Curiosidades

Quanto custa um engate de carro? Confira os preços praticados

Quanto custa um engate de carro
Foto: Fonte / Freepik

07 de Dezembro de 2022

Afinal de contas, o preço está diretamente relacionado a uma série de fatores, já que existem diferentes modelos, com funções e características distintas.

Por definição, o reboque é um equipamento que serve para que o automóvel possa puxar o segundo veículo.

Porém, ainda que sua definição seja simples, ele tem várias aplicações e tipos distintos em relação a peso e dimensão.

O Brasil ainda não tem a cultura de trailers tão difundida quanto em outros países e, portanto, o reboque nos automóveis é mais comum para donos de motos, lanchas, jet skis, barcos de pesca etc.

VEJA TAMBÉM:

Porém, cada um deles possui um valor distinto, a depender de suas características. E é importante entender melhor sobre isso.

Quanto custa um engate de carro?

Quanto custa um engate de carro
Foto: Fonte / Freepik

O valor do engate de um carro varia principalmente de acordo com a sua necessidade. Por mais que possa parecer algo simples, trata-se de um objeto que possui as suas diversificações.

Mas, para não ter que ficar refém de um reboque 24h, pode ser interessante cogitar a compra de um, desde que ele se enquadre em suas necessidades.

No entanto, falando da média, o engate de carro costuma ter um valor de R$300,00 a R$500,00, a depender em especial do modelo que você for optar.

Tipos de engate aprovados

Lexus
Foto: Fonte / Freepik

Uma coisa que você deve se preocupar ao fazer a sua compra é prestar atenção nos tipos de engate que são aprovados e certificados pelo Inmetro.

Sendo assim, caso um modelo não tenha a certificação, jamais o instale em seu veículo, já que ele pode não garantir segurança.

Até mesmo porque o intuito do reboque é rebocar, e não servir como mera proteção traseira ou como se fosse um acessório estético.

Para facilitar ainda mais seu entendimento, abaixo iremos falar sobre os tipos de engate aprovados existentes.

Plaqueta de identificação

Trata-se de um equipamento que deve possuir o selo do Inmetro, sendo que deve ser adquirido de empresas que sejam certificadas pelo instituto.

Através deste selo, deve ter contido o nome empresarial do fabricante, identificação do registro no Inmetro, CNPJ, capacidade máxima de tração do modelo e citação da resolução 197.

Tomada de energia funcional

No próprio engate, esse acessório deve trazer uma tomada de energia, que por lei é algo obrigatório e pode gerar multas.

O conector em questão deve ter seis pinos, sendo um para pisca esquerdo, pisca direito, luz de freio, lanterna, aterramento e desligado.

Fixação de corrente e placa visível

carro rebocando;Quanto custa um engate de carro
Foto: Fonte / Webmotors

Ao saber quanto custa um engate de carro, também sabemos que um ganho ou algo similar para fixação de corrente que, nesse caso, serve como uma ótima alternativa de segurança para os casos de desengate involuntário do reboque.

O recomendado é usar corrente de aço com cadeado tamanho 45. 

No que se refere ao reboque, ele deve ter para-choque com faixas refletoras, conjunto óptico e placa visível.

Também deve possuir freio de estacionamento e de serviço, mas não deve ser ligado ao automóvel. O reboque ainda deve ter para-lamas.

Inclusive, há reboques que possuem freio próprio que, na grande maioria das vezes, utiliza-se de um sistema de amortecimento no braço, mas que se conecta ao engate do carro.

Se esse for o caso, o movimento do amortecedor acaba por acionar um cabo ou sistema hidráulico que, por sua vez, aciona os tambores de freio nas rodas da carretinha. Assim, garante maior poder de segurança e frenagem.

No que se refere ao transporte de motos, a legislação também exige que a carga seja acima de 120 cm, mas a carreta não deve ultrapassar as seguintes medidas estabelecidas pelo Contran:

  • 2,15 m de comprimento;
  • 1,15 m de largura;
  • 90 cm de altura.

Como funciona o engate de carro?

reboque carro:Quanto custa um engate de carro
Foto: Fonte / Freepik

Agora que sabemos quanto custa um engate de carro, podemos dizer que o engate para reboque funciona como se fosse um dispositivo mecânico, o qual permite com que um veículo puxe outro, mas que não tenha propulsão.

Assim, o engate também é um meio de proteção para quem busca como conservar o carro neste tipo de situação.

O equipamento em questão deve ser fixado em uma travessa metálica, a qual deve servir de suporte ou até na própria estrutura do veículo, que na maior parte das vezes é retrátil.

Fora isso, consiste de uma esfera metálica, onde o encaixe do reboque deve se prender ao veículo. Porém, alguns engates possuem um encaixe removível, onde o proprietário pode retirar, deixando apenas a estrutura do suporte no veículo.

Autor:

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Curiosidades