Notícias

Como foi a restauração da Land Rover Defender de Bob Marley

Restauração da Land Rover Defender de Bob Marley
Foto: [Reprodução Internet]

Augusto de Souza – 14h29 – 18/03/2023

Quando lembramos de Bob Marley, lembramos de coisas relacionadas a reggae, ervas naturais, Jamaica, ícones e clássicos da música, mas nunca lembramos de carros, não é verdade?

A paixão de Bob Marley por carros

carros de Bob Marley
Foto: [Reprodução Internet]

Mas o que pouca gente sabe, é que a estrela do reggae Bob Marley era um apaixonado por carros, inicialmente comprou um BMW New Six E3, também conhecido como Bavária, e era conhecida como o carro mais luxuoso dos anos 70, e um dos carros mais caros também, mas Bob se esforçou para explicar que este não foi motivo para comprar a BMW. 

VEJA TAMBÉM:

Depois de um tempo, o músico decidiu trocar o sedã alemão por algo mais forte e durável. Foi aí que entrou a Land Rover Defender Series III, a marca Land Rover opera oficialmente na Jamaica desde 1976, e o Land Rover Defender de Bob Marley foi um carro muito útil para as estradas precárias do país. 

“Agora eu dirijo um jipe. Um jipe velho, para ninguém ficar dizendo por aí que eu tenho um BMW”, disse Bob Marley em 1980”. 

Land Rover Defender de Bob Marley

restauração da Land Rover Defender de Bob Marley
Foto: [Reprodução Internet]

Seus filhos sempre iam na caçamba da Land Rover para a escola, e o carro era muito usado para viagens e acampamentos da família, e isso fez parte da vida do cantor, que faleceu após um câncer em maio de 1981, e após sua partida, sua clássica Land Rover ficou parada na garagem do músico em Kingston por 30 anos. 

Levando o carro para restauração:

Ao longo dos anos, o carro ficou em tão mau estado de conservação que nem tinha mais motor, mas o veículo foi totalmente restaurado em homenagem ao 70º aniversário de Bob Marley. 

Restaurando a Land Rover Defender de Bob Marley

Land Rover Defender de Bob Marley
Foto: [Reprodução Internet]

A restauração foi realizada por especialistas jamaicanos da ATL Automotive, representante oficial da marca Land Rover no país. 

Sua estrutura interna e peças do carro estavam em péssimo estado, sendo assim, várias peças e componentes foram trazidos de todo o mundo para reconstruir o Land Rover Defender de Bob Marley e deixá-la em perfeitas condições. 

O motor veio da Etiópia na África, as partes da carroceria e painés foram trazidas do Reino Unido e cerca de 20% do carro foi feito artesanalmente, ou seja, construídos do zero ou feitos à mão. 

Recriar este ícone foi um grande desafio para a equipe da Land Rover, e todo o projeto levou cerca de 2 anos para ser concluído.

Land Rover restaurada
Foto: [Reprodução Internet]
Foto: [Reprodução Internet]
interior Land Rover
Foto: [Reprodução Internet]

A apresentação do carro no aniversário de Bob Marley

O Land Rover Defender de Bob Marley foi apresentado em 6 de fevereiro de 2015, no mesmo dia em que Bob Marley faria 70 anos. 

Os filhos de Bob Marley acompanharam esta restauração de perto e alguns deles até participaram de todo o projeto de restauração do carro, sendo assim, usaram o exemplo do pai e hoje em dia usam o Land Rover para percorrer as estradas da Jamaica, assim como Bob sempre fazia, deve ser uma nostalgia e tanto para eles.

Leia mais: Luzes do painel do carro: qual o significado de cada uma


O Land Rover Defender Series III de Bob Marley, com assentos nas cores da bandeira jamaicana e filosofia Rastafari, retorna à casa do músico após um pequeno passeio pela ilha caribenha para comemorar os 70 anos de Bob Marley.

Confira o vídeo de como foi a restauração do carro de Bob Marley:

Augusto de Souza
Augusto de Souza: Ex funcionário do Grupo Fiat, hoje profissional da área de marketing digital, focado em estratégias de SEO, redator e apaixonado por carros. Frequenta eventos automobilísticos e estuda muito o mercado de automóveis. Adora escrever para o blog periodicamente trazendo tudo o que há de interessante no mundo automotivo para agregar aos leitores.

    Você pode gostar

    Os comentários estão fechados.

    Mais em:Notícias