Notícias

Hacker diz que ‘Elon Mode’ secreto em Teslas remove salva-vidas semi-autônomas 

tesla
Foto: Fonte [Divulgação]

Augusto de Souza – Publicado 11/07/2023 – 15h31

A Tesla programou um modo secreto em seus veículos que desativa sistemas de segurança cruciais para sua tecnologia semi autônoma, afirma um hacker conhecido como ‘greentheonly’.

Em entrevista à CNBC, a pessoa afirma ter descoberto o programa – apelidado de ‘Modo Elon’, em homenagem ao excêntrico CEO da Tesla, Elon Musk – escondido no software dos veículos elétricos da Tesla .

Quando ativado, o Elon Mode não avisa mais o motorista para prestar atenção e continuar envolvido, segundo alega o hacker.

VEJA TAMBÉM:

A principal característica do modo secreto é a desativação do ‘nag’ do volante – o prompt que força o motorista a colocar as mãos no volante, mesmo quando os sistemas semi-autônomos ‘Autopilot’ ou ‘Full Self-Driving’ estão conectados.

Além de ser ‘irresponsável’, a pessoa afirmou na plataforma de mídia social Twitter que a frenagem é “menos intensa” no modo oculto.

Não está claro neste estágio por que o chamado Elon Mode existe, no entanto, em janeiro de 2023, o Sr. Musk foi investigado pela autoridade máxima de segurança rodoviária nos EUA sobre as alegações que ele fez no Twitter de que a direção com as mãos livres logo estaria disponível.

tesla vermelho
Foto: Fonte [Divulgação]

Os assistentes de condução semi autônomos da empresa de carros elétricos – comercializados em alguns mercados como ‘Autopilot’ e ‘Full Self-Driving’ – têm sido o foco de uma série de investigações pelas autoridades, com alegações de que os sistemas falharam em prevenir ou causaram ativamente acidentes de carro.

Um vazamento de documentos confidenciais da empresa em maio de 2023 mostrou que a empresa estava ciente das deficiências de seu software, com a Tesla recebendo mais de 2.400 reclamações de clientes alegando que seus veículos “autoaceleraram”, enquanto outros 1.500 relataram problemas de frenagem.

Elon Musk
Foto: Fonte [Divulgação]

O relatório também afirmou que os arquivos mostram registros de mais de 3.000 incidentes envolvendo tecnologias de assistência ao motorista potencialmente defeituosas, incluindo mais de 1.000 acidentes de veículos.

Apesar disso, o CEO Elon Musk continua fazendo declarações prometendo que um software que permite a direção autônoma – ou seja, direção ponto a ponto sem qualquer tipo de envolvimento do motorista – será lançado antes do final de 2023.

Leia mais: Posso transferir pontos da CNH para quem não tem carteira? o que diz a lei?

As alegações, feitas em abril de 2023, marcaram o quarto ano em que a promessa foi feita aos clientes e investidores da Tesla – apesar de uma ação movida por um proprietário da Tesla em setembro de 2022 , que argumentou que foi enganado sobre o momento em que a tecnologia autônoma se tornaria disponível.

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Notícias