Por conta dessa dúvida, a Calculadora Flex foi criada para nos ajudar a encontrar a melhor escolha entre encher o tanque com álcool ou gasolina, já que algumas de nossas frotas são equipadas com motores flex.
Significado Flex
Sigla “Flex” (inglês: veículo de combustível flexível-FFV-) ou veículo bicombustível, são motores de quatro tempos que podem receber dois combustíveis, mesmo misturados no mesmo tanque, e queimar ao mesmo tempo.
A Agência Nacional do Petróleo informa que só vale a pena reabastecer quando o valor do etanol (álcool) chegar a 70% da gasolina, caso contrário a gasolina é mais barata, isso sem incluir carros a diesel.
Mas agora que estamos vendo grandes mudanças no preço da gasolina e do álcool, a questão está de volta na cabeça de muita gente. Para tirar essa dúvida, ensinamos abaixo como fazer os cálculos para desmistificar esse mistério.
Veja também:
- Qual carro tem o melhor câmbio automático: Opções mais recomendadas
- Tem Black Friday na Fiat? Saiba se a marca participa
- Viagem para Pernambuco: dicas imperdíveis e roteiros
- Lavagem automotiva: técnicas para um carro sempre limpo
- Como comprar uma carreta?
Como fazer o cálculo do combustível e ter certeza de qual é melhor, o álcool ou gasolina?
Fazer o cálculo é tão simples quanto dividir o valor de um litro de álcool pela gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, adicione álcool. Se for maior, escolha gasolina.
Exemplo 1: Se o preço do álcool é R $2,19 e o preço da gasolina é R $ 3,35, o resultado da divisão do primeiro pelo segundo é 0,65, que é menor que 0,7. Portanto, é mais benéfico fornecer álcool.
Exemplo 2: O valor do álcool é R $2,86 e o valor da gasolina é R $3,55, o resultado da divisão do valor do álcool pela gasolina é 0,80, que é maior que 0,7. Neste caso, é melhor encher com gasolina.
Veja também, se deixar o carro em ponto morto te faz economizar combustível.
Para o motor, qual é melhor, álcool ou gasolina?
Muitos dizem que o etanol pode danificar peças do motor, como velas de ignição, etc. ao longo do uso, e o correto a se fazer é usar apenas gasolina em um carro Flex.
Na verdade, é um mito que tanto o etanol quanto a gasolina tenham ingredientes que ajudam a prolongar a vida útil do motor, e tenho certeza de que nenhuma montadora faria um carro que pudesse ser danificado pelo combustível.
O único combustível que danifica o motor é o gás natural, mas apenas em carros que não vêm com gás natural de fábrica. O uso de gasolina no carro evita que os motoristas abasteçam com gás natural, que os motores normais precisam percorrer para lubrificar as peças e protegê-las.
O uso de gás natural deve ser racionado e os motores sempre precisam de combustível líquido para preservar.
Faça as contas quando abastecer, já existem alguns aplicativos de celular no mercado, como Uber e apps de postos para economizar, cuidado com postos de gasolina sem identificação que vendem gasolina barata, para evitar álcool ou gasolina adulterados.
Autor:
[…] transportando incontáveis toneladas de carga de um lugar para outro. Tudo, de alimentos a combustível, móveis e maquinários de fábricas, é transportado por caminhão, e a indústria em si é […]
[…] você é dono de um posto de gasolina, não vai anunciar para “colocar gasolina no carro“, já que esse tipo de público ou tem um posto de preferência ou para no mais próximo […]