Curiosidades

O que faz perder a garantia do veículo? Tudo o que você não sabia

O que faz perder a garantia do veículo? Carro vermelho
Foto: Fonte / Freepik

07 de Julho de 2022

O que faz perder a garantia do veículo de fato?

homem preocupado
Foto: Fonte / Freepik

Garantias de carros novos e estendidos são disponibilizadas por muitas empresas, sejam para elétricos ou comuns. Mas junto com essas garantias auto também estão algumas instruções ou situações que podem fazer com que a garantia do seu carro seja anulada. 

Por exemplo, o carro está exposto a inundações ou se qualquer papelada mostrar ‘fora das normas’, é um dos principais motivos que faz perder a garantia do veículo.

Quantos quilômetros posso rodar?

homem dirigindo
Foto: Fonte / Freepik

Além disso, a maioria dos fabricantes geralmente oferece 3 anos ou 36.000 KM para cobertura sob garantia. No entanto, assim que você ultrapassar qualquer um desses limites de quilometragem ou tempo, a garantia do seu carro se tornará inválida ou será declarada anulada.

VEJA TAMBÉM:

Além disso, também existem alguns proprietários de carros que temem perder a garantia se não fizerem a manutenção do carro apenas pelo revendedor.

Mas existem leis que afirmam que o proprietário do carro não tem essa obrigação e que ele é livre para ter seu veículo reparado em sua estação de serviço independente e qualificada favorita, sem perder a garantia do seu carro.

homem e mulher verificando o que faz perder a garantia do veículo
Foto: Fonte / Freepik

Todavia, você pode empregar peças de carro de qualidade de qualquer marca para serviço de carro. 

Portanto, não é necessário que você empregue apenas equipamentos automotivos originais do fabricante, como freios, pneus, filtros de óleo, velas de ignição e outros, a menos que sejam disponibilizados gratuitamente.

Fique atento ao o que faz perder a garantia do veículo 

Mas é necessário certificar-se de que os recibos de serviço que você possui devem incluir a leitura do hodômetro, data, número de identificação e modelo do veículo. Os nomes de marcas de diferentes peças que são usadas devem ser mencionados no recibo para evitar qualquer inconveniente posterior.

Também existem alguns proprietários de carros que temem que a garantia do carro possa ser anulada por causa de qualquer trabalho feito em seu carro de qualquer outro lugar além do fabricante. 

mecânico consertando carro em elevador de carros
Foto: Fonte / Freepik

Mas não existe tal coisa. Você pode fazer o trabalho cosmético em seu veículo e ainda manter a garantia do carro intacta.

Se você quiser ter certeza de que não comete um erro que possa levar à anulação da garantia do carro, é aconselhável fazer a manutenção do seu veículo em intervalos regulares, conforme sugerido pelo fornecedor da garantia. 

Além disso, é aconselhável ler o manual de garantia ou o livreto do proprietário disponibilizado pelo fornecedor da garantia. Também é importante manter cuidadosamente todos os registros relacionados à manutenção ou garantia do seu carro.

carro alaranjado estacionado
Foto: Fonte / Freepik

Nunca se esqueça de verificar as luzes do painel, rumorosidades, embreagem, e qualquer diferença ao dirigir.


Agora que você já sabe o que faz perder a garantia do veículo, siga estes cuidados e compartilhe este conteúdo com mais pessoas, não queremos que outros proprietários percam suas garantias, não é verdade?

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Curiosidades