Os carros estão cheios de peças e sensores que precisam de inspeção regular ao longo do tempo. Se um componente estiver falhando, isso pode causar problemas como uma relação ar-combustível inadequada, deixando o carro engasgando ou com falha.
Coisas para inspecionar se seu carro está engasgando
Um dos primeiros lugares a olhar é o seu medidor de gasolina. Se você está prestes a ficar sem gasolina, seu carro vai se engasgar. Se você ainda tiver bastante gasolina no tanque, pode ter um problema sério.
Muitas coisas podem fazer com que um motor engasgue ou falhe, alguns dos problemas mais comuns são:
- Velas de ignição com defeito ou sujas;
- Sensor de oxigênio sujo ou com defeito;
- Injetores de combustível entupidos;
- Vazamento de vácuo;
- Vazamentos no sistema de escapamento;
- Sensores do fluxo de ar de massa suja;
- Conversor catalítico com defeito ou com defeito;
- Filtro de ar do motor sujo.
Os 4 culpados mais comuns da injeção eletrônica
De todos esses problemas potenciais, 4 deles ocorrem com mais frequência do que os outros.
Se há um carro engasgando e falhando, é essencial diagnosticar e resolver a raiz do problema. Confira agora os quatro lugares para verificar primeiro:
1 – O Sistema de Combustível – Um dos lugares mais comuns para olhar quando um motor está engasgando é o sistema de combustível.
Existem três componentes importantes a serem inspecionados dentro do sistema: o filtro de combustível, a bomba de combustível e os injetores de combustível. Essas três partes do sistema de combustível trabalham juntas para fornecer combustível do tanque ao motor. Se sujeira ou detritos estiverem obstruindo uma dessas peças, isso pode causar a falha de outros componentes do sistema de combustível. Além disso, pode comprometer o desempenho do motor ou até mesmo uma falha completa. Ter uma oficina de serviço profissional limpando o sistema de combustível do seu carro uma vez por ano é uma boa recomendação a seguir.
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2 – Velas de ignição – As velas de ignição do seu motor desempenham um papel vital no batimento cardíaco do seu carro. Essas velas fornecem a faísca para a mistura de ar e combustível dentro do motor. Com o tempo, as velas de ignição se desgastam ou ficam sujas com óleo ou outros sedimentos do motor. Velas de ignição sujas ou gastas são uma causa significativa de crepitação do motor. Se você ignorar a manutenção da vela de ignição por muito tempo, eventualmente não poderá dar partida. A maioria dos compromissos de ajuste inspeciona e substitui as velas de ignição, se necessário.
3 – Sensor de fluxo de ar em massa – Um sensor de fluxo de ar em massa é responsável por ler a temperatura e o peso do ar que viaja para o motor. O motor do carro engasgando pode sofrer reduções na eficiência do consumo de combustível quando o sensor de fluxo de massa de ar estiver sujo. Às vezes, um MAF sujo pode acionar uma luz do mecanismo de verificação. Os mecânicos podem limpar a maioria dos sensores de fluxo de ar em massa quando ficam sujos, mas pode precisar de substituição em alguns casos.
4 – Conversor Catalítico – Um conversor catalítico reduz a quantidade de poluição que sai do sistema de exaustão de um carro. O conversor catalítico ou catalisador, transforma emissões nocivas, como monóxido de carbono e óxido nitroso, em compostos como água ou dióxido de carbono. Desempenho lento do motor, fumaça de escape mais escura do que o normal e aceleração mais lenta são alguns dos sintomas de um conversor catalítico ruim. Às vezes, um catalisador defeituoso pode causar um odor sulfúrico semelhante a ovos podres emitidos pelo escapamento.
Quando um carro não está respirando corretamente, algo está errado. Quando os proprietários ignoram os sintomas de que algo está errado, o risco de danos graves aumenta, incluindo falha completa do motor.
Semelhante à vida moderna, os computadores desempenham um papel significativo nos carros. Os carros modernos geralmente fornecem um código de erro legível por scanner no sistema de diagnóstico a bordo. Nem todos os scanners são iguais. Para obter o diagnóstico mais preciso, você precisa de mais do que apenas o código de erro.
O processo de diagnóstico mais conveniente e avançado disponível para carro engasgando
Durante a inspeção, os inspetores se conectam ao OBD do carro usando tecnologia de ponta. Um scanner em tempo real verifica o OBD do carro enquanto o motor está funcionando. Ele coleta informações críticas de diagnóstico do veículo, bem como códigos, enquanto o veículo é conduzido e estacionado.
Esse acesso OBD em tempo real fornece dados sobre os batimentos cardíacos do carro enquanto se conecta a servidores para detectar mais de 1000 pontos de problemas em potencial.
Realizar este tipo de inspeção é o ideal para manter seu carro em bom funcionamento, entretanto, imagine você em uma viagem e seu carro quebrar em algum local de mata ou deserto, onde não possua sinal de celular. Não é nada legal nem de se imaginar, não é mesmo?
Carros não quebram do nada, eles sempre te avisam antes, seja com um ruído novo, fumaça diferente ou engasgamento, e quando isso ocorrer, procure seu mecânico o mais rápido possível e sane o problema.
É como diz o velho ditado, prevenir é melhor do que remediar.
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