
No meio automotivo existem tipos distintos de proprietários de veículos: os que fazem uso diário, vão trabalhar, levar as crianças na escola, vão ao supermercado, lazer etc.
Existem também os que fazem uso do carro no fim de semana somente, e tem também aquele carro de garagem, que raramente sai, são carros de coleção, relíquias, ou carros que por algum motivo oculto ou particular, não rodam muito.
Estes veículos nos quais citamos que raramente circulam são o nosso alvo de hoje. Nossa intenção é dar dicas para a manutenção desses veículos.
Fique atento a bateria do carro

Primeiramente atente-se com a bateria, pois se a mesma descarregar o veículo não vai dar a partida, gerando assim um transtorno; entretanto, fazer a famosa “chupeta” ou pior, ter que levar a bateria em um eletricista para recarregar, possivelmente a mesma pode até estragar sendo necessário a substituição por uma bateria nova.
VEJA TAMBÉM:
- Transporte público: como lidar com atrasos e imprevistos
- Com quantos pontos perde a CNH? Descubra tudo sobre as penalizações
- Qual o lado certo do pneu Pirelli? Saiba identificar
- Híbrido carrega na tomada? | CNN Auto com Boris Feldman
- IPVA 2025 no Rio Grande do Sul: pagamento até 31 dezembro tem até 28% de desconto
Para evitar este aborrecimento, ligue o carro pelo menos uma vez por semana por alguns minutos, de preferência não ligue o som ou acenda os faróis a não ser que a bateria esteja bem carregada.
Riscos de deixar o carro parado: pneus, freio e líquidos

Os pneus também sofrem muito com o desuso, caso estejam vazios, certifique-se de calibrá-los, pois os mesmos podem ter avarias na borracha, é sempre bom cuidar dos pneus. Mesmo as rodas também podem ser danificadas, se possível recomendamos dar uma volta no veículo.
Seria bom também conferir o líquido de arrefecimento e limpar o reservatório, caso necessário, ver óleo de motor, fluido de freios e direção hidráulica, certifique-se que estão no nível recomendado e se passaram do prazo de validade.
Já ouvi relato de roedores roerem a correia dentada, é bom observar este item pois se a mesma estiver comprometida e o motor for acionado, pode ocasionar grandes danos (empenho de válvulas) sendo necessário uma retífica, o que não é nada barato.
Leia mais: Quanto custa um Tesla no Brasil? Será que você pode ter um?
Se sua garagem não for coberta, seria bom investir em uma capa automotiva, pois sol, chuva, sereno, dentre outros fenômenos naturais são inimigos número um da estética do seu veículo, que podem gerar danos à pintura, as borrachas, tecidos, estofados, plásticos, vidros etc.

Os veículos são máquinas e máquinas foram feitas para serem utilizadas, usufrua de sua máquina, seu patrimônio, cuide, tenha zelo, carinho, afinal de contas “Quem cuida tem”!
Como podemos ver, os riscos de deixar o carro parado são inúmeros, sendo assim, fazemos votos que todos curtam seus carros, realizem passeios, viagens, conheçam novos lugares, novas pessoas, que seu “possante” seja instrumento para trazer a felicidade!
Fiquem com Deus e até o próximo post aqui do blog.
[…] forma, a forma de remunerar o veículo em casa parado e assim ter uma fonte de renda até que considerável se tornou muito […]