27 de Julho de 2022
Tendo completado os test drives em Nürburgring em 1955, o lendário campeão de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio pensou que seu Mercedes não havia sido configurado corretamente.
Com um almoço ‘opulento’ na barriga, Rudolf Uhlenhaut – o engenheiro premiado da Mercedes-Benz na época – decidiu verificar por si mesmo. Mobilado de terno e gravata, o anglo-alemão simplesmente entrou no carro e testou em torno do temível Inferno Verde.
Ele foi três segundos mais rápido que Fangio no ‘Ring’. Fangio é pentacampeão mundial de F1. Os comentários educados de Rudy após o teste? Que Fangio – Fangio – deve ‘praticar’. Então são os números que importam.
VEJA TAMBÉM:
- Qual carro tem o melhor câmbio automático: Opções mais recomendadas
- Tem Black Friday na Fiat? Saiba se a marca participa
- Viagem para Pernambuco: dicas imperdíveis e roteiros
- Lavagem automotiva: técnicas para um carro sempre limpo
- Como comprar uma carreta?
O carro mais caro do mundo
Essa humilde anedota explica de alguma forma por que o antigo carro da empresa de Rudy, um dos apenas dois já construídos, se tornou o carro mais caro já vendido.
O 1955 Mercedes-Benz 300 SLR ‘Uhlenhaut’ Coupe acima foi vendido em leilão pela bagatela de 135 milhões de euros. Cerca de £ 115.000.000, mais ou menos.
Pertencendo à Mercedes-Benz desde 1955, o lance vencedor veio de um colecionador particular que acaba de embolsar não apenas um dos carros mais bonitos já construídos, mas uma das “grandes jóias da história do automobilismo”.
O Mercedes-Benz 300 SLR
O 300 SLR foi baseado no carro W196 GP da Merc que levou Fangio a dois títulos mundiais de F1; era também o carro da empresa de Rudy.
Seu motor de oito cilindros de 3,0 litros impulsionou o SLR a uma velocidade máxima de 180 mph, tornando-o um dos carros de rua mais rápidos já construídos.
Na verdade, é um dos primeiros ‘supercarros’ do mundo. A RM Sotheby’s sediou a venda privada no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart, onde o SLR descansou, com apenas clientes selecionados da Merc e colecionadores internacionais de carros, parte de um público muito exclusivo.
Por que o modelo Mercedes-Benz 300 SLR é o carro mais caro do mundo?
E não é apenas o carro mais caro já vendido em leilão, mas uma das coisas mais caras já vendidas em leilão. O produto da venda ajudará a estabelecer um Fundo Merc para bolsas de estudo e pesquisa em ciências ambientais e descarbonização para jovens.
“Estamos orgulhosos de poder contribuir com nossa coleção histórica para esta iniciativa conectando o passado com o futuro da tecnologia de engenharia e descarbonização”, disse Marcus Breitschwerdt, chefe da Heritage da Merc.
“Seu comprador concordou que a Mercedes 300 SLR Coupe permanecerá disponível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR Coupe original permanece sob propriedade de uma empresa e irá continuar a ser exibido no histórico Museu Mercedes-Benz em Stuttgart”, disse ele. adicionado.
“As palavras não podem realmente fazer justiça à importância e significado desta venda”, disse o presidente da RM Sotheby’s, Peter Wallman. “É razoável dizer que ninguém jamais imaginou que este carro seria colocado à venda.”
Autor: