Curiosidades

Você imaginaria um Fusca movido a Diesel?

Então ao observar essa situação Henrich Nordhoff (chefe supremo da VW) teve uma ideia de transformar um motor VW Boxer a ar movido a gasolina e o convertê-lo para Diesel.

Foi contratado então a Porsche KG para realização desta façanha que recebeu o nome de Projeto 508. Seriam avaliados 2 veículos para serem equipados com esse motor; Um Fusca e uma Kombi.

Fusca movido a Diesel
Foto: Divulgação/Auto Entusiastas

Robert Binder, funcionário da Porsche KG foi quem esteve à frente desse projeto que foi desenvolvido e saiu do papel para se tornar realidade. 

Os veículos tinham características normais idênticos aos outros VW, tendo a diferença do novo motor Diesel elaborado na Porsche KG. 

Veja também:

Serraria onde a Porsche KG se instalou em 1944
Serraria onde a Porsche KG se instalou em 1944, ainda com a sua placa de serraria original na entrada (1) Foto: Divulgação/Auto Entusiastas

Mas infelizmente com o projeto pronto vieram os problemas; o motor gerava míseros 25 cavalos de potência, era extremamente barulhento mesmo para os padrões da época, fumaça intensa, odor, até que conseguia ser econômico, fazia 15 km/L, mas o projeto não foi para frente. 

O Fusca e a Kombi que já estavam prontos e continuaram rodando na época, no qual curiosamente o Fusca foi roubado e encontrado posteriormente na fronteira da Alemanha com a Suíça. Os anos então se passaram e em 1981 a Porsche iria completar 50 anos, então fazendo parte da comemoração, resolveram ressuscitar o Fusca à Diesel.

Fusca movido a Diesel
Foto: Divulgação/Auto Entusiastas

Novamente então Robert Binder era o escolhido para realizar mais uma vez o projeto, pois os veículos antigos originais da década de 50 no qual foram realizadas a experiência já nem existiam mais. 

E assim foram resgatadas uma carcaça de motor Porsche antigo, uma bomba injetora adequada e várias outras peças para tornar possível o novo Fusca à Diesel comemorativo. Foi usado um Fusca 1951 que hoje se encontra em repouso em um Museu da Porsche, apenas para apreciação.

Espero que tenham gostado dessa viagem no tempo, até a próxima, meus amigos!

Obrigado!

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Curiosidades