Dicas

É correto deixar o câmbio em ponto morto para economizar combustível?

carro em ponto morto
Foto: Divulgação/Velozes e Curiosos

Deixar o carro em ponto morto gera economia?

Portanto, a questão permanece, colocar a transmissão em ponto morto realmente economiza combustível? 

E a resposta é NÃO, primeiramente na questão de segurança, o sistema de travagem é exigente e pode eventualmente falhar quando as  marchas são desengatadas. Para evitar esse risco, a transmissão deve estar em marcha engatada mesmo quando não estiver acelerando. 

carro em ponto morto
Foto: Divulgação/Velozes e Curiosos

Além disso, no caso de veículos modernos, quando a transmissão é engatada, o sistema eletrônico corta o fornecimento de combustível ao motor, auxiliando ainda mais na frenagem e economizando gasolina ou álcool

Andar com carro desengrenado é passível de multas, e com a tecnologia, câmeras speed dome são capazes de filmar dentro dos nossos veículos.

A injeção eletrônica consome combustível mesmo em ponto morto, pois sempre injeta gasolina, daí o nome (Injeção Eletrônica).

Hoje em dia existem vários tipos de carro que geram economia de combustível, como modelos elétricos, carros movidos a hidrogênio, biodiesel, entre outros.

Veja também:

Sempre foi assim?

Há muito tempo, antes da invenção da injeção eletrônica, os carros carburados só consumiam combustível quando engrenado e acelerando, se você pisar na embreagem ou deixar em ponto morto em um carro carburado, economiza sim, pois o carburador não deixa a gasolina ir para o motor. 

Mercedes AMG
Foto: Divulgação/Velozes e Curiosos

Na maioria das vezes, é como quando está engrenado, mas isso não acontece em um carro sem carburador.

Neutro é quando o carro está parado e ligado, com ou sem motorista, deve ser usado em grandes pausas, como semáforos ou engarrafamentos, e para ajudar a soltar a embreagem, não deve ser usado de outra forma, pois além de não ajudar na economia, pode desgastar o veículo.

Então, ao chegar em uma descida ou se estiver embalado, sempre deixe o carro engrenado.

Autor:

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Dicas