Curiosidades

Os 7 menores carros do mundo legalizados já construídos

Os 7 menores carros do mundo
Foto: [Reprodução Internet]

Augusto de Souza – 16h35 – 02/04/2023

Todos nós conhecemos o carro Smart, que pode ser dirigido ou estacionado em uma vaga de estacionamento paralela, mas é possível que os motores fiquem ainda menores do que o próprio Mini? Você ficaria surpreso…

7 menores carros do mundo legalizados

1 – Peeling P50 começa a lista dos menores carros do mundo

Peeling P50
Foto: [Reprodução Internet]

Cinquenta por nome e 50 por natureza, o triciclo Peel P50 possui uma distância entre eixos de apenas 50 polegadas (1.270 mm). 

Os Cinquenta foram construídos entre 1962 e 1965 pela Isle of Man Peel Engineering Company e foram vendidos a £ 299 quando novos (cerca de £ 6.400 em dinheiro de hoje). No ano de 2010, o carro P50 foi nomeado o menor carro já construído do mundo no livro do Guinness World Records.

VEJA TAMBÉM:

Com um tamanho de 134 cm de comprimento, 98 cm de largura e 100 de altura, pesa somente 56 kg – menos do que um adulto médio – mas poderia caber um, além de uma sacola de compras não tão cheia. 

Ele era movido por um motor DKW de 49 cc e apresentava uma caixa de câmbio de três marchas, sem marcha à ré (havia uma alça para rebocá-lo para trás, no entanto), e 37 mph e 100 mpg eram alcançáveis. 

O estranho carro estava disponível em vermelho, branco ou azul e apresentava uma única porta do lado esquerdo, um limpador de para-brisa e um farol central.

Em 2010, o P50 foi relançado após um investimento no Dragons’ Den da BBC de £ 80.000. Estes ainda são construídos à mão por encomenda da Micro Car Specialists em Sutton-in-Ashfield, custando £ 14.879 para um modelo a gasolina e £ 13.679 para a versão elétrica.

2 – Buddy Electric: um clássico entre os menores carros do mundo

Peeling P50
Foto: [Reprodução Internet]

Talvez o carro mais legal da nossa lista, o Buddy Electric é um carro urbano elétrico norueguês lançado no início dos anos 2000. 

Nítido e colorido – pense em um Lamborghini seriamente esmagado – média 244 cm de comprimento, 143 cm de largura e 144 cm de altura. A distância entre eixos é de apenas 155 cm – apenas 10 cm mais longa do que uma motocicleta elétrica pequena – mas ainda pode acomodar três pessoas.

Tem um alcance que varia entre 12 e 37 milhas, dependendo da estação, topografia e estilo de direção.

Leva de seis a oito horas para carregar totalmente, ou uma hora para carregar rapidamente para um alcance de 6,2 milhas (10 km).

Apesar de sua praticidade limitada, em 2007, o Buddy e seu antecessor, o Kewet, representavam 20% dos carros elétricos na Noruega e, em outubro de 2013, as vendas combinadas dos dois equivalem a cerca de 1.500 veículos.

3 – Isetta

Isetta: menores carro do mundo
Foto: [Reprodução Internet]

O que seria desta lista (ou mesmo Gary Axon do GRR) sem o Isetta – possivelmente o microcarro mais reconhecível que o mundo já viu?

Conhecido por sua forma bulbosa e porta de abertura dianteira, o Isetta era um minúsculo carro de dois lugares de design italiano que varreu o mundo na década de 1950, construído primeiro pela Iso Autoveicoli e depois sob licença da BMW, VELAM e Romi. 

Inicialmente, era movido por um motor de motocicleta de dois tempos de 236 cc e 10 cv (7 kW), acoplado a uma caixa de câmbio de quatro marchas (completa com ré!). 

As dimensões variam ligeiramente entre os modelos, mas o motor em forma de ovo media originalmente 229 cm de comprimento e 137 cm de largura.

Em seu disfarce BMW construído em Brighton , que apresentava um motor de quatro tempos de 298 cc (com velocidade máxima de 53 mph), ele se tornou o carro monocilíndrico mais vendido do mundo, com 161.728 exemplares vendidos. 

Ele também se tornou o primeiro carro de produção em massa do mundo a atingir um consumo de combustível de 94 mpg – como não gostar?

4 – Tango T600

menores carro do mundo: Tango T600
Foto: [Reprodução Internet]

Endireite a cabeça e pare de apertar os olhos – também não há nada de errado com a resolução do seu computador. Embora possa parecer que a tendência do Photoshop para você mesmo tenha começado décadas antes do Instagram, este é na verdade o Tango T600, e talvez seja  um dos menores carros do mundo mais estranhos que já vimos.

