Notícias

A pior pista da Fórmula 1 vai desaparecer? Saiba qual é 

Circuito de Jeddah Corniche
Foto : Clive Mason ( Getty Images )

19 de Janeiro de 2023

Lamentamos informar que a Fórmula 1 continuará acontecendo no Circuito de Jeddah Corniche até 2027, enquanto o trabalho está em andamento na nova pista especialmente construída na Arábia Saudita.

A Fórmula 1 pode ter conseguido apenas confirmar seu calendário de 2023 no início desta semana, mas circuitos ao redor do mundo já estão se preparando para o futuro. 

E, enquanto os promotores de corrida começam a fechar contratos para futuras corridas de F1 em suas pistas , lamento informar que um circuito parece destinado a permanecer no calendário por mais tempo do que gostaríamos.

Veja também:

O Jeddah Corniche Circuit apareceu pela primeira vez na programação da Fórmula 1 em 2021, quando sediou a penúltima rodada de um campeonato mundial muito disputado . Na época, pensava-se que o evento seria um espaço reservado até que uma pista permanente na Arábia Saudita pudesse ser concluída.

Qiddiya
Foto: Qiddiya

Essa pista permanente está sendo construída nos arredores de Riad em um novo complexo de entretenimento chamado Qiddiya. 

Depois de concluído, o local incluirá um circuito FIA Grau 1 , capaz de receber corridas de F1, além de um safári, parque aquático e a montanha-russa mais rápida, alta e longa do mundo.

Mas a Fórmula 1 não está com pressa para ocupar seu lugar no novo local, de acordo com um relatório do Motorsport.com  

O site informa:

“A Arábia Saudita sediou sua primeira corrida de F1 em 2021 no Circuito Jeddah Corniche, que deveria ser um lar temporário para o Grande Prêmio antes de se mudar para a cidade recém-construída de Qiddiya, nos arredores de Riad.

“Mas, à medida que o trabalho continua nas instalações de última geração, espera-se que Jeddah receba a corrida por pelo menos mais quatro anos, com várias instalações temporárias na pista tornando-se permanentes.”

Veja também: Mais de 200 carros “zero” de 27 anos de idade encontrados abandonados!

A construção do site Qiddiya está ocorrendo em três etapas. A primeira fase, que incluirá “300 atividades”, será concluída até o final de 2023 e a etapa final será concluída até 2026.

Por causa disso, a Fórmula 1 não mudará de Jeddah para Qiddiya até muito mais tarde nesta década. E, com uma corrida de 2023 definida e a corrida da Arábia Saudita confirmada até 2030, isso significa que muitas outras corridas serão realizadas no circuito de Corniche.

Circuito de Jeddah Corniche
Foto: Clive Mason ( Getty Images )

Como resultado da extensão, os organizadores da corrida planejam fazer alterações no circuito. Mas, infelizmente, não parece que eles farão nada para consertar o layout maluco que ele contém atualmente.

As mudanças no local incluem a transformação de algumas estruturas temporárias em edifícios permanentes no local. 

Enquanto isso, o ministro dos esportes da Arábia Saudita também prometeu que o evento será “mais seguro” no futuro, depois de ter sido ofuscado por um ataque de míssel em uma instalação de petróleo da Aramco nas proximidades antes do evento de 2022.

Autor:

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Notícias