Curiosidades

Estética automotiva: posso fazer eu mesmo?

estética automotica
Foto: Fonte [Freepik]

Augusto de Souza – 18h39 – Publicado 09/05/2023

Nesse sentido, a estética automotiva engloba uma série de serviços que visam não só a beleza, mas também a proteção e a conservação do veículo.

Esses serviços podem ser o polimento, cristalização, higienização interna, envelopamento, entre outros. 

Tipos de serviços envolvidos na estética automotiva 

estética automotiva: profissional higienizando veículo
Foto: Fonte [Freepik]

Existem vários tipos de serviços de estética automotiva que visam melhorar a aparência e a proteção do veículo. 

VEJA TAMBÉM:

Alguns dos serviços mais comuns incluem:

Lavagem e polimento

profissional higienizando veículo
Foto: Fonte [Freepik]

A lavagem é o processo de limpeza externa do veículo, removendo a sujeira, poeira e detritos da superfície do carro. 

Realizar a lavagem regularmente é importante para evitar a corrosão da pintura e manter a aparência do veículo

Esse processo de lavagem pode incluir a pré-lavagem para soltar a sujeira mais pesada, 

lavagem com água, shampoo para limpar a superfície do carro e a secagem geral.

Já o processo do polimento tem como objetivo remover riscos, manchas, marcas de água e outras imperfeições da pintura do veículo. 

Ele é feito com a utilização de produtos e equipamentos específicos, como politrizes e compostos polidores. 

As etapas do polimento são a descontaminação, polimento de corte que usa compostos abrasivos para remover as camadas superficiais da pintura e nivelar as imperfeições.

Para completar, o polimento de refino que usa compostos menos abrasivos e mais leves para dar brilho à pintura.

E a proteção com cera ou selantes para proteger a pintura do veículo e prolongar sua durabilidade.

Proteção de pintura

Nesta etapa é aplicado um selante e cera para proteger a pintura do veículo contra as agressões externas e dar brilho e profundidade à cor da pintura.

O selante é aplicado com a utilização de aplicadores específicos e é deixado para curar por um período de tempo. A cera pode ser aplicada manualmente ou com o uso de uma politriz. 

Tratamento de bancos

bancos carro
Foto: Fonte [Freepik]

Este serviço da estética automotiva envolve a limpeza e proteção dos bancos do veículo com o intuito de mantê-los em boas condições. 

É realizada a limpeza profunda, removendo qualquer sujeira ou mancha presente nos bancos com a utilização de produtos específicos para estofados e tecidos.

Através disso é possível eliminar quaisquer bactérias, ácaros ou outros micro-organismos que possam estar presentes.

Depois disso, é aplicado um produto que protege e evita manchas e desgaste prematuro dos bancos. 

Contudo, se houver algum rasgo ou desgaste nos bancos, esses danos são reparados antes da aplicação do produto protetor. 

Os reparos podem envolver costura, remendo ou outros métodos, dependendo do tipo e da gravidade do dano.

Tratamento de painel e partes internas

Este processo envolve a limpeza e proteção de todas as superfícies internas do veículo, incluindo o painel, console central, volante, teto e outros componentes internos. 

Muitos proprietários se preocupam, mas essa parte não compromete o lado mecânico do veículo, então não é preciso passar em uma loja de bateria para trocar alguma peça.

Se as superfícies internas forem de couro ou outro material similar, pode ser necessário um condicionamento para manter sua maciez e flexibilidade. 

Essa demanda pode ser concretizada com produtos específicos que ajudam a evitar rachaduras e desbotamento.

Proteção de vidros

estética automotiva: vidros do carro
Foto: Fonte [Freepik]

No procedimento de proteção de vidros, o objetivo é aumentar a visibilidade e a segurança do motorista, além de proteger os vidros contra danos. 

Dessa forma você poderá protegê-lo contra impactos e reduzir o risco de quebra ou estilhaçamento.

Higienização do ar-condicionado

Para a estética automotiva, a higienização do sistema de ar condicionado também é importante, pois visa remover os microrganismos, bactérias, ácaros e outros agentes. 

Eles podem acumular no sistema de ventilação do veículo e prejudicar a qualidade do ar que é respirado pelos passageiros.

Mas, em alguns casos, pode ser necessário trocar o filtro de ar do sistema de ar condicionado para garantir a eficácia da higienização. 

Por fim, esses são alguns dos serviços oferecidos pela estética automotiva que podem ser oferecidos em conjunto ou separadamente, dependendo das necessidades e preferências do proprietário. 

Produtos utilizados na estética automotiva

estética automotiva: profissional limpando o interior carro
Foto: Fonte [Freepik]

São diversos os produtos para estética automotiva utilizados nesse processo, que podem variar dependendo do tipo de serviço que está sendo realizado. 

Mas, geralmente, os produtos mais utilizados são:

  • Shampoo automotivo;
  • Descontaminante;
  • Massa de polir;
  • Cera ou selante;
  • Produtos de limpeza interna;
  • Película protetora;
  • Adesivos e envelopamento;
  • Produtos de higienização.

A escolha dos produtos e marcas pode variar de acordo com a preferência do profissional ou do dono do veículo.

Escolha o profissional que ofereça um serviço de qualidade e que utilize bons produtos para deixar seu carro limpo e conservado.

O dono do veículo pode realizar a própria estética automotiva?

estética automotiva: profissional limpando o interior carro
Foto: Fonte [Freepik]

É possível que o dono do veículo realize a estética automotiva por conta própria, desde que tenha conhecimento técnico, as ferramentas adequadas e os produtos corretos.

No entanto, é importante lembrar que esse serviço exige habilidades e conhecimentos próprios, que vão além de simplesmente lavar o carro. 

Alguns procedimentos, como polimento de pintura e aplicação de proteção de pintura, por exemplo, exigem técnicas e cuidados especiais para não danificar a pintura do veículo.

Além disso, ao realizar os procedimentos errados, você pode danificar outras partes do veículo que são importantes para o veículo, como uma bateria Moura fácil e outros componentes elétricos do carro.

Leia mais: A multa mais cara do mundo chegou a quase R$ 6 milhões

Os produtos e equipamentos utilizados são específicos e exigem conhecimento para sua correta utilização e aplicação, o que pode aumentar o risco de danificar o veículo se não for utilizado corretamente.

Portanto, se você não possui experiência em estética automotiva ou não se sente seguro para realizar os serviços, é recomendável buscar a ajuda de um profissional qualificado ao fazer sua manutenção automotiva.

Isso garante que o serviço seja realizado com segurança e eficiência, além de aumentar a vida útil do seu veículo e garantir sua boa aparência.

Pensando em como fazer você mesmo, trouxemos este vídeo incrível do canal “Escola Para Detailerscom dicas de estética automotiva para você realizar em casa, confira:

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    1 Comentário

    1. […] E enquanto nos preparamos para essa revolução digital, não devemos esquecer de cuidar de outros aspectos de nossas vidas, como garantir que nossos veículos estejam em perfeitas condições com serviços de estética automotiva. […]

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Curiosidades