O ‘carro esportivo’ elétrico de assento único, projetado e construído pela Commuter Cars, com sede em Washington, média de 257 cm de comprimento e apenas 99 cm de largura (é a mesma largura de uma moto comum).

Nascido da percepção do fundador Rick Woodbury de que 106 milhões de pessoas nos Estados Unidos estavam dirigindo para o trabalho sozinhos, inicialmente pretendia ser alimentado por uma célula de combustível de hidrogênio, mas um atraso na tecnologia significava que apresentava motores elétricos individuais em cada roda. 

A produção de 100 unidades por ano foi prometida a partir de 2005, com o famoso ator George Clooney recebendo o primeiro, porém o segundo modelo não surgiu até o início de 2008. 

No final daquele ano, apenas 10 carros foram construídos e vendidos para uma média de $121.000 cada. Em 2014, menos de 20 foram construídos.

5 – Kenguru

menores carros do mundo: Kenguru
Foto: [Reprodução Internet]

Embora este não seja um carro convencional em si, é o primeiro microcarro construído exclusivamente para cadeirantes.

Projetado na Hungria por uma empresa especializada em aparelhos para deficientes e posteriormente construído nos EUA, o Kenguru elétrico é pouco maior que uma cadeira de rodas, medindo 215 cm de comprimento, 155 cm de largura e 147 cm de altura.

Toda a parte traseira é uma porta, que se levanta para permitir que o usuário role sua cadeira de rodas diretamente para dentro, para se sentar em frente aos controles do guidão em estilo scooter.

Lançado em meados dos anos 2000, o Kenguru prometia mobilidade acessível para pessoas com deficiência, com velocidade máxima de 30 km/h e alcance de até 30 milhas.

6 – G-Wiz já foi o menor carro do mundo

G-Wiz já foi o menor carro do mundo
Foto: [Reprodução Internet]

O Revai foi um dos menores carros do mundo EV, construído pela Reva Electric Car Company (atualmente Mahindra) entre 2001 e 2012.

Com 260 cm de comprimento, 130 cm de largura e 150 cm de altura, é único na lista dos menores carros do mundo, que pode transportar quatro ocupantes – ou seja, dois adultos e duas crianças. Ele ostentava 17 PS (12kW) de seu motor elétrico e, graças a uma função ‘boost’, podia atingir velocidades de até 50 mph. 

Depois que os primeiros modelos falharam em um teste de colisão de 25 mph, a engenharia da Lotus foi contratada para reforçar a segurança dos modelos, resultando na adição de freios a disco dianteiros, uma coluna de direção dobrável e um chassi reforçado. 

O modelo de íons de lítio de sua bateria, lançado em 2009, reduziu o tempo de carregamento para seis horas e ampliou o alcance do G-Wiz para 75 milhas.

Apesar de sua aparência estranha, o G-Wiz foi um grande sucesso e, em 2013, vendeu mais de 4.600 veículos em 26 países ao redor do mundo.

7 – Fuldamobil

menores carros do mundo: Fuldamobil
Foto: [Reprodução Internet]

Um curinga nesta lista, o Fuldamobil foi considerado um dos menores carros do mundo de produção mais longos do século XX . Produzida em várias formas por quase duas décadas, de 1950 a 1969, ela começou como uma humilde máquina movida a motosserra, com estrutura de madeira e cobertura de vinil.

O desenvolvimento posterior levou a um chassi de estrutura de tubo central de aço e um motor Fichtel & Sachs 360cc, que permitiu ao Fuldamobil Type N-2 atingir 50 mph.

A carroceria de compensado e tecido foi substituída por folhas de alumínio martelado, dando ao carro uma aparência distinta e o apelido de ‘Silver Flea’.

Ao longo de sua produção, 3.000 exemplos foram construídos, muitos dos quais variando em dimensões exatas, materiais e motor, com o ‘N’ anterior medindo 272 cm de comprimento, 140 cm de largura e 132 cm e os modelos subsequentes aumentando ligeiramente em tamanho. 

Mas uma coisa permaneceu consistente – sua forma estranha, que provavelmente deu origem ao termo ‘carro bolha’.

Leia mais: Carro que voa desenvolvido com sucesso! Ele já existe e você nem sabia


Gostou de saber quais são os menores carros do mundo? Acompanhe esta e outras curiosidades no Velozes e Curiosos, até lá.

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Curiosidades