Curiosidades

Pneu remold vale a pena? Conheça o pneu remold e suas características

pneu remold
Foto: Fonte / Freepik

20 de janeiro de 2023

Conheça mais sobre como funciona comprar pneus remold, seus benefícios e o que é esse tipo de pneu tão procurado por diversos condutores!

Descobrindo o que é um pneu remold

pneu remold
Foto: Fonte / Pexels

O pneu remold é um pneu que já foi usado e passa por um processo de reciclagem para renová-lo completamente.

Esse processo de renovar o pneu é realizado em diversas etapas, como raspagem, troca da borracha da lateral e até mesmo da banda de rodagem. A única coisa do pneu original que se mantém preservada, é a estrutura interna.

Quais pneus podem ser remoldados?

pneus
Foto: Fonte / Freepik

Para a tristeza de muitos motoristas, nem todos os pneus podem passar por esse processo de remoldagem. Pneus de motocicletas, triciclos, motonetas e ciclomotores não podem passar por esse processo. 

VEJA TAMBÉM:

Porém, no caso de pneu remold para carro, é preciso saber que ele só pode ter passado pelo processo uma única vez e também não podem ter fabricação com data superior a 7 anos.

É importante lembrar também que o pneu para carro só pode passar pela remoldagem se sua carcaça estiver deformada, ou seja, sem furos, ferrugem ou deslocamentos.

Veja o que diz nosso amigo Boris Feldman

Em suma, o remold é uma boa opção de pneu para carro, principalmente para quem deseja economizar, quando o processo é feito da forma certa.

Como identificar um pneu remold?

pneu
Foto: Fonte / Freepik

A dúvida de como identificar um remold também é recorrente, principalmente para quem não deseja levar gato por lebre.

A comercialização do pneu remold é autorizada, porém, deve haver identificação de que esse pneu para carro passou pelo processo. Essa identificação pode ser feita de algumas formas:

●     Selo do fabricante: Todos os pneus novos possuem o selo do fabricante. Caso você não encontre o selo ou nome de quem é responsável pela fabricação do pneu, é porque esse é um pneu remold; 

●     Etiqueta de venda: Os pneus novos possuem uma etiqueta com informações sobre o desempenho desse pneu, normalmente é uma etiqueta com bordas azuis. Caso o produto não tenha essa etiqueta, significa que ele não foi feito por um fabricante oficial, ou seja, esse é um pneu remold. 

●     DOT: Esse é um código que fica localizado na lateral do pneu, que identifica a semana e o ano de fabricação desse modelo. Portanto, essa é uma informação presente apenas em pneus novos, caso não possua, é porque se trata de um pneu remold.

E é claro que o preço também é um dos indicativos de que um pneu foi remoldado, afinal, ele pode custar até 50% do valor cobrado por um pneu novo.

Conhecendo qual a performance de um pneu remold

Apesar do pneu remold ser uma boa opção, ele tem algumas limitações. Seu uso não é recomendado para quem vai pegar estradas, por exemplo, pois ele tem um desempenho inferior ao de um pneu novo.

Outro ponto importante que precisa ser destacado, é que um este tipo de pneu também não é uma opção para pistas molhadas, pois sua frenagem pode demorar mais de 10 metros quando comparada com a frenagem de um pneu novo.

VEJA TAMBÉM: A multa mais cara do mundo chegou a quase R$ 6 milhões.

E, por último, esse tipo de pneu para carro também oferece uma dificuldade maior de balanceamento. Por isso, podem prejudicar não apenas a manutenção dos pneus, como também a dirigibilidade do veículo.

Durabilidade deste tipo de pneu

técnico analisando pneu
Foto: Fonte / Freepik

Quando comparado com um pneu para carro novo, o remold tem uma durabilidade que pode chegar até 50% a menos.

Porém, essa durabilidade varia muito de acordo com as condições da via, a manutenção do veículo, os cuidados que o condutor tem na hora de dirigir e muito mais.

Pneu remold é seguro?

homem dirigindo
Foto: Fonte / Freepik

Para quem está pensando em comprar pneus remold, é preciso ter consciência que ele é mais suscetível a problemas, justamente por ter uma performance inferior.

Porém, ele pode ser uma boa opção quando comparado a pneus com outros danos, como, por exemplo, o pneu careca.

Mas quando comparamos com um pneu novo, sem sombra de dúvidas ele é muito mais seguro do que um remold. Fique atento a todos esses detalhes na hora de comprar pneus para manter seu automóvel em condições seguras de uso.

Autor:

You may also like

1 Comment

  1. […] depois escolhem o modelo mais adequado dentro dessa marca para o seu veículo. Outros compram pneu dando maior importância ao preço mais baixo. Há também quem compre de […]

Comments are closed.

More in:Curiosidades