Os pneus são frequentemente considerados um dos recursos de segurança mais importantes do seu veículo, especialmente quando você considera que eles são as únicas partes do carro que tocam o solo.
O objetivo da rotação regular dos pneus é ajudar a prolongar a vida útil do piso e promover um desgaste mais uniforme para todos os pneus de um veículo.
A importância do rodízio de pneus
Equilibrar o desgaste dos quatro pneus é importante porque ajuda a equalizar a tração da frente para a traseira do veículo – ajudando a garantir que o veículo faça o melhor para responder às situações de direção como você espera.
Se uma extremidade do veículo tiver mais pneus gastos do que a outra, uma situação escorregadia repentina pode levar à perda de controle.
Além disso, manter o desgaste uniforme entre as quatro rodas permite que os pneus sejam substituídos em um conjunto completo de quatro, em vez de um par de pneus de cada vez. Isso ajuda a garantir que o manuseio da frente do carro corresponda ao da traseira.
Pneus novos na frente ou atrás, continue lendo para saber onde instalar.
Sendo assim, a tecnologia dos pneus evoluirá com o tempo. Ser capaz de substituir todos os quatro pneus de uma só vez permite que o proprietário do carro se beneficie dos avanços na tecnologia de pneus.
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Pneus novos na frente ou atrás? Quais pneus são consumidos com mais rapidez?
Alguns carros, especialmente veículos com tração dianteira, geralmente apresentam desgaste acelerado nos pneus dianteiros quando comparados aos pneus traseiros devido ao peso extra no eixo dianteiro, combinado com as forças extras envolvidas na aceleração, frenagem e direção.
Realizar o rodízio dos pneus nesses veículos é especialmente importante para ajudar a maximizar a vida útil dos mesmos, além de evitar multas caras pelo desgaste além do permitido.
Girar os pneus também oferece uma ótima chance de inspecionar cada pneu quanto a danos e garantir que cada pneu esteja inflado com a pressão adequada.
Antes de fazer o rodízio de pneus, sempre consulte o fabricante do veículo e/ou pneu para recomendações específicas sobre o rodízio.
Se nenhuma recomendação for encontrada, economizando o custo de pneus novos. Se você está atrasado no rodízio de pneus, procure se informar sobre um serviço de rodízio de pneus.
Cuidados importantes ao fazer o rodízio de pneus
Depois de rodar os pneus, certifique-se de redefinir as pressões de enchimento dos pneus para corresponder à placa de pneus do veículo. Alguns veículos exigem diferentes pressões de enchimento da frente para trás, por isso este é um passo muito importante.
O padrão de rotação dos pneus varia de acordo com o tipo de carro e o tipo de pneus instalados.
Consulte o gráfico para um padrão de rotação comum – mas, em geral, os pneus serão girados da frente para trás, em alguns casos cruzando de um lado para o outro à medida que se movem da frente para trás para ajudar a equilibrar o desgaste dos pneus.
Certos carros e pneus não podem usar esses padrões de rotação típicos. Alguns pneus têm um padrão de piso direcional, o que significa que eles só podem ser montados para girar em uma direção. Estes pneus só devem ser rodados da frente para trás.
Outros modelos de veículos – especialmente carros de alto desempenho – podem ter pneus de tamanhos diferentes na frente e atrás. Neste caso, os pneus só podem ser rodados de um lado para o outro (se não forem direcionais), nunca de eixo para eixo.
Todos os carros precisam fazer o rodízio de pneus?
Todos os carros exigem rodízios de pneus. A única exceção se aplica a carros (mais comumente encontrados em veículos de alto desempenho) com tamanhos de pneus escalonados da frente para trás, usando pneus direcionais que não podem ser movidos de um lado para o outro.
Ao fazer o rodízio, pode ser um bom momento para considerar o alinhamento das rodas também.
Um alinhamento de rodas ajusta o ângulo das rodas em relação ao chassi do seu carro. Um alinhamento inadequado pode causar desgaste irregular em seus pneus, fazendo com que eles se desgastem mais rapidamente e seja uma das causas do manuseio irregular.
Manter um cronograma consistente com a manutenção essencial dos pneus, incluindo rotações e alinhamentos regulares, pode ajudar a minimizar os efeitos do desgaste irregular do piso.
Mas afinal, pneus novos na frente ou atrás?
Onde devo adicionar pneus novos na frente ou atrás? Embora o fabricante do seu carro sempre recomendem que você sempre substitua os quatro pneus ao mesmo tempo, há momentos em que não é totalmente prático fazê-lo. Ao substituir apenas dois pneus, é recomendável colocar os dois pneus novos na parte traseira do carro., seja um Toyota, Fiat ou quaque outro tipo de veículo.
Isso garante que a traseira tenha mais tração do que a dianteira, o que significa que as rodas traseiras são menos propensas a girar em uma situação escorregadia, sendo assim, a probabilidade dessa situação pode ser diminuída com rotações de pneus adequadas concluídas em um cronograma regular.
Como você certamente verá ao navegar em nosso site, existem muitos tipos diferentes de pneus – pneus para todas as estações, pneus de desempenho e pneus de inverno.
Esses pneus diferentes têm características de desempenho diferentes, o que significa que nunca se deve misturar tipos diferentes de pneus no mesmo eixo.
Sempre certifique-se ao selecionar os pneus que você escolhe o tamanho apropriado para o carro. Nunca misture dois pneus de tamanhos diferentes no mesmo eixo.
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[…] no valor que é oferecido pela concessionária e ganhar de “brinde” pastilhas trocadas e pneus novos. Não fique com vergonha desse tipo de atitude. Faz parte do jogo e, mais uma vez, é […]