Curiosidades

Porque carros utilitários a diesel são proibidos no Brasil?

veículos a diesel
Foto: Divulgação/ Velozes e Curiosos

Vivemos atualmente uma experiência nada formidável aos nossos bolsos. A grande alta dos combustíveis; tanto etanol quanto a gasolina, diesel e até o GNV.

Entretanto, houve uma época em que o diesel era o combustível mais acessível entre os demais. 

Chevette a diesel 84
Foto: Divulgação/ Velozes e Curiosos

Porém, desde de 1976 não era permitido em veículos de passeio o uso do diesel no Brasil. Proibição pela portaria n°346 na data de 19/11/1976. Eram permitidos a utilização do diesel em: veículos de carga rodoviário, como caminhões, ônibus e carretas, também em máquinas agrícolas como tratores, e geradores.

Veja também:

Muitas empresas tentavam burlar este veto usando brechas de outras portarias, surgindo então alguns veículos à diesel, sendo originais de fábrica ou adaptações em oficinas. 

A Volkswagen aproveitando então esses acontecimentos, colocou em prática o projeto da Kombi a diesel, na qual foi lançada ao mercado no ano de 1981, um veículo de carga com capacidade de 1.075 kg e motor 1.6 gerando 50 cv de potência, a 4500 rpm e 9.5 kgpm de torque a 3.000 rpm.

Seu consumo era relativamente satisfatório, fazendo em média de 15,2 km/L na cidade, e 22,4 km/L na estrada. 

O Contran através da resolução 665 permitiu o uso do Diesel em furgões, veículos com capacidade de até 15 passageiros e utilitários que levassem mais de 545 kg de carga, surgindo então em 1985 a Saveiro Diesel. Concessionárias e oficinas especializadas realizavam a tal adaptação.

Mas bem sabemos que a proibição de se comercializar veículos a diesel são questões políticas, e o velho interesse do governo em vender gasolina, o que gera mais lucro.

Antigamente autoridades diziam que o diesel gerava uma maior poluição, mas isso caiu por terra, pois os veículos evoluíram, não poluem tanto e mesmo assim é proibido. 

O Brasil é o único País do Mundo que ainda existe a proibição de veículos populares movidos à diesel devido a lei arcaica mencionada em alguns parágrafos acima de 1976.

Fotos de alguns exemplares movidos a Diesel, brasileiros ou não:

Saveiro a diesel
Foto: Divulgação/ Velozes e Curiosos
kombi a diesel
Foto: Divulgação/ Velozes e Curiosos
kombi a diesel
Foto: Divulgação/ Velozes e Curiosos

Autor:

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Curiosidades