Dicas

Quantas libras devo colocar nos pneus do meu carro ou moto?

Quantas libras devo colocar nos pneus: homem calibrando pneus
Foto: Fonte / Pixabay

A pressão de pneu recomendada é a pressão estabelecida pelo fabricante do seu carro como a pressão de ar ideal para seus pneus . 

Deixar seus pneus com a pressão correta é importante porque mantém você seguro, reduz o consumo e faz com que seus pneus durem mais tempo. Cada veículo tem suas próprias especificações para a quantas libras devo colocar nos pneus, mas a maioria fica entre 28 e 36 PSI (libras por polegada quadrada).

Quantas libras devo colocar nos pneus?

homem medindo calibragem pneus
Foto: Fonte / Pixabay

A pressão recomendada pode ser encontrada no manual do operador do seu carro ou em um adesivo na parte interna do batente da porta do motorista. Esta é a pressão na qual o carro se move, freia e opera com mais suavidade e segurança. 

Esta especificação se refere à pressão medida quando o pneu está frio (chamado pressão fria). Se você dirigiu seu carro ou esteve parado ao sol, o calor resultante pode aumentar a pressão do pneu em vários PSI.

Desta forma, manter o veículo com os pneus calibrados entre 28 e 36 PSI é muito importante.

VEJA TAMBÉM:

Quanto de ar devo colocar nos pneus e como verificar a pressão?

profissional levando pneu de carro
Foto: Fonte / Pixabay

Para saber quantas libras devo colocar nos pneus e para fazer uma verificação de pressão de ar, você precisará de um medidor de pressão de pneus, antes disso verifique se o pneu está furado. Você insere essa ferramenta sobre a válvula do seu pneu e ela mostra a pressão em PSI em um mostrador ou em uma haste telescópica que a pressão empurra para fora de sua carcaça. 

Para uma leitura precisa, certifique-se de segurar a ponta do medidor firmemente sobre a válvula até que nenhum ar esteja saindo pelas bordas. 

Mais uma vez, lembre-se de que a temperatura pode afetar a pressão nos pneus, portanto, sempre que possível, é melhor fazer uma leitura a frio antes de dirigir e quando o pneu não estiver exposto ao sol ou ao calor.

Qual a pressão de ar máxima dos pneus?

bomba de ar
Foto: Fonte / Pixabay

Tenha cuidado para não confundir a pressão recomendada com a pressão máxima. A pressão recomendada é aquela que você deve usar ao encher os pneus e, conforme explicado acima, pode ser encontrada no batente da porta ou no manual do proprietário. 

A pressão máxima, por outro lado, é geralmente indicada na parede lateral do próprio pneu em letras pequenas perto do talão do pneu (onde a borracha encosta no aro). 

Essa medida é fornecida pelo fabricante do pneu e não pelo fabricante do carro e é a quantidade máxima de pressão que o pneu pode suportar com segurança.

O que acontece se você inflar seus pneus até o PSI máximo?

O PSI máximo de seus pneus quase sempre excede a pressão recomendada. Não é aconselhável encher o pneu com esta pressão para a condução diária. 

No máximo PSI, seu carro não se comporta tão bem, a frenagem é prejudicada e você pode correr o risco de explosões perigosas. 

O excesso de pressão também pode fazer com que o centro da banda de rodagem do pneu se desgaste prematuramente e reduza a vida útil dos pneus. Você pode querer usar a pressão máxima temporariamente se estiver transportando cargas especialmente pesadas ou rebocando algo.

Qual a pressão de ar mínima dos pneus?

Quantas libras devo colocar nos pneus: homem calibrando pneus
Foto: Fonte / Pixabay

A maioria dos fabricantes de veículos no Brasil, sabem quanto de ar devo colocar nos pneus e não indicam uma pressão mínima dos pneus, por si só. O valor recomendado é a quantidade de ar que um pneu precisa para um carro manusear de forma adequada e segura, e qualquer coisa abaixo desse valor não é recomendado, então funcionalmente o valor ideal também é o mínimo. 

De acordo com as montadoras, os veículos devem estar equipados com sistemas de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) que avisam o motorista quando a pressão dos pneus cai abaixo de 25% do PSI recomendado. 

Isso é considerado subinflação grave , mas quedas de pressão menos drásticas ainda são consideradas subinflação moderada ou leve, e ainda podem ter consequências negativas.

No caso de motocicletas, a pressão mínima deve ser observada, pois um pneu vazio pode gerar quedas, aquaplanagens e deterioração interna no pneu.

O que acontece se você inflar seus pneus até o PSI mínimo?

Se os pneus estiverem inflados a uma pressão abaixo do PSI recomendado (como mostrado no manual ou no batente da porta do lado do motorista), seu carro não funcionará com segurança. 

A pressão insuficiente pode fazer com que o pneu aqueça excessivamente, o que pode fazer com que a banda de rodagem se afaste do corpo do pneu. Se isso acontecer na estrada, pode levar a uma explosão e a um acidente grave. 

Há também razões financeiras para garantir que seus pneus não estejam com pressão insuficiente. Um pneu baixo tem mais resistência ao rolamento, o que significa que o carro tem que trabalhar mais para andar na estrada e consome mais combustível . 

Pneus bem inflados vão economizar dinheiro nas bombas. Pneus baixos também se desgastam mais rapidamente e de forma desigual, então você terá que substituí-los com mais frequência.

Pressão dos pneus

quantas libras devo colocar nos pneus no pneu vazio
Foto: Fonte / Pixabay

Um sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) usa um sensor direto dentro da haste da válvula ou uma combinação de software e outros sensores existentes em seu veículo para informar quando a pressão dos pneus está fora de uma faixa segura de pressões . 

Se a pressão cair abaixo do limite legalmente especificado (25% da pressão recomendada), uma luz indicadora em forma de letra U com um ponto de exclamação dentro dela (representando a seção transversal de um pneu) acenderá no painel. 

Ao ver esta luz TPMS acesa, verifique imediatamente a pressão dos pneus e faça os ajustes necessários.

Quantas libras devo colocar nos pneus da moto?

roda de moto
Foto: Fonte / Pixabay

Saber quantas libras devo colocar nos pneus da moto é uma dúvida ainda mais comum do que em carros, uma vez que os modelos e aros se diferem bastante.

Geralmente a calibragem é bem similar a dos carros, e deve ficar entre 26 e 32 PSI, seguindo as mesmas recomendações citadas acima para os demais veículos.

Nas motos, alguns modelos vem com a informação na lateral do pneu ou abaixo do tanque de combustível, é só seguir esta recomendação e evitar ficar acima ou abaixo do recomendado.

Agora que você já sabe quanto de ar deve colocar em seus pneus, vá correndo calibrá-los,  se prevenir é melhor do que remediar.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe para que ele ajude mais pessoas.

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.