21 de janeiro 2023
As próprias correias dentadas são relativamente baratas, mas podem facilmente causar milhares de reais em danos se quebrarem enquanto o motor estiver funcionando .
Os mecanismos vêm em duas configurações: com interferência e sem interferência. Quando uma correia dentada falha, o(s) eixo(s) de comando de válvulas para de girar e as válvulas param de se mover, mas o virabrequim ainda gira por alguns segundos.
O motor de interferência tem uma folga insuficiente entre todas as válvulas e os seus pistões. Como o virabrequim continua girando, os pistões batem em qualquer válvula presa na posição aberta, causando danos catastróficos ao motor .
Uma falha na correia dentada em um motor sem interferência o deixará inconvenientemente preso.
As correias dentadas são um item de manutenção; eles podem se desgastar e falhar sem aviso prévio. Verifique o manual do proprietário. Vale a pena saber que tipo de motor você possui e os intervalos de substituição recomendados .
O que é e quando trocar a correia dentada?
Uma correia dentada é semelhante a uma correia de transmissão do motor, exceto que as correias dentadas têm dentes.
Em muitos motores, as correias de distribuição substituíram as correntes de distribuição de metal (semelhantes a uma corrente de bicicleta) conectando o eixo de comando de válvulas e as engrenagens do virabrequim .
As partes superiores e inferiores do motor devem funcionar em perfeita harmonia, chamada distribuição de válvulas, durante o ciclo de combustão a quatro tempos (admissão, compressão, potência, escape).
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Os motores que usam correntes de distribuição também podem ser motores de interferência ou não-interferência.
As correias dentadas são geralmente moldadas em borracha ou neoprene, têm fibras fortes ou aço ao longo do comprimento da correia (semelhante a um pneu) e produzem menos ruído do que as correntes de metal. Isso os torna fortes e duráveis. Mas eles não duram para sempre.
Como você pode dizer que uma correia dentada precisa ser substituída?
Sempre consulte seu manual para saber se você pode retirar facilmente a tampa de proteção da correia. Um manual de reparo é diferente de um manual do proprietário porque lista os procedimentos de reparo passo a passo.
A maioria das lojas de autopeças oferece manuais de reparo de veículos e muitos os emprestam a seus clientes sem nenhum custo.
Muitas proteções da correia são de complicado acesso, dificultando o contato visual à correia dentada.
Se você não conseguir chegar à tampa sem desmontar metade do compartimento do motor, deixe para os profissionais determinarem se a correia dentada do seu veículo precisa ser substituída .
Se você conseguir chegar ao cinto, ele deve estar esticado, com cerca de 1/4 pol. para 1/2 pol. deflexão quando pressionado com o polegar ao longo de seu percurso mais longo entre as marchas.
Deve ser lisa e plana (sem bordas arredondadas), não brilhante, sem pedaços faltando, sem grandes rachaduras ou descamação e sem sinais de desgaste. Pequenas rachaduras na superfície são boas, mas rachaduras na superfície indicam desgaste extremo.
Substitua a correia se algum dente estiver faltando ou contaminado por um vazamento de óleo ou líquido refrigerante.
Com qual frequência a correia dentada deve ser trocada?
Quando devo trocar a correia dentada?
Não há uma resposta simples. Primeiro, verifique o manual do proprietário para obter o cronograma de manutenção recomendado.
Marcas de veículos e fabricantes, sempre recomendam trocar a correia a cada 40.000 quilômetros, enquanto outros modelos duram até 50.000 quilômetros. Mas alguns outros fatores certamente devem fazer parte da conta ao considerar a troca de uma correia dentada, incluindo:
- Desempenho do motor I: Um motor funcionando mal pode indicar uma correia dentada frouxa, distorcendo o sincronismo das válvulas do motor;
- Desempenho do motor II: A falha de ignição do motor devido a um fio ou bobina de vela de ignição ruim desfaz o estresse em uma correia dentada, encurtando sua vida útil;
- Ruído de clique ou guincho na frente do motor: a falta de dentes pode fazer com que a correia dentada faça um ruído de clique. Um tensor da correia dentada fraco ou defeituoso ou polia intermediária vitrificada produzirá ruídos agudos, rangidos ou guinchos;
- Condições de direção: Muitas paradas e partidas na cidade, acelerações pesadas e temperaturas extremas colocam estresse adicional nas correias dentadas;
- Bom senso: se você comprar um carro usado com mais de 50.000 quilômetros e o vendedor não puder provar que a correia dentada foi substituída.
Quanto custa a troca?
Quando trocar a correia dentada deve ser deixada para os profissionais. Pode ser complicado substituir a correia dentada na maioria dos motores, especialmente aqueles com muitos acessórios de transmissão que precisam ser removidos.
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Em muitos casos, são necessárias ferramentas especiais para instalar corretamente uma correia dentada.
Além disso, outras peças podem precisar ser substituídas. A indexação da engrenagem de sincronismo (alinhamento preciso das engrenagens do comando de válvulas e da engrenagem do virabrequim com as especificações do fabricante) é crítica.
Mesmo que uma marcha esteja um dente “fora”, o sincronismo das válvulas do motor estará fora de sincronia, danificando o motor ou fazendo com que ele funcione de forma irregular.
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No entanto, se você insistir em substituir a correia dentada por conta própria:
- Revise um manual de reparo antes de iniciar e mantenha-o à mão;
- Certifique-se de ter as ferramentas corretas, incluindo quaisquer ferramentas especiais necessárias para ajustar a tensão da correia para eliminar a deflexão da correia;
- Reserve um dia inteiro;
- Planeje substituir as correias de transmissão, trocar o óleo e o filtro do motor e, se substituir a bomba de água , lavar o sistema de arrefecimento.
Vale a pena comprar um kit de correia dentada em vez de itens individuais.
Dependendo da marca e do modelo específico, um kit típico de correia dentada (R$ 600,00 a R$ 1.500,00) inclui correia dentada, tensor da correia dentada, engrenagens intermediárias ou polias, bomba d’água, juntas, O-rings e retentores e outras ferragens.
Quer você ou seu mecânico substitua a correia dentada, é sempre uma boa ideia substituir esses outros componentes ao mesmo tempo.
Quanto custa a substituição profissional?
O preço que os profissionais cobram para substituir uma correia dentada (R$ 300,00 a R$ 500,00) varia de acordo com o motor, marca, modelo, ano e valor do carro.
Quando falamos em quando trocar a correia dentada, também importa se uma oficina independente ou o departamento de serviço do revendedor faz o reparo.
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