Augusto de Souza – 12h50 – 11/02/2023
Por que os brasileiros amam carros rebaixados?
Assim como metaleiros gostam de calças rasgadas, como os punks gostam de estilos agressivos e diferentes, como mulheres gostam de maquiagem e roupas caras, muitas pessoas gostam de carros rebaixados, quanto mais baixo melhor, alguns centímetros do chão, em alguns modelos até placas de aço são utilizadas sob a carroceria para proteger o veículo rebaixado de possíveis arranhões no asfalto.
VEJA TAMBÉM:
- Qual carro tem o melhor câmbio automático: Opções mais recomendadas
- Tem Black Friday na Fiat? Saiba se a marca participa
- Viagem para Pernambuco: dicas imperdíveis e roteiros
- Lavagem automotiva: técnicas para um carro sempre limpo
- Como comprar uma carreta?
De qualquer forma, este tipo de customização, é um estilo que se tornou muito comum entre jovens e chama a atenção por onde passa, mas ainda existem algumas dúvidas; não é proibido rodar com um carro rebaixado? Causará danos e encurtará a vida útil do veículo? Isso muda o conforto e a dirigibilidade do veículo?
O que muda nos carros rebaixados?
Como sabemos, a modificação da suspensão é um trabalho delicado que afeta diretamente a segurança e o conforto do veículo.
Portanto, uma inspeção deve ser realizada por uma oficina homologada pelo Inmetro e posteriormente autorizada pelo órgão de trânsito local.
Andar em carros rebaixados é proibido no Brasil?
A respeito da proibição, há muitos anos há uma polêmica no Brasil, e os departamentos de trânsito de várias cidades adotaram medidas de proibição, mas são temporárias, pois encontraram brechas legais que permitem a pessoa possuir um carro rebaixado.
Mas isso só é possível desde que o Conselho Nacional de Trânsito inspecione e normalize, o que nem sempre acontece.
Vejamos o que diz a lei:
“Através da Resolução nº 479 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no DOU, em 26 de março de 2014, autorizou-se, novamente, a circulação de veículos com suspensões modificadas, ou seja, carros rebaixados ou com suspensões elevadas.” Fonte.
Isso significa que você pode modificar seu carro desde que o Detran e o Contran autorizem a modificação, mas esta modificação deve constar no documento do carro.
Leia mais: Vale a pena comprar carros de leilão de financeira? Saiba como funciona leilão de carros
Como é dirigir um carro rebaixado?
Além de comprometer a segurança das pessoas, rebaixar um veículo altera completamente sua dirigibilidade, perdendo conforto e estabilidade, além de gerar maiores desgastes de pneus e peças do veículo.
Os carros atuais são construídos com engenharia moderna, por montadoras especializadas, mas para manter suas características de fábrica, qualquer alteração pode afetar completamente seu desempenho e durabilidade.
Mas pessoas apaixonadas, são pessoas apaixonadas, e não querem saber de blá blá blá, querem desfilar na rua em carro rebaixado com estilos diferentes, gosto é gosto, afinal cada um tem o seu, mesmo que seja se tratando do seu carro.
O motivo dos brasileiros amarem carros rebaixados é basicamente paixão, estilo, gosto e design.
Para uma paixão não há limites não é verdade?
Veja alguns modelos que rodam por ai no nosso país:
Autor: