão aptos para o uso, são pequenas elevações de borracha presentes nos sulcos dos pneus. Se o desenho, e a borracha dos pneus estiverem no limite do TWI está na hora de trocá-los.
Seus pneus podem estar com desgaste prematuro e irregular, verifique sempre o alinhamento e balanceamento das rodas, e mantenha os pneus sempre calibrados, assim os mesmos irão durar mais!
Ah! Quase me esqueci; atente-se ao pneu do estepe, o mantenha em boas condições e bem calibrado. Não esqueça também do macaco e chave de roda.
Freios
Não coloque seu carro na estrada antes que um profissional realize uma análise em suas pastilhas, pinças, disco e óleo, uma revisão neste item trará para você muito conforto, segurança e tranquilidade em qualquer ambiente de rodagem, seja na rodovia ou na cidade.
Por fim algo também que nos transmite segurança são as luzes do veículo. Bom verificar se os faróis estão acendendo corretamente, farolete, farol baixo e farol alto.
Verifique também as setas e pisca alerta, luzes traseiras, as lanternas e luz de ré, sem falar das luzes do painel. Além de segurança evita multa caso você seja parado por algum agente de trânsito, caso haja algo de errado, ele poderá te aplicar uma autuação.
É isso aí pessoal, agora que vocês já sabem o que revisar antes de viajar, coloquem os cintos, uma boa música no som, um óculos de sol, leve um lanchinho e uma boa viagem meus amigos!!!
Autor:
[…] de varejo e atacado, no ramo de baterias, revisão de carros, oficinais e pneus também estão entre as empresas que mais investem em marketing […]