13 de Julho de 2022
O que é o reservatório refrigerante dos veículos?
Sempre faça a revisão do seu veículo regularmente, confira a água, óleo, calibragem dos pneus, embreagem, antes de viajar ou após um longo período sem revisões.
O reservatório de refrigerante, ou tanque de transbordamento, como às vezes é chamado, é realmente mais uma câmara de expansão para o refrigerante de seus veículos.
A maioria dos reservatórios também pode ajudá-lo a determinar se o seu veículo tem líquido de arrefecimento suficiente para funcionar com segurança e ajudá-lo a saber quando é hora de trocar o líquido de arrefecimento do motor.
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Como funciona o sistema de arrefecimento dos veículos?
O sistema de refrigeração do seu veículo precisa ter uma garrafa de transbordamento do líquido refrigerante devido à ampla faixa de temperaturas operacionais, desde temperaturas externas frias até cerca de 200 C na maioria dos veículos.
O líquido de arrefecimento do motor, como todos os líquidos e gases, expande à medida que aquece. Esse líquido em expansão precisa ter um lugar para ir no sistema de resfriamento fechado, para que a tampa do radiador seja projetada para abrir a uma certa pressão, permitindo que o líquido em expansão flua para o reservatório de refrigerante.
Quando você terminar de dirigir, o líquido de arrefecimento esfriará lentamente à medida que o motor e a tampa do radiador permitirão que o líquido de arrefecimento armazenado no reservatório flua de volta para o radiador.
Como limpar o reservatório de água do radiador ? Fique atento
Sem um reservatório de refrigerante, o refrigerante em expansão seria empurrado para fora da tampa do radiador e derramado no chão, o que é um risco ambiental.
Além disso, uma vez que o motor é parado e resfriado novamente, o radiador não teria lugar para extrair o líquido de arrefecimento, pois o líquido de arrefecimento em seu motor esfria e se contrai.
Isso permitiria a formação de uma bolha de ar no radiador e possivelmente na jaqueta de água do bloco do motor.
O problema de ter uma bolha de ar em seu sistema de refrigeração é que ela pode criar bolsas onde o refrigerante é bloqueado pela bolha e não pode resfriar uma determinada área, causando gradientes extremos de temperatura e estresse no motor, podendo levar a rachaduras ou falhas na junta.
Além disso, quando um gás, como uma bolha de ar aquece, ele não cria um aumento de pressão semelhante em um sistema fechado como o líquido quando é aquecido.
Tudo deve funcionar corretamente
Por todas essas razões, é importante certificar-se de que o reservatório de líquido de arrefecimento do seu veículo esteja conectado, funcionando corretamente e tenha os níveis de líquido de arrefecimento adequados quando o motor estiver quente e frio.
Enquanto você está fazendo suas inspeções, é uma boa ideia verificar a condição do líquido refrigerante que você encontra na garrafa de transbordamento.
É recomendado pela maioria dos fabricantes que você troque o líquido de arrefecimento do motor a cada 60.000 a 100.000 quilômetros. Existem alguns veículos hoje que têm refrigerante vitalício que nunca precisa ser trocado, não espere o carro parar, engasgar ou deixar a luz do painel se acender, pode ser tarde demais.
Você deve sempre seguir os intervalos de troca de fluido recomendados pelo fabricante, mas pode considerar trocar o refrigerante com mais frequência se não souber quando foi a última vez que ele foi trocado ou se notar um problema com ele no reservatório de refrigerante. Se o líquido de arrefecimento do motor tiver uma película de óleo na parte superior.
Como limpar o reservatório de água do radiador em casa?
A troca do líquido de arrefecimento do motor é um procedimento relativamente fácil, mas enquanto você está trocando o líquido de arrefecimento, você também deve realizar uma lavagem do sistema de arrefecimento.
Simplesmente remover o refrigerante antigo e adicionar novo refrigerante fresco garantirá que você tenha a proteção contra congelamento e os produtos químicos adequados em seu sistema de resfriamento, mas não garantirá que você tenha removido todos os materiais nocivos primeiro.
A lavagem do sistema de refrigeração simplesmente adiciona uma etapa extra ao processo.
Depois de drenar completamente o sistema de arrefecimento usando o radiador e o dreno do bloco, adicione água desmineralizada ou algum fluido ao radiador do seu veículo e encha-o o resto com água. Para simplesmente lavar o radiador ou uma limpeza rápida, deixe o veículo funcionando por 10 minutos com o aquecedor no máximo, caso o carro não pegue, tente novamente.
Como limpar o reservatório de água do radiador de forma profunda?
Para uma limpeza profunda, dirija seu veículo por até 6 horas para garantir que a temperatura nunca caia abaixo de 32 graus.
Depois de deixar o motor esfriar, lave o sistema de arrefecimento com água limpa, enchendo o radiador e permitindo que a água escorra continuamente para fora do radiador e bloqueie os drenos até que fique limpo.
Enquanto você está lavando o sistema de arrefecimento, você pode remover o reservatório do líquido de arrefecimento, certifique-se de que está vazio de refrigerante antigo e simplesmente lave-o com água limpa e reinstale-o.
Seu sistema de resfriamento agora está lavado e você pode remover o restante da água, reabastecer seu sistema de resfriamento com o anticongelante recomendado pelo fabricante e remover o ar do sistema como faria normalmente.
Manter este sistema limpo elimina problemas de altas temperaturas e auxilia na economia de combustível do veículo.
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